Temido e cruel, Aemond foi um participante de grande importância na guerra civil Targaryen conhecida como a Dança dos Dragões, onde lutou ao lado de seu irmão Aegon II contra sua meia-irmã Rhaenyra Targaryen pelo Trono de Ferro. Aemond morreu enfrentando seu tio, Daemon sob o Olho de Deus.
O duelo terminou com os dois dragões se entrelaçando e o príncipe Daemon pulou de um dragão para o outro e atravessou o crânio de Aemond com sua espada de aço valiriano, Irmã Negra, matando-o. O cadáver de Aemond, preso na sela de Vhagar, afundou no lago.
Apesar dos sentimentos de desrespeito e ódio os irmãos, o Príncipe Aemon morreu honrosamente, defendendo seu irmão, o Rei Aegon, contra a tentativa de assassinato de dois irmãos de Casa Toyne que procuravam vingança pela tortura e execução de seu irmão, Sor Terrence Toyne.
Em um movimento ousado, Daemon salta de Caraxes para Vhagar e enfia sua espada no olho de Aemond, matando-o instantaneamente. Ambos os dragões então caem na água abaixo. E, reza a lenda, foi nesse momento que o príncipe Daemon Targaryen passou a perna por cima da sela e pulou de um dragão para outro.
Os corpos tanto de Vhagar quanto de Aemond são encontrados anos depois, ainda com a espada inficada. Daemon morre nesta mesma batalha, pouco depois, devido aos ferimentos. Os dois dragões também morrem.
Como RALMENTE ACONTECEU a BATALHA DO ÁGUA NEGRA em Game of Thrones
Em qual temporada Aemond morre?
Phia Saban finalmente revelou por que sua personagem, Helaena Targaryen, avisa Aemond Targaryen sobre sua morte no final da 2ª temporada. Reprodução HBO MAX A Casa do Dragão: por que Helaena avisa Aemond sobre sua morte no final?
Daemon pereceu quando enfrentou seu sobrinho Aemond no Olho de Deus, duelando com seus dragões acima do lago. Ele cravou sua espada em pleno ar em um dos olhos de seu sobrinho enquanto caíam para a morte eminente.
Durante a guerra, os dois irão se afastar afetivamente. No livro de Martin, o irmão de Viserys terá amantes enquanto vive longe da mulher. Uma delas é Mysaria, a prostituta que já apareceu em House of the Dragon, e a outra é a cavaleira de dragões Nettles, que acaba se revelando o grande amor da vida de Daemon.
O Fazedor de Reis morreu em batalha contra os reforços da rainha Rhaenyra, que vinham do Norte e das Terras Fluviais. Sua cabeça foi levada em uma estaca por Folhalonga, Matador de Leões, até a cidade de Tumbleton, ao sul de Porto Real.
Alicent sobrevive ao fim da Dança dos Dragões e às mortes de todos os seus filhos, o que destrói a rainha viúva. O novo rei e seu conselho ficam em dúvida sobre o que fazer com Alicent, que recusa uma reconciliação com Aegon III, o filho de Rhaenyra, então acaba confinada em seus aposentos na Fortaleza Vermelha.
No episódio exibido no domingo (4), Aegon revela que seu dragão esta morto em conversa com Larys Strong (Matthew Needham). A fala deixou os fãs confusos, principalmente aqueles que sabem o papel impactante de Sunfyre nos momentos finais da Dança dos Dragões.
O próprio príncipe pouco interesse tinha em suceder o pai, mas após sua morte, a Rainha Alicent o convenceu que Rhaenyra iria matá-lo como ameaça a sua ascensão. Assim então Aegon foi coroado no Fosso dos Dragões como Aegon II Targaryen, casando-se com sua irmã Helaena com quem eventualmente teria três filhos.
Graças ao Fogo & Sangue, livro de George R.R. Martin que serve de inspiração para House of the Dragon, sabemos que Daemon morre em uma batalha contra Aemond. O exército de Criston Cole e Aemond domina Harrenhal, mas Daemon já havia deixado o castelo para ajudar sua amada Rhaenyra a conquistar Porto Real.
Queimada e machucada, ela ainda encontrou forças para desfazer suas correntes da sela e rastejar para longe de sua dragão quando Moondancer serpenteava em sua agonia. Sor Alfred Broome sacou a espada para matar Baela, mas Sor Marston Waters arrancou a lâmina de sua mão.
Um ou outro dragão conseguiu expelir fogo e tornou o fosso em um inferno flamejante. Nesse meio tempo, o dragão Syrax, que estava preso na Fortaleza Vermelha, foi solto pelo príncipe Joffrey Velaryon (que morreu ao tentar monta-la). Shrykos foi o primeiro dragão a sucumbir, morto por Hobb, o Lenhador.
O confronto final entre Aemond e Daemon ocorre sobre o Olho de Deus, ao sul de Harrenhal. Ambos os dragões são mortalmente feridos e Daemon crava sua espada no olho de Aemond antes de ambos caírem para a morte.
Sor Criston Cole provavelmente também enxergou que matar Joffrey seria uma maneira de evitar que o caso viesse à tona, mas era realmente uma maneira mais imediata de ele não ser lembrado disso.
Ele, assim como Rhaenyra, não tem escolha a não ser fazer o que foi decidido por outras pessoas. Já o choque de realidade da princesa acontece pela presença de Sor Criston Cole (Fabien Frankel), com quem ela perdeu a virgindade no episódio anterior.
O livro não tinha nenhum registro de Daemon traindo Rhaenyra e lutando para tomar Porto Real por conta própria. Na verdade, o livro sugere que Daemon sempre foi leal à causa de Rhaenyra ao longo da Dança dos Dragões, e até se juntou a ela para tomar o Trono de Ferro dos Verdes durante a Queda de Porto Real.
Na última temporada, Jon Snow mata a nova rainha de Westeros, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), após ela ter um surto e matar diversos inocentes. Por conta disso, o personagem acaba punido e volta a ficar isolado na Muralha com a Patrulha da Noite.
Scarbrand, N'Kari, Ku'gath e Kairos. Eles são os Daemons mais poderosos para seus respectivos Deuses do Caos? Ou eles são "apenas alguns Daemons aleatórios" do grande jogo que poderiam ter sido substituídos por qualquer outro Daemon no fim dos tempos.
Quando Rhaenyra e Viserys são informados do roubo, eles descobrem que o ovo veio de um dragão chamado Dreamfyre, foi assim que souberam que era o ovo escolhido para Baelon.