Evangelho: Jo 1,1-18 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
O texto para nossa reflexão está inserido no contexto de prisão, julgamento e morte de Jesus. Solidão, violência, traição, vergonha, interrogatório, acusação são alguns dos elementos que marcam a narrativa que antecede a crucificação do Filho de Deus.
8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar-nos de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
O que significa no princípio era o verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus?
É o que ele diz no versículo 3. Então, as palavras “no princípio” significam: antes que houvesse alguma matéria criada, havia o Verbo, o Filho de Deus. Lembrem-se: “Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” (João 20.31).
Verbo é a classe de palavras que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente, exprime ideia de ação, estado ou fenômeno, mas também pode expressar outros tipos de fatos.
18 Fugi da fornicação. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
E não foi por falta de aviso, porque todos os dias, desde o nascer do sol, eu falei e avisei, mas vocês não quiseram me escutar; chamei muitas vezes, mas vocês não responderam.
O Evangelho de João é ricamente doutrinário, sendo alguns dos principais temas a divindade de Jesus como o Filho de Deus, a Expiação de Cristo, a vida eterna, o Espírito Santo, a necessidade de nascer de novo, a importância do amor ao próximo e de acreditar no Salvador.
Malco, servo do sumo sacerdote Caifás, tem sua orelha direita decepada por um golpe de espada de um dos discípulos, de sorte que Jesus se opõe ao ato de violência cometido contra seu acusador, curando sua orelha perdida e demonstrando, mais uma entre as várias outras vezes, que o caminho da violência apenas havia ...
A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento para conseguir o suco da fruta. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras.
“Este é o Filho de Deus”. Sem rodeios, João Batista realiza sua missão de testemunhar que o Salvador estava entre eles e era hora de ouvir e acolher os seus ensinamentos, reconhecer os sinais e crer nele. Em todas as celebrações eucarísticas proclamamos Jesus o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
19 E ninguém jamais viu a Deus, sem que ele desse testemunho do Filho; porque a não ser que seja por intermédio dele, nenhum homem pode ser salvo. 20 E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas, para que lhe perguntassem: Quem és tu?
Acaso, não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem fornicários, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbedos, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
Entre os pecados contra a castidade (adultério, pornografia, masturbação, prática homossexual etc.) está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si nem com outros. É pecado contra o sexto mandamento da Lei de Deus.
Eu sou o Senhor. 22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é. 23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.
Evangelho (Jo 1,1-18): No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
1 João 2: 18-23 - Muitos anticristos vieram. Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.
Isto é, todos erramos, todos fazemos algo que não agrada a Deus, algo que não é bom ou que prejudica outras pessoas. E todos precisamos de Deus e do seu perdão em Cristo Jesus. Só existe uma condição para o perdão de Deus, e essa condição é o arrependimento.
Ao dizer “e o verbo se fez carne e acampou entre nós” (kai ó Logos sarx égéneto kai eskénosen en hémin“), João faz referência ao pedido outrora feito a Moisés, de que fosse construído um tabernáculo em forma de tenda, para que Deus habitasse em meio a seu povo (Cf.
Orações são frases contendo, ao menos, um verbo. Costumam se organizar em sujeito e predicado, mas algumas não apresentam sujeito. Podem ser coordenadas ou subordinadas. Na língua portuguesa, as orações são frases contendo, pelo menos, um verbo, apresentando geralmente um sujeito e um predicado.