Se o seu peso tiver aumentado mais de 450 gramas, é muito provável que se trate de retenção de líquidos. Isto porque o peso de uma pessoa pode variar de 500 gramas a 1 kg por dia, devido à flutuação de líquidos no corpo.
Note se suas extremidades, como pés, mãos, tornozelos, punhos, estão inchando e, paralelo a isso, observe se o seu peso está aumentando. Também note em roupas, calças, relógios ou até meias se sua pele fica marcada ou está com algum desconforto. Esses podem ser sinais de retenção.
Uma pessoa adulta é diagnosticada com obesidade quando seu Índice de Massa Corpórea (IMC) está acima de 30 Kg/m². Este parâmetro é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e deriva do cálculo com base na divisão do peso da pessoa em Kg pela sua altura em metros elevado ao quadrado.
A retenção geralmente provoca um inchaço que é mais visível nas pernas, rosto ou mãos. Pernas mais brilhantes, marcas de roupa no corpo, anéis que não entram, calças ou blusas mais apertadas de um dia para o outro, ou mesmo ganho de peso de uma forma rápida são os sinais e sintomas mais comuns.
Pressionar a pele e ver se ela fica marcada pode ser um sinal de retenção. 2️⃣ Gordura: A gordura é distribuída de forma mais uniforme pelo corpo e não muda tanto ao longo do dia. O ganho de gordura é mais gradual e não causa sensação de inchaço ou peso repentino.
"O inchaço vem, geralmente, acompanhado de desconforto, "barriga dura" e gases. A gordura abdominal, por sua vez, não provoca dor ou desconforto imediato, exceto em casos onde o peso ou a mobilidade são afetados".
Quanto à dieta, evite alimentos ricos em sódio, açúcar, conservantes e embutidos, como refrigerantes e fast foods. Inclua legumes, verduras, leguminosas e oleaginosas em sua alimentação. Melancia, melão e abacaxi são exemplos de frutas com nutrientes com alto poder diurético, que ajudam a eliminar toxinas.
Quantos quilos a retenção de líquidos pode engordar?
Retenção de líquidos aumenta peso em até 2 kg em um só dia. Inchaço nas pernas e pés é bastante comum nos dias quentes, principalmente entre as mulheres. Esse é um dos sintomas da retenção de líquidos, disfunção que causa o acúmulo de líquidos fora dos vasos sanguíneos e aumenta o volume da região.
Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
Falso magro é um termo usado para descrever pessoas com aparência de peso corporal ideal, mas que possuem um percentual alto de gordura corporal em comparação com a massa muscular.
Para desinchar, também é recomendado consumir alimentos ricos em água, como melancia, pepino, abacaxi e tomate, por exemplo, pois também possuem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o líquido em excesso que está no organismo.
“O abdômen é a parte do corpo com maior quantidade de células gordurosas (adipócitos), por isso tem tendência a crescer mais”, explica a nutricionista Daniella Chein.
Algumas formas para acabar com a retenção de líquido e desinchar são aumentar o consumo de água e chás diuréticos, fazer drenagem linfática e praticar atividade física.
Já notou as mãos inchadas em um dia quente ou inchaço nos pés e nas pernas após horas de trabalho? Esses podem ser sintomas de retenção de líquido, uma condição frequente, especialmente entre as mulheres, e que pode ser facilmente identificada.
Retenção de líquidos engorda? É importante esclarecermos que a retenção de líquidos não está diretamente associada à gordura corporal. São coisas diferentes. Mas, de qualquer forma, ela pode sim aumentar significativamente o seu peso na balança (algo entre 1 a 3 kg).
Ao longo desse período, seu peso pode variar em até cinco quilos sem afetar sua saúde, já que ele costuma voltar ao seu normal após a menstruação. Se isso não ocorrer, consulte um médico para saber o que está acontecendo.
O consumo de líquidos e a prática de atividade física podem sim aumentar o peso na balança, se for pesado logo após. Porém, uma coisa é o aumento do peso e outra é o aumento da gordura.
Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris. É possível perder quantos quilos em um mês? Seguindo uma rotina saudável e tendo um acompanhamento de profissionais, é possível perder, em média, 5 quilos em um mês.
Como saber se estou perdendo peso ou gordura? Além da balança, use medidas de circunferência corporal, avaliações de composição corporal como bioimpedância, e observe mudanças na aparência física, como maior definição muscular, para determinar a perda de gordura.
Mas a verdade é que ao suar você só perde água e sais minerais. É possível até ver uma diminuição no peso, mas as gordurinhas estão intactas e é só você se reidratar para o efeito passar.