Em 1948, a Síria e uma coalizão de países árabes entraram em conflito contra o recém-criado Estado de Israel, a chamada Guerra árabe-israelense de 1948/49, havendo uma vitória israelense.
Os dois países permanecem em contínuo estado de guerra, e já se enfrentaram durante a Guerra árabe-israelense de 1948, Guerra dos Seis Dias em 1967, e na Guerra do Yom Kippur em 1973. Ambos são vizinhos, com uma extensão de 76 km na fronteira entre os dois países.
A Síria, também chamada Arã por virtude do nome daquele patriarca, cujos descendentes a povoaram, compreendia o país que ficava entre o rio Eufrates ao oriente, e o Mediterrâneo ao ocidente, com a Cilicia ao norte, e o deserto da Arábia ao sul, excluindo a Palestina.
Sob a lei israelense, Líbano, Síria, Arábia Saudita, Iraque e Iêmen são considerados países inimigos e os cidadãos israelenses não podem visitá-los sem a permissão do Ministério do Interior.
A ofensiva foi descrita como uma ação para "prevenir a entrada de armas no Líbano e o armamento do Hezbollah". A Síria denunciou, no começo do mês, um ataque israelense contra diferentes instalações militares no país — classificada pelo Ministério das Relações Exteriores como uma "agressão flagrante".
A ORIGEM DA SÍRIA NA BÍBLIA E AS PROFECIAS SOBRE O SEU FIM
Em que ano a Síria invadiu Israel?
Ouça o texto abaixo! A Guerra dos Seis Dias foi um conflito travado por Israel contra Egito, Síria e Jordânia entre 5 e 10 de junho de 1967. Esse embate foi mais um capítulo da tensão entre árabes e israelenses que aconteceu desde a fundação de Israel.
O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, comemorou a queda de Assad e reivindicou parte da responsabilidade por ter enfraquecido os aliados do ex-ditador sírio, permitindo assim que os rebeldes finalmente tivessem o sucesso que lhes escapou em oportunidades anteriores.
Israel mantém relações diplomáticas plenas e fronteiras abertas com dois de seus vizinhos árabes, Egito e Jordânia, depois de assinar tratados de paz em 1979 e 1994, respectivamente.
Antigamente, o nome de "Síria" era sinônimo de Levante (conhecido em árabe como Xame ou Axame), enquanto o Estado moderno abrange os locais de vários reinos e impérios antigos, como a civilização eblana, do terceiro milênio a.C. Sua capital, Damasco, está entre as mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo.
Ben-Hadade, o rei da Síria, fez uma proposta, esperando que Acabe recusasse. Essencialmente, Síria exigiu que Acabe pagasse tributo à Síria que consistia de tudo de valor em Israel. Acabe teria que recusar isso, e seria o pretexto da Síria para guerra.
Qual era um dos objetivos de Israel ao invadir a Síria em 1967?
Síria, Cisjordânia e Egito fizeram movimentações militares próximas às fronteiras com Israel. Os israelenses atacaram esses países para evitar que seu território fosse atacado primeiro.
O confronto travado entre Israel e Palestina é um dos conflitos de mais longa duração da história da humanidade. Estende-se oficialmente desde a década de 1940, embora a década de 1930 tenha presenciado uma crescente tensão e violência entre judeus e árabes.
A identidade dos atuais palestinos tem ligação, tendo em vista o nome usado e a localização geográfica, com os povos da época bíblica chamados de filisteus, da região reconhecida biblicamente como Filístia. Filisteus significa errantes, e ou forasteiros.
Elias, o perturbador de Israel. Quem carrega consigo a FÉ sacrificial, é visto pelo mundo como perturbador. Porque, de fato, não há nada que perturbe mais o diabo que o sacrifício. Elias trouxe a solução para toda miséria que o povo vivia, através de um desafio que perturbou Acabe e todos os profetas de Baal.
Ḥarakat al-Muqāwamah al-ʾIslāmiyyah) é uma organização política e militar palestina de orientação sunita islâmica, que governa a Faixa de Gaza (parte dos territórios palestinos atualmente submetida a bloqueio aéreo, terrestre a marítimo por Israel).
O Judaísmo é uma religião monoteísta que surgiu com os Israelitas no Mediterrâneo Oriental (Levante do Sul) dentro do contexto das civilizações ribeirinhas da Mesopotâmia. Os Israelitas eram uma das tribos nômades da região, assim chamados por se considerarem descendentes de Jacó, que mudou seu nome para Israel.
O conflito que ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias mudou as fronteiras no Oriente Médio e teve grandes consequências para os palestinos. A guerra foi uma luta de Israel contra o Egito, a Síria e a Jordânia. Começou quando Israel lançou um ataque à força aérea egípcia após uma escala de tensões.
Esta é a mensagem contra a Síria: “Damasco não será mais uma cidade; ela vai virar um montão de ruínas. As cidades da Síria ficarão abandonadas para sempre; os rebanhos irão até lá para descansar, e ninguém os espantará dali.
1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todas as suas forças; e trinta e dois reis, e cavalos e carros havia com ele; e subiu, e cercou Samaria, e pelejou contra ela. 2 E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel.
"Síria" no período romano se referia à região da Síria (o Levante ocidental), enquanto a Assíria (Assuristão, Atura) na Mesopotâmia fazia parte do Império Sassânida e apenas muito brevemente ficou sob o controle romano (116-118 d.C., marcando o auge histórico da expansão romana).