O Jogo da Velha faz parte dos jogos conhecidos como “família do moinho” ou “trilha”, em que o objetivo é posicionar as peças de modo que formem uma linha reta. Possui diferentes versões, em que variam os números de linhas e colunas, geralmente três ou cinco.
O jogo da velha ajuda no desenvolvimento do raciocínio, estratégia e resolução de problemas, prevê o movimento do adversário, apreende a formar sequência e ter paciência. O Jogo da memória apresenta benefícios que além de servir como entretenimento desenvolve na criança autonomia, concentração, habilidades e confiança.
O objetivo do jogo é fazer uma sequência de três símbolos iguais, seja em linha vertical, horizontal ou diagonal, enquanto tenta impedir que seu adversário faça a sua trinca antes. Quando alguém conquista o objetivo costuma-se riscar os três símbolos. É empatar ou vencer!
Quais as habilidades trabalhadas no jogo da velha?
A brincadeira Jogo da Velha desenvolve a criatividade, o raciocínio lógico, a concentração e a atenção, estimulando as crianças a se relacionarem entre si, obedecendo às regras do jogo.
O jogo da velha contribui com o desenvolvimento do: raciocínio lógico, estratégia, resolução de problemas e paciência. Acompanha 8 bolinhas de madeira, com duas cores distintas.
Além de ser um passatempo ótimo, o jogo da velha também tem várias vantagens que ajudam no crescimento da criançada, como a melhora do raciocínio lógico, muito importante durante a vida, e da noção espacial e visual!
Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.
O jogo da velha é uma atividade lúdica que aprimora o raciocínio lógico, a capacidade de planejamento e a resolução de problemas, além de promover a interação social e o respeito às regras.
A expressão brasileira deriva de um costume de idosas britânicas. No século 19, era comum as senhoras se reunirem para jogar noughts and crosses (zeros e cruzes) enquanto bordavam e conversavam. Foi assim que o passatempo virou “jogo das velhas” e depois simplificado para “jogo da velha”.
O objetivo desse jogo é estimular o raciocínio logico e também o conceito de formação de palavras. As crianças adoraram e foram bem participativos, bem como se sentiram á vontade para convidar um colega para jogar.
Desenvolver o raciocínio lógico, a memorização e a associação; • Estimular a autonomia e a confiança: • Aperfeiçoar a acuidade visual e a observação. O jogo tem 16 cartas com 8 imagens iguais.
Estudiosos de jogos antigos dizem que no Antigo Egito já havia registros de tabuleiros da “Velha” esculpidos em pedras. Caminhando mais na linha do tempo, há rumores que o jogo ganhou este nome porque era brincado pelas senhoras mais idosas nas cortes europeias que já não tinham a visão tão boa para bordar.
O Jogo da Memória ajuda a exercitar o cérebro principalmente no que tange às nossas lembranças, como o próprio nome já diz. Assim, ao separar um tempo de lazer, o idoso pode estimular a memória com a brincadeira, já que ela exige a lembrança de onde cada cartão do jogo está.
A atividade lúdica: Jogo da Velha Humano, é utilizado aqui como recurso para o desenvolvimento de ações pedagógicas significativas, como o desenvolvimento sensório motor e cognitivo. Estimular conceitos espaciais básicos e coordenação motora da criança, bem como exercitar o raciocínio lógico.
Promovem o exercício do raciocínio lógico, bem como a capacidade de planejar estratégias e antecipar as próprias ações e as do oponente, ou seja, prever a jogada do outro e se preparar para ela. E para isso também é necessário exercitar a atenção e a concentração.
Para a professora Sinara Sombrio, a brincadeira não desenvolve apenas a criatividade. “Propomos essas atividades com os alunos para desenvolver raciocínio lógico, concentração e atenção, estimulando assim as crianças a se relacionarem entre si obedecendo as regras”, explicou.
Duas pessoas jogam alternadamente, preenchendo cada um dos espaços vazios. Tradicionalmente se faz com X e O como elementos para a marcação. Cada participante deve usar um símbolo (X ou O). Vence o jogador que conseguir formar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja ela na horizontal, vertical ou diagonal.
A brincadeira está garantida! O “Jogo da Velha” estimula o raciocínio lógico, no qual a criança elabora ideias de quantidade, espacialidade, lateralidade, hipótese, planejamento e cria estratégias.
Há uma estratégia bem simples e fácil para vencer no jogo da velha, mas você tem que começar jogando. É bem simples, se você é o primeiro no jogo da velha. Marque um dos cantos e, dependendo do que seu oponente fizer, marque outro canto, e você estará com a vitória nas mãos.
O Jogo da multiplicação é uma atividade educativa que tem como objetivo auxiliar no aprendizado e fixação da tabuada de multiplicação. É uma forma divertida e interativa de praticar e aprimorar as habilidades matemáticas, especialmente a multiplicação.
Os jogos têm vários objetivos, pois existem vários tipos de jogos direcionados aos mais variados públicos, mas, em geral, eles permitem a promoção da ideia de coletividade, ao reunir vários participantes com objetivos em comum, de "brincar de algo", e ainda aprender com isso.
Os jogos têm como principal função proporcionar entretenimento, lazer e diversão aos participantes. A depender da modalidade, eles também podem proporcionar benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos como o desenvolvimento do raciocínio lógico e o auxílio na coordenação motora.
O jogo é um grande motivador e através dele se obtém prazer e mobiliza esquemas mentais que estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e espaço favorecendo a aquisição de condutas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, concentração, etc.