Como fazer o cadastro do MEI na Prefeitura?

Microempreendedor Individual (MEI)
  1. Acesse o Portal da JUCERJA –> “Serviços” –> “REGIN” –> “Serviços REGIN” –> “Pedido de Legalização de Inscrição”;
  2. Preencha login e senha do usuário. ...
  3. Selecione o Município do estabelecimento e Órgão de Registro = “Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro”;
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Sou MEI preciso me cadastrar na prefeitura.?

Sim. A Inscrição Municipal é obrigatória para todos os tipos de CNPJ e atividades, inclusive o MEI (seja comércio ou serviço). Esse número diz respeito ao registro da Pessoa Jurídica a nível municipal.
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Como fazer a inscrição municipal do MEI?

No caso do MEI a inscrição no CCM é realizada de forma automática em até 30 dias após o Cadastro do CNPJ por meio do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), com o envio dos dados cadastrais pela Receita Federal Brasileira, aos quais serão inseridos na base de dados do CCM.
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O que o MEI precisa fazer na prefeitura?

O procedimento para formalização do MEI deve, então, observar três fases distintas e consecutivas: pesquisa prévia de viabilidade, registro / inscrições fiscais e licenciamento.
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O que levar na prefeitura para abrir MEI?

Documentos necessários
  1. Dados pessoais: RG, dados de contato e endereço residencial.
  2. Dados do seu negócio *: tipo de ocupação, forma de atuação e endereço comercial onde o negócio é realizado.
  3. Conta gov.br.
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INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA MEI! É OBRIGATÓRIO? COMO FAZER?

Como abrir MEI pela Prefeitura?

  1. Documentos para Abertura de Inscrição Municipal MEI. • Cópia documento de identificação pessoal com foto; ...
  2. Requerimento para abertura de Inscrição Municipal (MEI) ...
  3. Declaração Comprovante de Endereço Abertura Inscrição Municipal.
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Qual o valor do alvará de funcionamento para MEI?

Não é cobrada nenhuma taxa para solicitar a dispensa de alvará do MEI. O processo é gratuito e pode ser feito em poucos minutos, seguindo o passo a passo que explicamos acima.
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O que a Prefeitura pode cobrar do MEI?

Conforme a Lei Complementar 123/2006 nenhum município pode cobrar qualquer tipo de taxa extra dos Microempreendedores, seja em relação a inscrição municipal, registro, funcionamento, alvará, renovação de alvará, licença, encerramento da empresa ou ainda em relação aos órgãos sindicais e de regulamentação.
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Quanto tempo demora para o MEI ficar ativo?

Atualmente o processo de abertura do CNPJ pode ser bastante rápido e, em algumas situações, sair em até 72h após a entrada do processo de abertura para micro e pequenas empresas. No caso do MEI (Micro Empreendedor Individual) o prazo pode ser menor ainda, sendo possível ter o cadastro em até 24h.
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O MEI é obrigado a ter alvará de funcionamento?

Empresa, Indústria e Comércio

Este serviço permite a dispensa de alvarás e licenças de funcionamento para o microempreendedor individual – MEI. Desde 1º setembro de 2020, a dispensa de alvará e licenças de funcionamento ocorre diretamente no processo de inscrição e atualização de dados do MEI.
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Sou MEI e não tenho inscrição municipal.?

Você pode consultar a inscrição municipal da sua MEI de duas maneiras:
  1. Consultando o alvará de funcionamento do seu negócio, quando disponível — neste documento, é possível encontrar a inscrição municipal da sua MEI;
  2. A partir do carnê do IPTU — aqui, o número da inscrição municipal aparece como “Cadastro do Imóvel”.
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O MEI precisa de licença da Vigilância Sanitária?

Para atividades consideradas de Risco I (Baixo) e Risco II (Médio), os MEIs estão dispensados de pedir autorização prévia para o início de suas atividades.
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Como fazer inscrição municipal passo a passo?

Basta levar os documentos do empreendedor, RG e CPF, o cartão do CNPJ e o comprovante de residência. A prefeitura pode pedir, dependendo de sua atuação, vistorias de vigilância sanitária e de bombeiros – essa necessidade também pode ser mapeada por meio online.
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Como faço para conseguir a inscrição municipal do MEI?

Quando você precisar consultar o número da Inscrição Municipal do seu CNPJ MEI, poderá encontrá-lo de três formas: No alvará de funcionamento da empresa; No carnê do IPTU do seu negócio, onde o número aparece no campo “Cadastro do Imóvel”; No site da prefeitura.
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O MEI precisa de alvará e licença de funcionamento?

Desde 1/9/2020, o microempreendedor individual - MEI está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento. Mais uma importante conquista da Lei da Liberdade Econômica.
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Precisa baixar MEI na prefeitura?

Não precisa registrar baixa na Junta, somente no portal do MEI, quanto ao município, o empresario deverá solicitar o processo de baixa. Um vez baixa no portal, tanto na Junta, Receitas Federal e Estadual, já estão encerradas as atividades.
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Qual é o próximo passo após abrir um MEI?

Após a formalização no Portal do Empreendedor, é importante para o MEI:
  1. Imprimir o Certificado de Microempreendedor Individual - CCMEI.
  2. Imprimir o cartão do CNPJ no site da Receita Federal.
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O MEI precisa de inscrição municipal?

O MEI precisa desse cadastro também? A resposta é: nem todos, mas muitos precisam, sim. E quem precisa? O MEI, assim como qualquer outra empresa que tem em suas atividades somente prestação de serviços ou transporte municipal não precisa do Cadastro Estadual, que é a Inscrição Estadual.
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Quanto um MEI paga por mês?

A taxa do MEI é composta pela união de três impostos diferentes: INSS: corresponde a 5% do salário mínimo e é destinado à previdência social; ICMS: imposto estadual aplicado às atividades de comércio e indústria, com valor fixo de R$ 1,00; ISS: imposto municipal destinado a serviços, fixado em R$ 5,00.
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Tem que ir na prefeitura para abrir MEI?

Portanto, sim, é preciso comparecer à prefeitura antes de abrir seu negócio.
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Qual o valor do alvará para MEI?

A dispensa de alvarás e licenças de funcionamento é gratuita para Microempreendedor Individual - MEI? Sim. Uma vez que o MEI está dispensado de alvarás ou licenciamento prévio, não há motivo para cobrança de taxa para emissão de um documento não exigível.
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Quanto de imposto paga um MEI para emitir nota fiscal?

Dependendo da atividade exercida, o MEI pagará os seguintes valores mensais: Comércio ou indústria: R$ 76,90 (R$ 75,90 de INSS + R$ 1,00 de ICMS) Prestação de serviços: R$ 80,90 (R$ 75,90 de INSS + R$ 5,00 de ISS) Comércio e serviços: R$ 81,90 (R$ 75,90 de INSS + R$ 1,00 de ICMS + R$ 5,00 de ISS)
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O MEI precisa tirar alvará na prefeitura?

A solicitação de dispensa de alvará está feita! O Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI constitui no único documento válido para fins de comprovação da constituição da empresa MEI bem como da sua condição de dispensa de obter alvarás e licenças de funcionamento. Mas fique atento!
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Quem tem MEI precisa de contador?

Não. O MEI não é obrigado contratar um contador ou manter a contabilidade formal. Também não é preciso ter livro caixa. No entanto, o MEI deverá registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas.
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Sou MEI preciso emitir nota fiscal?

Toda empresa é obrigada e emitir nota fiscal. Se você comprou de um outro MEI, ele também é obrigado a emitir nota fiscal para você. Lembra que o MEI é obrigado a emitir nota fiscal sempre que vende para outro CNPJ.
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