Admite-se que os Nunes eram remanescentes dos primitivos concessionários daquelas terras, quando foram distribuídas como sesmarias. Os Nunes haviam adotado um casal de órfãos; o menino, José Rodrigues de Jesus, é considerado o fundador de Caruaru.
Uma das explicações é que o nome Caruaru deriva do dialeto dos índios cariris, que habitavam a região na época da chegada do homem branco, no século 16. “Caru” significa alimento, coisa boa, e “aru aru”, uma repetição que significa abundância. A palavra Caruaru, então, poderia ser traduzida como terra da fartura.
O povoamento mais intenso de Caruaru começa, no entanto, no final do século XVII, com a chegada portuguesa dos Rodrigues de Sá. Depois de a fazenda da família passar por diversas gerações, suas terras chegam às mãos de um de seus herdeiros, José Rodrigues de Jesus, então com apenas 20 anos de idade.
Ela é um dos principais acessos à igrejinha de Santa Luzia, construída em 1902. A cada dezembro realiza-se a festa da santa. De várias partes da cidade é possível avistar o Monte, que sempre serviu de orientação para os antigos moradores. É também um belo lugar para fazer selfies com Caruaru ao fundo.
A canção também exalta a beleza natural e cultural de Caruaru, comparando a lua no céu à própria cidade, chamando-a de 'Princesa do Agreste'. A menção ao mestre Vitalino, um dos mais famosos artesãos de Caruaru, que moldava figuras de barro, destaca a importância da arte e da cultura local.
Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, o bairro mais populoso é o Salgado com 35.947 habitantes. O segundo bairro com maior quantidade de pessoas morando é o bairro Kennedy com 23.043 habitantes. Já a população rural de Caruaru é de 29.561 habitantes, o que equivale a 7,8% da população total do município que é 378.048.
Ocupo a Tribuna desta Casa para registrar, com satisfação, o transcurso do aniversário de emancipação da capital do agreste pernambucano. A cidade de Caruaru, hoje, completa 148 anos de existência.
O município também é muito conhecido por causa das grandes Festas Juninas. Abriga a Feira de Caruaru, conhecida por ser a maior feira ao ar livre do mundo e ter sido tombada como patrimônio imaterial do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A cidade de Caruaru começou a tomar forma em 1681, quando o governador Aires de Souza de Castro concedeu à família Rodrigues de Sá uma sesmaria (concessão de terras com o intuito de desenvolver a agricultura e a criação de gado) com 30 léguas de extensão (aproximadamente 12 hectares), denominada Fazenda Caruru.
E é uma cidade cantada por grandes nomes da música nacional brasileira, como Trio Nordestino, Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho, Mastruz com Leite… É por isso que Caruaru é a Capital do Forró.”
A bandeira de Caruaru foi instituída como símbolo oficial em 13 de maio de 1972 e criada pelo professor Amaro Matias. As cores verde, branco e vermelho representam um agradecimento à fertilidade da terra, o branco, uma celebração da paz, e o vermelho, um símbolo da coragem do povo.
Manifestações tradicionais interagem no palco e nas ruas no País das Culturas Populares. É a Capital do Forró. É a Capital do Forró. É por isso que Caruaru é a Capital… do coco, da ciranda, do samba, do frevo, do maracatu, do caboclinho…
No nordeste, Boa Viagem em Recife é o maior bairro da cidade, do estado de Pernambuco e da região, com cerca de 125 mil habitantes. 💬 Você mora em algum bairro. populoso do seu estado? 👉🏼 Marque um amigo!
Adrien Agreste é o protagonista masculino da série Miraculous: As Aventuras de Ladybug. Ele é estudante da Turma da Srta. Bustier no Colégio Françoise Dupont em Paris, França. Ele também é modelo da marca de seu pai.
A história de Caruaru começou há 335 anos com a fundação da Fazenda Caruru, da família Rodrigues de Sá. Em 1776, José Rodrigues de Jesus - da família fundadora da cidade - voltou para a fazenda e construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição - hoje uma das mais antigas igrejas da cidade.