Qual o melhor azeite para quem tem triglicérides altos?
Entre as três opções, o azeite de oliva extravirgem é o melhor. “Protege o coração e reduz o risco cardiovascular. A dieta do mediterrâneo comprovadamente protege o coração e isso ocorre, em parte, devido ao uso do azeite em quase tudo, inclusive, para cozinhar”, afirma a endocrinologista.
Há muito se suspeita que o azeite de dendê esteja envolvido no desenvolvimento de diabetes, doenças vasculares e câncer. Por um lado, isso se deve à alta proporção de ácidos graxos saturados.
“Estudos comprovam que o consumo de azeite de dendê chega a ser ainda mais benéfico para a redução do colesterol que o do óleo de coco. A pesquisa mostrou ainda que o consumo de duas colheres de chá de dendê por dia, durante duas semanas, já provoca alterações benéficas nas taxas de colesterol total”, declara.
Entre os benefícios do azeite de dendê, estão incluídos a presença das vitaminas A e a E, que fazem bem para a saúde dos olhos e, principalmente, da pele. Elas também atuam como antioxidantes no nosso corpo.
O consumo moderado de azeite de dendê pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (o "ruim") e aumentar o colesterol HDL (o "bom"), contribuindo para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
É o óleo mais apropriado para fabricação de margarina, pela sua consistência e por não rancificar, excelente como óleo de cozinha e frituras, sendo também utilizados na produção de manteiga vegetal, apropriada para fabricação de pães, bolos, tortas, biscoitos finos, cremes etc.
Portanto, o azeite de dendê não é totalmente prejudicial à saúde, desde que seja consumido de maneira equilibrada e associado à uma alimentação saudável.
Já o consumo de óleos vegetais, como de coco, de palma e dendê, estão relacionados a quadros inflamatórios; por terem na sua composição gordura saturada e ácidos graxos, que facilitam o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.
Quais são os benefícios e malefícios do azeite de dendê?
"O azeite de dendê contém vitamina E, antioxidantes e carotenoides, que podem ter benefícios para a saúde da pele e dos olhos, mas deve ser consumido com moderação, pois possui alto teor de gorduras saturadas. Moderação é importante para evitar impactos negativos na saúde cardiovascular".
De acordo com a médica, você deve evitar alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordas, manteiga, óleos de dendê, leite integral, bacon, torresmo, embutidos (linguiça, salaminho, presunto, salsicha e mortadela), gordura hidrogenada vegetal, frituras, tortas industrializadas, bolos, fast food, pipoca de ...
Quem tem problema de coração pode comer azeite de dendê?
Apesar de conter vitamina E, com ação antioxidante e vitamina A, atuante na prevenção de doenças ligadas à visão, o azeite de dendê tem elevada escala de gordura saturada, que ataca o coração.
Por outro lado, as gorduras insaturadas diminuem o nível de triglicerídeos. O azeite, por exemplo, é rico nessa gordura saudável, e pode ser utilizado em molhos e no preparo de alimentos. Porém, não devemos exagerar no consumo, pois é também um alimento calórico.
Legumes e verduras em geral, farinha de aveia, trigo, centeio, linhaça. Óleos e gorduras de origem vegetal com moderação: azeite de oliva na salada, óleos vegetais (soja/canola), creme vegetal, margarina, castanhas, nozes e amêndoas. Sucos naturais com apenas uma porção de fruta.
Há muito se suspeita que o azeite de dendê esteja envolvido no desenvolvimento de diabetes, doenças vasculares e câncer. Por um lado, isso se deve à alta proporção de ácidos graxos saturados.
Qual é o melhor azeite para quem tem gordura no fígado?
Gorduras boas: azeite de oliva, abacate e oleaginosas em quantidades moderadas são seus aliados. Peixes e gérmen de trigo também são boas opções para controlar o fígado gorduroso • Água: beba bastante água para ajudar na desintoxicação do fígado.
O azeite de dendê cru pode ser utilizado para temperar ou fritar os alimentos, já que é estável a altas temperaturas, sendo parte da culinária de alguns lugares.
Além de ser usado no preparo de pratos como o bobó de camarão, moqueca, acarajé, vatapá e farofas, o dendê pode ser útil na sua cozinha para fazer outras refeições, já que combina muito bem com peixes, frutos do mar, banana da terra, feijão.