O santuário de São Gustavo se transformou em um lugar de peregrinação e incontáveis milagres ocorreram graças à sua intercessão. A veneração a São Gustavo cresceu ainda mais quando o Rei Wiglaf de Mércia e o Arcebispo Ceolnoth de Canterbury foram curados através das orações feitas ao santo.
💞 "Colocar o nome Gustavo é evocar para a criança as virtudes do autodomínio, da fortaleza interior, força de vontade, paciência e humildade." São Gustavo, rogai por nós!!! 🙏 Vale registrar que São Gustavo é comemorado em 11 de abril.
Nossa Senhora Rainha, desde a Encarnação do Filho de Deus, buscou participar dos Mistérios de sua vida como discípula, porém sem nunca renunciar sua maternidade divina, por isso o evangelista São Lucas a identifica entre os primeiros cristãos: “Maria, a mãe de Jesus” (Atos 1,14).
São Gustavo de Croyland (11 de Abril) Conhecido também com o Gustav, Gustaff e Guthlac. Nascido em Mércia, em 673 DC, teria sangue real da tribo dos Guthlacingas. Teria sido soldado por nove anos lutando por Ethelred, o Rei de Mércia.
Nos primeiros dias de agosto são celebradas as festas de Santo Afonso Maria de Ligório (1º de agosto) e São João Maria Vianney (4 de agosto), conhecido como Santo Cura d'Ars. Ambos são reconhecidos por serem modelos de zelo e por levar os católicos ao sacramento da Confissão.
SILVA, Daniel Neves. "22 de agosto - Dia do Folclore"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-folclore.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2025.
A Virgem Maria é invocada conforme a fé e a devoção do povo. Para exemplificar como nasce a devoção popular, trazemos um caso mais recente: a devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Essa devoção surgiu, em 1700, na cidade de Ausburgo, na Alemanha.
Gustavo tem origem no nome sueco Gustaf, a partir do germânico latinizado Chustaffus, quer dizer “protegido por Deus”. É um dos nomes mais comuns na Suécia, e foi difundido pela Europa através do rei sueco Gustavo Adolfo II, vivido entre os anos de 1594 e 1632.
É um nome comum para os monarcas suecos desde o reinado de Gustavo I da Suécia. Outra etimologia especula que o nome pode ter origem eslava, através do sueco "Gostislav", que significa convidado glorioso, é uma palavra composta pelos elementos "Gost", que significa convidado, e "slava" que significa glória.
Significa bastão de combate ou cetro do rei e indica uma pessoa impetuosa e tão segura de si que às vezes pode parecer arrogante. Tem chances de alcançar muito sucesso na carreira política ou militar.
Gustavo é traduzido para o japonês como グスタボ (Gusutabo). A adaptação segue as regras fonéticas japonesas, onde cada sílaba do nome original é mapeada para uma sílaba correspondente em Katakana.
Em 4 de julho de 1980, o Papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus, e sagrando solenemente aquele grandioso monumento.
Tradicionalmente, acredita-se que ela descendia de Davi e teria entre 12 e 16 anos ao conceber Jesus, sendo chamada “mãe de Deus” desde o Concílio de Éfeso. Sua morte não é mencionada na Bíblia, mas a Igreja Católica ensina que ela foi levada ao céu em corpo e alma.
Nossa Senhora de Međugorje, também conhecida como Rainha da Paz, é a invocação dada à aparição da Virgem Maria relatada pela primeira vez a 24 de junho de 1981 por seis crianças de origem croata da vila de Međugorje, na Bósnia e Herzegovina, à época República Socialista Federativa da Jugoslávia.
Brasil Declara Guerra Em 22 de Agosto de 1942. Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista.
Agosto é um mês sagrado para os terreiros e devotos de Omolu em todo o Brasil. Este período marca as celebrações em honra à divindade que rege a terra, a saúde e o delicado equilíbrio entre a vida e a morte. Mas a história de Omolú, também conhecido como Obaluwaiye, vai além das fronteiras da tradição nagô.
Ao que tudo indica, São Jorge na Lua é uma história tipicamente brasileira. Vem do sincretismo religioso, que associa o santo a Ogum, orixá de força masculina, que busca na Lua a feminilidade necessária para o seu equilíbrio.