jesus, em Lucas 6:36-46, fala de forma instrutiva e desafiadora, ensinando sobre misericórdia, julgamento, e autenticidade na fé. Neste trecho, Ele se dirige a todos que o seguem, e suas palavras podem ressoar pessoalmente, como se dirigidas a cada um individualmente.
Essa frase do Evangelho nos convida a uma verdadeira revolução em nossas vidas: toda vez que somos confrontados com uma possível ofensa, em vez de seguir o caminho da rejeição, do julgamento inapelável e da vingança, podemos escolher o caminho do perdão, da misericórdia.
Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus.
Jesus ensina que acreditar n'Ele e pôr em prática as Suas palavras é como construir uma boa casa. Por isso a Palavra de Jesus não precisa ser somente acreditada, mas vivida, cumprida, obedecida. É Ele o comunicador da vida, o Autor da vida. Quem quiser viver O ouvirá, quem for sábio se unirá a Ele.
Deus por ser o Sumo bem, o Todo-Poderoso, Omnisciente compreende e sabe as nossas limitações. Por isso nos perdoa todas as vezes que perdoando os pecados uns dos outros corremos para Ele pedindo perdão pelos nossos pecados. É o que Lucas nos seu evangelho nos propõe.
A imagem usada por Jesus em Lucas 6:38 é vívida e poderosa. Ele descreve uma medida que é "recalcada, sacudida e transbordante." Esta imagem seria familiar ao Seu público, que entendia o processo de medir grãos.
Quem é a mulher pecadora que lavou os pés de Jesus?
Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, uma mulher pecadora daquela cidade trouxe um frasco de alabastro com perfume e se pôs atrás de Jesus, aos seus pés. Chorando, começou a molhar os pés dele com as suas lágrimas. Depois, ela os enxugou com os cabelos, beijou‑os e os ungiu com o perfume.
CONCLUSÃO: Estas marcas estão evidenciadas no seu jeito de construir? A obediência ao Senhor Jesus é incondicional, mesmo que você tenha que fazer algo que não lhe seja muito confortável? No ato de edificar sua casa (vida) espiritual você tem aprendido a confiar e depender em tudo no Senhor?
O alicerce de nossa vida pode consistir de idéias, de um plano, certo número de regras, ou inspiração recebida por meio de alguém a quem admiramos. Por sermos os edificadores de nossa vida, precisamos ter a certeza de haver escolhido sabiamente nosso alicerce e que ele nos motive e nos oriente.
“Por que vocês me chamam 'Senhor! Senhor! ', se não fazem o que eu digo? Eu lhes mostrarei como é aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
E Jesus fez estas comparações: — Um cego não pode guiar outro cego. Se fizer isso, os dois cairão num buraco. Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor. Porém, quando tiver terminado os estudos, o aluno ficará igual ao seu professor.
Lucas 6:45 ensina, em última análise, que o coração é a fonte da vida, influenciando nossas ações e palavras. Ao focar na transformação do coração através do poder do Espírito Santo e da prática de disciplinas espirituais, podemos garantir que nossas vidas produzam bons frutos, refletindo o caráter de Cristo.
Neste Evangelho Jesus nos ensina a usar a misericórdia como medida para todas as nossas ações. As ações de não julgar, não condenar, perdoar e dar, são realidades que podemos vivenciar a cada dia da nossa vida e que nos põem em sintonia com a misericórdia do Pai.
Ao mesmo tempo, o limpo de coração é alguém que não vive praticando o pecado, porque pecar não faz parte da sua natureza em Cristo (1Jo 3:6). O que realmente diferencia o genuíno discípulo de Jesus é que, embora ele tenha lutas, por ainda habitar em um corpo corrompido pelo pecado, ele não admite permanecer assim.
Jesus propõe uma escolha entre fazer o bem e fazer o mal no dia de sábado, e não entre fazer o bem e fazer nada. Ele considera a falta de fazer o bem como um mal em si mesmo. Bíblia de Genebra. Aquele que se recusa em fazer o bem, faz o mal.
O que significa construir nosso alicerce em Jesus Cristo?
O alicerce já está pronto, é Jesus! O objetivo do alicerce é o que vem depois, a construção. O caminho para estabelecer o alicerce é simples: crer em Deus e ir para o local onde quem tem o controle é Ele e o que sua Palavra diz.
Interpretação. Para grande parte dos comentaristas bíblicos, edificar a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não que age com imprudência e superficialidade. A obediência é o sólido fundamento para que se possa resistir às tempestades da vida.
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
Nos versículos imediatamente anteriores a Lucas 6:46, Jesus ensina sobre a importância de dar bons frutos e a necessidade de uma base sólida para a vida de uma pessoa. Ele usa a metáfora de uma árvore e seus frutos para ilustrar que as ações de uma pessoa revelam sua verdadeira natureza (Lucas 6:43-45).
O alicerce não se vê, mas é ele que sustenta a casa. É ele que garante a construção nos dias adversos das chuvas torrenciais e das ventanias fortes, como disse Jesus no evangelho. E nem vou falar do contrário.
Ambos edificaram suas casas, porém, cada um deles edificou de uma forma, em um fundamento diferente. Um deles construiu os alicerces de sua casa sobre uma rocha (Jesus e sua palavra), enquanto o outro construiu na areia (seus próprios conhecimentos/conhecimentos errados).
Quem era a mulher que quebrou o vaso de alabastro?
Nesse jantar, Maria, irmã de Marta e Lázaro, traz um vaso de alabastro contendo quase meio quilo de um perfume raro e caro, e quebra-o derramando todo o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Seu propósito era agradecer a Jesus a ressurreição de seu irmão, que levantara da morte, e preparar o corpo de Jesus para a morte.
A mulher pecadora: Ela não tem nome e nada justifica que possa ser identificada com Maria Madalena. Ela é chamada pelo narrador e depois também pelo fariseu de “pecadora” (7,37.39).
O que observar: Esse perfume citado acima, diz a Bíblia, custava 300 denários (cada denário valia um dia de trabalho). Nos dias de hoje, considerando o salário mínimo de 1,2 mil reais por mês, poderia ser algo como 14 mil reais para um trabalhador comum.