A duração do botijão depende de vários fatores externos, como condições atmosféricas, desgaste devido a impactos, ferrugem e outros. No entanto, considera-se a vida útil de um botijão até 15 anos após sua data de fabricação – que obrigatoriamente consta no produto.
Esse tipo de botijão pode durar em média 244 dias. Obviamente tudo dependerá da frequência de utilização do gás. Se o gás for utilizado diariamente por cerca de uma hora, ele vai durar por menos tempo. Ainda assim, a duração pode ser considerada bem satisfatória.
Posso transferir gás para um botijão de 2 kg? - Minuto Náutico - Marcio Dottori - Vídeo 323
Quantos dias dura um gás de 5Kg?
Um botijão de gás de cozinha de p45 pode durar cerca de 244 dias, dependendo da frequência de uso do gás. Se você usá-lo por mais de uma hora por dia ou possui aquecedor de água, por exemplo, pode esperar que dure menos. De qualquer forma, ainda é um número muito respeitável.
Quanto custa um Liquinho? O Liquinho de 2 Kg é vendido atualmente por volta de R$40,00. O problema é encontrá-lo, uma vez que seu uso foi proibido há alguns anos. O botijão de 2Kg foi o verdadeiro Liquinho e, embora hoje em dia, o botijão de 5Kg também seja chamado de Liquinho, o verdadeiro é o de 2Kg.
Dentro do botijão, o propano e o butano são os gases dominantes que formam o GLP. O propano, mais leve que o butano, é responsável pela chama azul e queima primeiro. Já o butano, mais pesado, queima por último, resultando em uma chama amarelada.
Os órgãos competentes (bombeiros, Inmetro) resolveram proibir a comercialização desses botijões menores (P2). O motivo é muito simples: são extremamente perigosos!
O principal problema do liquinho, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), é que ele não tem válvula de segurança, o que o deixa mais vulnerável a vazamentos e explosões.
Em situação normal, as chamas são azuis, mas, quando o gás está no final, as pontas ganham um tom de avermelhado a amarelado, além de ficar trepidantes. Quando acontece isso, é sinal de que, em breve, o fogo vai falhar completamente.
O GLP tem alto poder calorífico, o que o torna uma fonte de energia bastante econômica, ou seja, a duração do botijão azul da Ultragaz é muito mais prolongada do que as demais marcas.
Para facilitar nossos cálculos vamos separar esses dados em médias, tendo os fornos de fogões de 4 bocas com uma média de consumo de 99 gramas de gás por hora e os fogões de 5 bocas 142 gramas por hora.
Eles levam o nome de acordo com a sua capacidade, o botijão de 2kg, chama P2, o de 5kg, chama P5, e assim por diante. Mas aqui nós vamos falar do popular ''gás de cozinha", o botijão que utilizamos em nossas casas tem capacidade para 13kg, e por isso leva o nome P13.
Qual a distância máxima do botijão de gás para o fogão?
Em relação a instalação, o ideal é que seja mantida uma distância razoável entre o botijão e o fogão. Essas mangueiras costumam ter 80 centímetros de comprimento, o que já supre a exigência mínima de distância entre os dois objetos.
Conforme ressaltamos acima, é preciso deixar o seu botijão em um local mais ventilado e arejado. O botijão do gás de cozinha não deve, em hipótese nenhuma, estar em armários fechados, balcões e outros móveis com essa característica. Sem a passagem de ar, a segurança do gás fica comprometida, então todo cuidado é pouco!
O botijão P2 (Liquinho) é o menor tamanho de botijão de gás disponível no mercado. É uma opção portátil, perfeita para usar em um fogareiro durante um camping ou pequenos negócios móveis! Tamanho: 212 mm de diâmetro e 226 mm de altura.
P5. O P5 é o menor dos botijões e o mais leve, sendo utilizado, principalmente, em locais com espaço limitado. Além disso, ele é o mais portátil e pode ser facilmente transportado, tornando-se uma ótima opção para churrasqueiras, acampamentos e outras atividades ao ar livre.