Naquele ano, Jacques Piccard, um oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, um tenente da Marinha americana, desceram com o submersível Triest I em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, 360 km ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.
Jacques Piccard na década de 60 desceu juntamente com o tenente da marinha Don Walsh juntos conseguiram alcançar o local a bordo de um submersível da Marinha Americana, com um trajeto que durou cinco horas, passando apenas 20 minutos no local, sem chance de conseguir registro, devido ao nevoeiro de limo que seu ...
O ser humano chegou à Fossa das Marianas pela primeira vez em 23 de janeiro de 1960, quando o batiscafo Trieste atingiu a Depressão Challenger, a 10 916 metros de profundidade, levando os mergulhadores Don Walsh e Jacques Piccard.
Quantas pessoas chegaram no fundo da Fossa das Marianas?
Até hoje, 12 homens pisaram na Lua. Mas apenas dois 'tocaram' a fossa das Marianas. Toda a aventura aconteceu em um batiscafo, uma espécie de pequeno submarino em que cabia, apenas, a dupla.
Em 1960, Jacques Piccard e Don Walsh pilotaram o Trieste durante o mergulho até o ponto mais profundo da Terra, o Challenger Deep, situado a 10.916 metros de profundidade. O tenente Don Walsh e Jacques Piccard, fotografados aqui na cabine do batiscafo, dedicaram suas vidas à compreensão e à proteção dos oceanos.
A NASA está escondendo algo sobre o Triângulo das Bermudas? O que eles encontraram?
O ser humano já chegou ao fundo do mar?
A maior profundidade que o ser humano já atingiu no fundo do mar. O ponto mais profundo já alcançado pelo ser humano foi registrado a uma profundidade de 10.927 metros, durante uma missão conduzida por um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, Victor Vescovo, conforme publicado pelo "The Guardian".
Qual a profundidade máxima que o ser humano suporta?
Quanta pressão hidrostática o ser humano aguenta? Os cientistas ainda não determinaram, em consenso, um limite prático para a profundidade em que podemos sobreviver debaixo d'água. A maioria dos mergulhadores profissionais não passa de 300 metros de profundidade, ou seja, 30 atm.
Uma dessas formas de vida são os foraminíferos, que se parecem com uma ameba gigante. Esse tipo de ser geralmente produz conchas de carbonato de cálcio, mas no fundo da Fossa das Marianas, onde a pressão é mil vezes maior que a superfície, esse material se dissolve.
O local, conhecido como Depressão Challenger, tem aproximadamente 11 mil metros de profundidade, e é tido como o ponto mais baixo da superfície terrestre.
Para sua surpresa, os cientistas descobriram ecossistemas vibrantes em volta dos respiradouros, repletos de organismos marinhos, como o peixe-caracol transparente e anfípodes — crustáceos que se parecem com pulgas — que nunca haviam sido vistos antes.
Em 2005, minúsculos organismos unicelulares chamados foraminíferos, um tipo de plâncton, foram descobertos na Depressão Challenger”, de acordo com a Noaa.
Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.
Quantos metros James Cameron desceu abaixo d'água?
Em 26 de março de 2012, o diretor e explorador James Cameron realizou um mergulho solo recorde a uma profundidade de 10.908 metros abaixo da superfície do Oceano Pacífico, a bordo do submersível DEEPSEA CHALLENGER, atingindo a região mais profunda do mundo.
Quanto tempo demora para chegar no fundo da Fossa das Marianas?
Uma esfera com diâmetro 1,0m descerá com a velocidade terminal de 13,2m/s, levando cerca de 833s ou 14min para descer 11km e chegar ao fundo da fossa das Marianas (vide nota2). Portanto uma esfera com um pouco mais de 1m de diâmetro poderia descer em cerca de 12 minutos até o fundo da fossa das Marianas.
Então, qual será a profundidade máxima que um oceano na Terra pode ter? A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico.
O oceano Pacífico é o conjunto de águas que banha o leste da Ásia e da Oceania e a porção oeste do continente americano, circundando, além disso, dezenas de milhares de ilhas.
A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas. As águas dos oceanos e mares correspondem a cerca de 70% da área do planeta.
Fossa das Marianas, no Pacífico, o local mais profundo dos oceanos. Crédito: Freepik. Pesquisadores chineses encontraram um novo tipo de vírus bacteriófago na Fossa das Marianas, a 8.900 metros de profundidade. A descoberta foi divulgada em um artigo na revista científica Microbiology Spectrum.
Em 26 de março de 2012, James Cameron cravou seu nome na galeria dos grandes exploradores dos oceanos. O cineasta canadense se tornou o primeiro homem a viajar sozinho até a base das Fossas Marianas, um dos pontos mais profundos das águas na Terra.
Uma implosão é basicamente o oposto de uma explosão. Em vez de a pressão se mover de dentro para fora, ela entra. Mas, assim como seria numa explosão, é improvável que reste muito da embarcação e do que estava dentro dela após o acontecimento. Logo, os corpos foram destruídos pela alta pressão.
A cada 10 metros mais de profundidade, a pressão aumenta 1 atmosfera. Cada processo pode causar bolhas nas artérias para bloquear o fluxo sanguíneo para os órgãos (embolia gasosa arterial).