Primeiro ponto que vamos esclarecer é que a bíblia não contém trecho algum que seja contra a cremação. Há cristãos que, em algum momento, se posicionaram contra devido à crença de que tal iniciativa não reconhece que Jesus ressuscitou e nós também vamos ressuscitar após a morte.
Objetivamente, a cremação não é uma prática que contraria os dogmas cristãos. A cremação não é algo intrinsecamente mau ou contrário em si à religião cristã. Não se pode negar os sacramentos e nem as orações públicas àqueles que escolheram a cremação, a não ser que a escolha se deu por motivos contrários a fé cristã.
Alguns crentes são contra a prática de cremação porque acham que tal ação não reconhece o fato de que um dia Deus vai ressuscitar nossos corpos e reuni-los com nossas alma / espírito (1 Coríntios 15:35-58; 1 Tessalonicenses 4:16).
Os evangélicos também não têm uma proibição clara sobre a cremação, embora alguns seguidores mais tradicionais do velho testamento indiquem apenas o sepultamento.
É PECADO CREMAR O CORPO? Descubra o Que a BÍBLIA Diz Sobre Cremação!
Qual a religião que diz não aceita cremação?
No islamismo ser cremado é pecado. Para os seguidores, ela é totalmente proibida. Eles acreditam que essa é uma despedida impura. A crença é que para completar o ciclo da vida, o corpo precisa retornar ao solo.
O que a Bíblia fala sobre comunicação com os mortos?
Levítico 19, 31: "Não vos voltareis para os necromantes nem consultareis os adivinhos, pois eles vos contaminariam. Eu sou Iahweh, vosso Deus". Levítico 20, 6: "Aquele que recorrer aos necromantes e aos adivinhos para ter comunicação com eles, voltar-me-ei contra esse homem e o exterminarei do meio de seu povo".
Acredita-se que após 72 horas da morte, o desligamento entre o espírito e o corpo se deu por completo. Por conta disso, a cremação pode ocorrer sem maiores problemas, já que o corpo é apenas matéria, mas o espírito, imortal.
O processo de cremação moderno é composto pela incineração de um cadáver utilizando uma coluna de chamas, a uma temperatura de aproximadamente 1.000 graus Celsius, em um forno alimentado por gás natural ou óleo. Quando o processo é concluído, permanecem somente os ossos e as cinzas de cremação.
Qual é o significado de jogar cinzas no mar no Espiritismo?
Por que jogar cinzas no mar? Como dito acima, essa foi uma forma especial encontrada pelos familiares de dizer adeus ao ente querido. Esse rito fúnebre é considerado uma homenagem ao falecido. Em muitas vezes, a ação é praticada quando o morto teria afeição pela água em vida.
Mito: Os dentes não são afetados pelo calor intenso. Fato: Embora resistentes, os dentes sofrem alterações significativas durante o processo de cremação, como rachaduras, fragmentação, alterações de cor e encolhimento.
De acordo com Chico Xavier, a cremação não interfere no processo de desencarnação do espírito. O corpo físico é apenas um invólucro temporário, e a alma se liberta naturalmente durante a transição para o plano espiritual.
Segundo a Bíblia, a morte é destinada à salvação. Isso ocorre porque o livro sagrado indica o caminho para o céu. Isto é, se você guardar os mandamentos de Deus enquanto estiver vivo, depois de morrer, você terá a vida eterna no céu com Ele e os anjos. Caso contrário, seu espírito não terá paz e irá para o inferno.
Atualmente, a Igreja Católica não põe qualquer objeção à cremação, mas dá preferência ao sepultamento. O que deve ser garantido é que a cremação não seja expressão de oposição à esperança na ressurreição. Contudo, a Igreja exorta que não se esparjam as cinzas dos católicos na natureza.
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Recordamos antes de tudo a Palavra do Senhor, que diz: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10,45). Guiados pela luz do evangelho, vemos na doação voluntária de órgãos um gesto de amor fraterno em favor da vida e da saúde do próximo.
Tratando-se sobre cremação segundo a Bíblia, o pensamento de desonra é um mito clássico. Embora alguns cristãos evangélicos acreditem que a cremação seja ruim, pois algum dia Deus irá ressuscitar nossos corpos e reuni-los com nossas almas, não há nenhuma desonra envolvida na prática.
De acordo com a legislação brasileira, a dispersão de cinzas no mar é permitida, desde que respeitadas algumas regras e procedimentos: Autorização da família: Assim como na cremação, a dispersão de cinzas no mar deve contar com a autorização expressa do cônjuge ou parente mais próximo do falecido.
Afinal, o caixão não entra em contato direto com o fogo, mas sim, fica em uma câmara de incineração, onde será submetido a uma temperatura de mais de 1.200 ºC. Isso quer dizer que ao invés de “queimar” e ficar “em chamas”, a madeira do caixão apenas “desmanchará”, evaporando.
Quanto tempo o espírito fica no corpo após a morte?
Segundo os espíritas, o espírito continua vivo após a morte, ou seja, a morte afeta apenas o corpo, e esse espírito continuará sua trajetória baseada nas suas realizações na Terra.
Porque tem que esperar 72 horas para cremar um corpo?
O processo natural de decomposição do corpo humano começa logo após a morte. As 72 horas permitem que os primeiros estágios desse processo ocorram, o que pode ajudar a confirmar a morte. Em alguns casos raros, pode haver dúvida se a pessoa está realmente morta, e o período de espera ajuda a eliminar essa incerteza.
Sob a ótica de questões de saneamento e saúde pública, cremar é melhor e é o processo mais eficaz contra disseminação de doenças, por isso é quase obrigatório em casos de pandemias.
7 E o pó voltar à terra, como o era, e o espírito voltar a Deus, que o deu. 8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade. 9 E quanto mais o pregador foi sábio, tanto mais sabedoria ao povo ensinou, e atentou, e esquadrinhou, e compôs muitos provérbios.