Qual é o correto: meia ou meio?
Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade. Sendo um numeral fracionário, deverá estabelecer concordância com a unidade fracionada. Neste caso, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino, ou seja, uma hora, meia hora.O que é meio triste?
Isso ocorre principalmente às mulheres por causa da concordância feminina. Alguém desatento logo diria que “meia triste” é uma meia, aquela que usamos no pé, com fragrância prejudicada, com odor negativo, com fedor, ou seja, com o popular chulé.Estou meio cansada ou meia cansada?
A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.Estou meio gripada ou meia gripada?
Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino.PORTUGUÊS: estou MEIO triste ou estou MEIA triste????
Estou meia perdida ou meio perdida?
Atente-se à diferença: ▪️Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. ▪️Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.Estou meio triste ou meia triste?
Se a pessoa quiser dizer que está triste, deve usar o advérbio de intensidade “meio” (que, vinculado a um adjetivo, não flexiona), inclusive se o sujeito for feminino (exemplo: Ela está meio triste). O “meia” deve ser usado quando a frase for relativa a uma fração de número (exemplo: O grupo já tomou meia garrafa).Faz dois meses ou faz dois meses?
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.A garrafa estava meio cheia ou meia cheia?
A forma correta é meio cheia. Meio é um advérbio e, portanto, invariável. Os advérbios qualificam verbos, adjetivos ou outros advérbios. Neste caso, meio qualifica o adjetivo que lhe segue - cheia.É meia pizza ou meio?
“Meio” e “meia”No sentido de “um pouco” ou “mais ou menos”, “meio” é invariável, por isso não flexiona. Mas se for no sentido numérico da palavra, quando “meio” significa “metade”, ele concorda com o verbo. Por exemplo: “ele pediu uma pizza meia calabresa, meia mussarela.”
O que fazer quando está meio triste?
O que fazer quando você fica triste do nada
- Tire um tempo para entender suas emoções.
- Busque atividades que te dão prazer.
- Cuide do seu corpo.
- Se conecte com quem você ama.
- Como é a tristeza da depressão.
A receita está meio ou meia rasurada?
O correto, segundo a norma padrão, é usar "meio" nessa frase porque se trata de advérbio de modo, já que tem sentido de "um pouco, mais ou menos". Logo, deverá ficar invariável, ou seja, no masculino singular.E certo falar meio-dia e meia?
Depois de entender estes significados, vamos ao veredito: o correto é “meio-dia e meia“! Isso porque o “meia”, neste caso, é um numeral que refere-se à metade de uma hora – é como se você estivesse dizendo “meio-dia e meia hora”. Sendo “hora” uma palavra feminina, o numeral “meia” deve concordar com ela.E ela mesma ou e ela mesmo?
Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.Faz 5 anos ou faz 5 anos?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.Faz jus ou faz jus?
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.É meio ou meia?
Dica fácil de como usar meio ou meiaNão tem problema. É só dar uma olhada na frase, ver qual função a palavra assume e substituir pelo sinônimo. Se na frase couber o termo “um pouco”, a palavra meia está proibida. Porém, se o sinônimo for “metade”, você pode usar, está liberado!
