Walmart aceita pedidos por WhatsApp no México

walmart aceita pedidos por whatsapp

Para se adequar melhor culturalmente ao México, a rede de supermercados Walmart decidiu adotar a comunicação por WhatsApp como uma ferramenta de venda para seus clientes de uma rede anexada à empresa. 

O WhatsApp no México, assim como no Brasil, é uma das principais ferramentas sociais em smartphones. 

Aproveitando-se do volume de usuários e engajamento em uma rede social, a gigante do varejo decidiu implementar na rede Superama, responsável por 92 das quase 2500 lojas no México, o serviço de atendimento pelo chat do WhatsApp.

Um funcionário da Reuters, para testar o serviço, enviou a foto de uma lista de compras e, em poucos minutos, um atendente respondeu, usando emojis e usando uma linguagem mais informal para falar com o cliente. 

Em alguns minutos, foi informado o valor da compra e a taxa de entrega, que possuía dois valores, uma mais “emergencial” que atendia em até 90 minutos, e outra mais barata, que entregava até o fim do dia. 

Além desse atendimento, a Superama já realizava compras remotas através de seu site oficial e um aplicativo para smartphones, além de um app da empresa Cornershop que vendia produtos de outras lojas.

O Walmart entrou com o pedido de compra da Cornershop no Chile e no México, mas foi barrado pelos governos, sob a justificativa de que a aquisição dificultaria a competição de empresas nacionais no mesmo segmento. 

O uso de WhatsApp para atendimento não é novidade no Brasil, e muitas empresas já o utilizam, inclusive fazendo a adoção do WhatsApp Business para automatizar alguns atendimentos. 

O serviço hoje já está disponível tanto para grandes empresas, quanto para os pequenos e médios negócios, e tem auxiliado tanto no SAC quanto em vendas digitais, aproximando os clientes das marcas. 

Além disso, com o aumento no uso de chatbots no varejo, as tecnologias resultantes oferecerão resultados ainda melhores para as empresas.

Para mais notícias como essa, siga o Portal Insights no Spotify e em outras plataformas digitais. Acesse o Portal Insights para mais notícias como essa.

SEJA UM ASSINANTE

Receba um resumo das informações mais relevantes da semana sobre Marketing Digital