Pernambuco, como Sergipe, São Paulo, Goiás, Mato-Grosso e Mato-Grosso-do Sul, sofrem de incurável alergia ao artigo. Não aceitam o pequenino nem a pedido dos orixás. Fale e escreva com boca cheia e cabeça erguida: Sou de Pernambuco.
A naturalidade significa o local de origem. Refere-se ao país, cidade, estado ou região original de alguém. O termo costuma ter o sentido de lugar de nascimento. Por exemplo, uma pessoa nascida em Salvador pode dizer: “sou natural de Salvador” e “minha naturalidade é brasileira”.
Na naturalidade, deve-se colocar o nome da cidade ou município onde a pessoa nasceu, geralmente acompanhado do estado em que essa cidade se encontra. Por exemplo: Belo Horizonte, Minas Gerais. Essa informação é usada em documentos oficiais para identificar o local exato de nascimento do indivíduo.
O que é naturalidade? Além de significar o oposto de artificialidade, ou seja, espontaneidade, a palavra remete à terra de origem. Ser natural de um lugar é o mesmo que ter nascido naquele local.
De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do), Sendo ela a mais comum entre os estados brasileiros. Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da), Sendo ela a menos comum, usada apenas na Bahia e na Paraíba.
Em Pernambuco, as pessoas têm um dialeto próprio, com palavras e expressões que todos conhecem e que não sai de moda: são passadas de geração em geração, transmitidas na internet, relembradas em reportagens e o melhor: não sai da boca do pernambucano, transformando o chamado pernambuquês sempre em alta.
O estado confere a São Paulo o gênero masculino, enquanto a cidade lhe empresta o feminino. A cidade californiana dá gênero feminino a São Francisco, mas o grande rio brasileiro lhe restitui o masculino. A concordância vai depender do sentido maior.
Na verdade, quem nasce em Florianópolis tem o gentílico de florianopolitano. Informalmente, no entanto, os moradores também são chamados de “manezinhos” por conta da ascendência histórica da população das ilhas do Açores, de Portugal.
A naturalidade é a terra onde nascemos (a aldeia, vila ou cidade). A nacionalidade refere-se ao país do nascimento. Por exemplo: se tiveres um amigo que tenha nascido em Madrid, ele é madrileno e tem nacionalidade espanhola.
Naturalidade no currículo refere-se ao local de nascimento do candidato. Não existe um padrão de como colocar, ou o quão específico devemos ser, mas o comum é listar a cidade e o estado, como no exemplo abaixo: Naturalidade: Salvador, Bahia.
Última cidade de Pernambuco, Afrânio prepara-se para eleição acirrada. Em Afrânio (PE), Sertão do São Francisco, o jogo político para 2024 promete ser como sempre foi na cidade: bruto.