Se um radiador furado não for reparado rapidamente, os danos podem se estender além do próprio radiador. O superaquecimento prolongado do motor pode causar danos permanentes a outros componentes. Por isso, é fundamental resolver o problema de radiador furado o quanto antes.
Quanto custa consertar um radiador furado? Geralmente, a revisão do radiador custa uma média de R$120,00, nesta revisão será realizada uma limpeza de todos os componentes, reposição do fluido com os aditivos, também será verificado o estado de conservação das peças.
Para reparar o radiador furado é importante usar um selante comercial. Há no mercado vários. Depois de escolher o melhor selante, o mecânico deverá remover a tampa do radiador e despejar o produto no sistema de arrefecimento.
Contudo, se o problema for no sistema de arrefecimento, o veículo pode superaquecer e colocar em risco a segurança dos ocupantes. Portanto, a orientação é: na dúvida, não continue utilizando seu carro até que a causa do vazamento seja identificada e devidamente corrigida.
RADIADOR FURADO MELHOR MANEIRA DE CONSERTAR 3 DICAS RADIADOR FURADO
O que é bom para vedar vazamento no radiador?
Para reparar o radiador, existe um selante do sistema de arrefecimento que pode ser comprado em lojas especializadas. Ele preenche o vazamento, criando um “selo” para reparar pequenas perfurações. Ele vem em formato de pastilha ou em pó e para sua aplicação, deverão ser seguidas as informações da embalagem.
Selante Veda Radiador Wurth é um produto a base de fibras para lubrificar e vedar pequenos furos do sistema de arrefecimento. Pode ser usado preventivamente e corretivamente. O Selante Veda Radiador Wurth é um produto muito bom para mander guardado dentro do veículo.
⚠ Além de comprometer a refrigeração do motor, fazendo com que ele trabalhe em altas temperaturas, o radiador furado dilata os componentes do automóvel e também aumenta o desgaste e derrete as peças, como a junta do cabeçote.
Quanto tempo posso andar sem líquido de arrefecimento?
Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos. Se isso não for feito e você abrir o compartimento antes, a água quente pode ser lançada contra o seu corpo, por conta da pressão, causando queimaduras graves.
A manutenção preventiva deve ser feita em oficinas especializadas. “O ideal é que o proprietário do veículo faça essa revisão em intervalos de seis a oito meses”, recomenda o dono da Real Radiadores (2521-3429), na zona leste, Wellington Silva. “O serviço leva cerca de duas horas e meia.”
No caso do furo no radiador, para consertar o problema, será necessário tirar a peça do lugar. E isso significa esgotar o sistema de arrefecimento, um serviço que vai exigir fluido novo no final.
Sem "água" nenhuma no sistema, eu ainda posso andar? Claro que tudo depende da situação em que você se encontra e da necessidade de tirar o carro daquele lugar. Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido.
Se uma mangueira estiver danificada, desgastada ou com uma conexão solta, ela pode começar a vazar os fluidos essenciais para o funcionamento adequado do veículo. Por exemplo, um vazamento de óleo pode resultar em danos graves ao motor, causando desgaste prematuro das peças e até mesmo falhas mecânicas graves.
Trocar um radiador pode ser uma tarefa tediosa, mas não é muito difícil para um mecânico a trabalhar no seu “quintal”. Se é a sua primeira vez a mudar um radiador, conte gastar umas 6 horas de trabalho. Antes de começar, certifique-se que o veículo está parado há várias horas.
Para resolver, basta rosquear corretamente. Caso haja rachaduras ou ressecamento, a substituição da tampa será necessária. A maioria dos carros modernos conta com uma serpentina de ar quente localizada no interior do veículo.
O radiador é uma peça fundamental para o bom funcionamento do seu veículo, mas como tudo na vida, ele também tem uma vida útil. Em média, um radiador pode durar cerca de 10 anos. Após esse período, qualquer tempo extra é lucro, mas isso não significa que devemos relaxar na manutenção.
É perigoso andar com o radiador vazando? Sim, continuar dirigindo com o radiador vazando é extremamente perigoso. O vazamento de água pode levar ao superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos, como a queima da junta do cabeçote ou o empenamento do bloco do motor.
O Radveda foi desenvolvido exclusivamente para vedar vazamentos de água no sistema de arrefecimento dos motores de veículos, motos, caminhões e máquinas agrícolas.
Alta temperatura do carro ou superaquecimento do motor: como dissemos, esse é um dos principais indícios de problemas no radiador. Até mesmo se o ar-condicionado esquentar muito, é importante verificar. O radiador pode estar obstruído por sujeira ou impurezas.
Isso é um problema que pode estar relacionado às mangueiras, que podem estar estufadas ou obstruídas com sujeira, não permitindo que o líquido escoe para outros componentes do motor.