Os codinomes Pátria, Ivone, Maria de la Sierra etc apareciam com frequência nos despachos da CIA e ninguém nunca soube a verdadeira identidade dessa agente da NKVD/KGB, considerada uma das maiores espiãs de todos os tempos e a maior da URSS. Conheça a história de África de las Heras.
A KGB foi criada em 1954 como sucessora da MGB (Ministério da Segurança do Estado), com o objetivo de consolidar as atividades de segurança e inteligência sob um único órgão centralizado.
A KGB, também conhecida como Comitê de Segurança do Estado, foi a polícia secreta da União Soviética (URSS). Foi criada em 1954, após a Segunda Guerra Mundial e seu objetivo era cuidar da segurança nacional, através da investigação de crimes internos cometidos contra o Estado.
A KGB foi o principal órgão de inteligência soviético e um dos principais responsáveis pelo crescimento da ideologia comunista. Conheça sua história e objetivos. Foto da capa: wikimedia commons. A KGB foi o principal órgão de inteligência e segurança da União Soviética, atuando de 1954 até a dissolução da URSS em 1991.
A estimativa da remuneração média por hora da empresa kgb varia de aproximadamente R$ 60 para o cargo de a R$ 60 para o cargo de . Os funcionários da empresa kgb avaliam o pacote geral de remuneração e benefícios com 3,3 de um total de 5 estrelas.
O Mossad, oficialmente conhecido como Instituto para a Inteligência e Operações Especiais, é o serviço de inteligência de Israel, notório por suas operações secretas, espionagem e atuação discreta na cena global.
Em 3 de dezembro de 1991, a KGB foi oficialmente dissolvida. Mais tarde, foi sucedido na Rússia pelo Serviço de Inteligência Estrangeiro (SVR) e pelo que mais tarde se tornaria o Serviço de Segurança Federal (FSB).
Por polícias secretas da União Soviética entende-se aquelas organizações que serviram consecutivamente como serviço de inteligência e contrainteligência sob o regime soviético e cujo objetivo era, em palavras de Lenin, funcionar como uma "devastadora arma contra as incontáveis conspirações e golpes ao poder soviético ...
CIA é a sigla de Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), a agência de espionagem do governo dos Estados Unidos. KGB eram as iniciais, em russo, do Comitê de Segurança do Estado, a antiga agência de espionagem da União Soviética.
A cortina de ferro foi uma expressão usada durante a Guerra Fria para fazer menção à barreira ideológica que existia no continente europeu entre as nações da Europa Ocidental e da Europa Oriental. A cortina de ferro era formada por nações socialistas que estavam sob a influência do governo da União Soviética.
O Plano Marshall foi uma ajuda financeira dos Estados Unidos para reconstruir a Europa após o final da Segunda Guerra Mundial. Os principais objetivos desse plano eram garantir o apoio dos países da Europa Ocidental ao lado norte-americano e evitar o avanço da União Soviética sobre o Ocidente.
STB é uma abreviatura e pode referir-se a: Set-top box - equipamento que se conecta a um televisor e a uma fonte externa de sinal, e transforma este sinal em conteúdo no formato que possa ser apresentado em uma tela. Sistema automático de tratamento de bagagens - sistema de transporte de bagagens.
SVR foi um dos dois serviços secretos que sucedeu a KGB em dezembro de 1991. O SVR tem sua sede no distrito de Yasenevo, em Moscou. Ao contrário do Serviço Federal de Segurança Russo (FSB), o SVR é encarregado de atividades de inteligência e espionagem fora da Federação Russa.
A KGB, fundada em 1954, foi a principal agência de segurança e inteligência da União Soviética, responsável por operações de espionagem, contraespionagem e repressão interna.
Por isso, em seu auge, a famosa NKVD (polícia secreta soviética) de Josef Stalin não passava de um exército de carniceiros que aterrorizavam o país todo mas eram incapazes de elucidar o mais simples dos crimes.
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
Serviço de inteligência manteve o nome e as práticas apesar da queda da URSS em 1991. Belarus é o último lugar no mundo onde a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) parece nunca ter caído.
Lubianca (em Russo Лубянка) é a designação popular para a sede do KGB e prisão filiadas na Praça Lubianca em Moscou. Trata-se de um grande edifício com uma fachada em tijolo amarelo, desenhado por Alexander Ivanov em 1897 e ampliado por Aleksey Shchusev de 1940 a 1947.
A polícia secreta bolchevique, chamada de Comissão Extraordinária de Toda a Rússia para o Combate à Contrarrevolução e a Sabotagem — ou simplesmente "Tcheka" — perseguia e prendia qualquer pessoa que apoiasse um ato "contrarrevolucionário" ou que não simpatizasse com o regime marxista que se instalou em 1917.
Kleber Ferraz, ou Youssef, ou major Kalev, nunca foi policial ou agente do Mossad. Era funcionário de pista da Infraero no aeroporto de Brasília, de onde se demitiu quando começou a ser sustentado pelos três postos de gasolina que ganhou da funcionária pública Sônia Ferreira.
1. CIA – Central Intelligence Agency (EUA) A Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência) é uma das agências de inteligência mais conhecidas do mundo.