Que fatores causam os dentes separados? Há alguns motivos clássicos que se associam à diastema, a exemplo do tamanho dental diferente, da falta de erupção de um ou vários dentes, da utilização excessiva de chupetas na infância ou até mesmo da pressão da língua na hora da fala ou durante a deglutição.
Outras causas comuns dos dentes separados são alguma disfunção no freio labial ou a queda dos dentes de leite antes do momento certo. A condição também pode ser causada por Síndrome de Down, doença de Paget ou descontrole de algum hormônio de crescimento durante a fase adulta.
Falta de dentes, má formação ou diferença de tamanho entre os dentes; Doenças periodontais: a gengivite e a periodontite são dois exemplos que provocam fraqueza nos dentes devido à perda de tecido ósseo. Essa fraqueza pode levar ao aparecimento de espaço entre os dentes ou falhas.
O diastema pode ser corrigido de forma simples e rápida, e SEM cirurgia, com a aplicação da lente de contato dental. A lente dental é uma faceta ultrafina (0,2mm) confeccionada em porcelana, material altamente resistente e de aparência muito próxima aos dentes naturais.
Além da resina, lente de contato dental e aparelho, restaurações também podem ser indicadas para fechar o espaço entre os dentes e garantir um sorriso mais bonito. Um exemplo em que pode ser usada é no caso dos incisivos laterais muito pequenos.
TRIÂNGULOS NEGROS (Espaços no pé dos dentes) | O que são? COMO RESOLVER?
É normal ter espaço entre os dentes?
De fato, esse espaço pode surgir por vários motivos, inclusive o acúmulo de placa bacteriana. Esse excesso de bactéria entre os dentes pode levar à doença periodontal com reabsorção óssea e mobilidade dentária, resultando no diastema. As placas bacterianas também podem levar à recessão gengival e mobilidade dos dentes.
Há alguns motivos clássicos que se associam à diastema, a exemplo do tamanho dental diferente, da falta de erupção de um ou vários dentes, da utilização excessiva de chupetas na infância ou até mesmo da pressão da língua na hora da fala ou durante a deglutição.
problemas de alinhamento e oclusão; pressão da língua sobre os dentes; respiração bucal — respirar pela boca reduz a pressão dos lábios sobre os dentes, contribuindo para a abertura dos diastemas; existência de dentes extras que não nasceram.
Entre as principais causa para o surgimento de um blackspace dental estão: aumento gengival, pouca espessura de rebordo ósseo, retração gengival, perda óssea e/ou gengival e ausência de papila interdental.
Na maioria dos casos, o diastema não é um problema grave, pois não afeta a saúde bucal do paciente, mas sua autoestima fica abalada. Isso porque algumas pessoas se sentem envergonhadas de ter os dentes separados e por isso, se sentem inseguras com seu próprio sorriso.
Opções de tratamento para diastemas sem aparelho ortodôntico
Desde facetas dentárias de porcelana ou resina, que oferecem uma solução rápida e estética, até o uso de pequenas porções de resina composta, que proporciona uma correção discreta e natural, as opções são vastas e adaptáveis às suas necessidades.
Nos casos em que os dentes incisivos são muito pequenos, podem ser utilizadas coroas, facetas estéticas e restaurações adesivas para esconder o espaço existente entre os dentes. Essa técnica oferece excelentes resultados de forma rápida, sem a necessidade de longos tratamentos.
Falamos aqui que o diastema no dente não é uma doença, mas é importante ressaltar que essa condição pode contribuir para o surgimento de problemas de saúde bucal. Entre os mais comuns, destaque para a gengivite e a periodontite.
Juntar os dentes separados sem a necessidade de aparelho ortodôntico fixo é possível graças a alinhadores invisíveis, que podem tratar de forma eficiente e discreta o diastema.
O diastema (espaço extra que se forma entre dois dentes) costuma ocorrer entre os incisivos centrais superiores, o que pode estar relacionado a alguma anormalidade no freio labial ou então a problemas de alinhamento dental.
A restauração adesiva é um tratamento dentário cosmético que faz uso de uma resina composta da cor dos dentes. Seu dentista pode esculpir cuidadosamente a resina no formato e tamanho adequados para cobrir os espaços entre seus incisivos frontais.
É possível fechar o diastema com aparelhos ortodônticos ou até mesmo com resina e facetas de porcelana, em procedimentos estéticos rápidos e pouco invasivos.
Entre os tratamentos mais comuns e recomendados pelos dentistas, estão os ortodônticos, que realizam uma mudança permanente no sorriso, diferentemente das opções estéticas disponíveis no mercado. Nesse sentido, é possível que você se depare com diversos tipos de aparelho ortodôntico.
🍃 O dente central superior direito, numerado como 11, representa o PAI ou a função paterna, por sua vez, o dente 21, seu equivalente centralizado ao lado esquerdo da boca representa MÃE ou função materna.
Sobre as causas dessa separação, podem ser: a largura dos dentes que é insuficiente para fechar um espaço existente somada a falta de planejamento e previsão do tratamento.
Há quem considere um charme ter dentes separados, muitos acham feio. Mas o caso é que, além de um problema estético, esse espaço entre os dentes pode ser um problema de saúde. O nome desse espaço é diastema, muito comum em crianças que estão trocando os dentes de leite por dentes permanentes.
Se o freio labial está presente provavelmente está provocando a reabertura do diastema. Uma outra forma de se fechar diastemas de maneira muito mais rápida e sem usar aparelho por anos é aumentando um pouquinho os dentes com lentes de contato dental.