Não deixe a tosse te pegar - Mantenha-se hidratado ingerindo bastante água durante o dia; - Observe se existe algum cômodo da casa onde a tosse fica mais intensa. Se localizar, isso pode ser um indício de acúmulo de poeira, portanto evite objetos que podem acumular pó, como bichos de pelúcia e tapetes.
Gargarejo com vinagre: como o pH da garganta é alcalino, usar algo ácido pode piorar a irritação local; Ingestão de álcool: é preciso tomar cuidado com receitinhas que levem bebidas como o conhaque, pois dependendo da quantidade a bebida alcoólica também pode irritar a garganta.
Principais causas: Alergias, refluxo gastroesofágico, infecções respiratórias, asma, bronquite, laringite, sinusite, fumo, poluição e alguns medicamentos podem causar tosse persistente.
Manter o ambiente sempre limpo e arejado para evitar agentes causadores de alergia; Fazer o uso de chás com ingredientes que tenham propriedades calmantes, como gengibre, mel e hortelã; Evitar deitar após as refeições; Fazer inalação com nebulizador e soro fisiológico para diminuir o desconforto.
Se a sua garganta estiver inflamada, tomar bebidas geladas pode melhorar a tosse. Sim, isso mesmo… Porque os líquidos (em baixas temperaturas) funcionam como anti-inflamatórios. Então, nesse caso, está liberado tomar, por exemplo, uma água ou um suco natural gelado.
É importante ressaltar que após um quadro viral, como resfriado ou tosse, um paciente pode permanecer tossindo por 4 a 6 semanas sem que isso seja considerado grave e que mereça atenção especial. Porém, ao longo do acompanhamento, a tosse deve diminuir até que o paciente não apresente mais este sintoma.
"Não há evidência científica que a ingesta de alimentos gelados durante um processo infeccioso, seja ele viral ou bacteriano, terá uma piora da evolução desse paciente. Então, a princípio, a ingestão é liberada e trata-se de um mito de piora clínica, de resfriado com a ingesta de alimentos gelado", relata.
A tosse alérgica é seca, sem muco. A tosse infecciosa é, geralmente, produtiva, eliminando o catarro, que pode variar de cor e consistência de acordo com o agente causador da infecção.
A hidratação também é relevante nesse caso, pois a ingestão de líquidos ajuda a suavizar a garganta e a diminuir a irritação que provoca a tosse. Manter a garganta sempre hidratada pode reduzir a frequência e a severidade da tosse seca, proporcionando alívio imediato e auxiliando na recuperação.
🧴Usar álcool em um pano e colocá-lo na garganta para aliviar a tosse NÃO é recomendado por vários motivos: 😓Irritação da Pele: O álcool pode ser irritante para a pele, especialmente em áreas sensíveis como o pescoço. Isso pode causar vermelhidão, secura, ou mesmo queimaduras químicas.
A ingestão de certos alimentos também pode ser benéfica para quem deseja curar a inflamação na garganta. Ovos mexidos, cenoura cozida e sopa de frango, por exemplo, possuem propriedades anti-inflamatórias muito importantes para esse contexto.
Alimentos líquidos, como chás, sucos, hidratantes isotônicos e água podem ser úteis também para fluidificar as secreções, diminuindo a quantidade de muco, bem como alimentos doces, quentes, caldas e xaropes caseiros, que diminuem a irritação na garganta, proporcionando alívio e diminuindo a frequência e intensidade da ...
Ponto da traqueia: situado na garganta, logo abaixo do pomo de Adão (gogó). Ativar este ponto alivia a irritação e a inflamação na garganta. Ponto do diafragma: este ponto fica na parte inferior do peito, logo acima do abdômen. Estimular este ponto melhora a respiração e diminui a frequência da tosse.
Cigarro e poluição. O uso de cigarro ou a exposição à fumaça ou a qualquer tipo de poluição ambiental, podem causar irritação na garganta, podendo também estimular o reflexo da tosse, que tende a ser seca e bastante persistente. O que fazer: Nesse caso é recomendado evitar esse tipo de exposição, bem como evitar fumar.
Mesmo sem fraturas de costela, complicações torácicas graves podem ocorrer após uma tosse vigorosa, incluindo fratura de cartilagem, hérnia intercostal do pulmão, ruptura diafragmática, pneumotórax espontâneo ou pneumomediastino, ruptura de uma artéria intercostal e hemotórax.
Basicamente, quando a tosse for crônica e/ou tiver sintomas associados. Vale lembrar que a tosse crônica é aquela com duração superior a 6 ou 8 semanas, que pode até piorar nesse período. Mas nem sempre dá para notar um agravo no sintoma, o que faz com que muita gente adie a avaliação médica.