Segundo a Bíblia, Jó era um servo de Deus exemplar, justo, fiel, digno e honesto. Aí, Deus decide fazer um teste com ele, entregando tudo o que ele tinha nas mãos de satanás, simplesmente para mostrar ao inimigo que Jó permaneceria fiel.
“E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és Tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas” (Mateus 14:28). Perceba que a prova com Deus está aberta até para os que duvidam. Pedro estava incerto, mas fez uma prova com Deus. Ele foi corajoso.
Elias representa estas pessoas porque ele na sua revolta foi para o Monte Carmelo convocou todos os profetas de e os outros profetas oitocentos e profetas inimigos e fez uma prova com Deus e falou o seguinte, olha o Deus que é Deus vai responder com fogo, vocês invocam o Deus de vocês e eu vou invocar o meu e o Deus ...
A provação é uma dificuldade que põe em prova a nossa fé. Afinal, só damos provas a Deus de nossa fé quando passamos por provações. Ninguém gosta de tê-las em sua vida, mas elas servem para nos fortalecer e ajudar no nosso crescimento espiritual.
Abraão, conhecido como o “pai da fé”, é uma figura central na Bíblia. Sua história começa com uma chamada divina para deixar sua terra natal e seguir em direção a uma terra desconhecida. Sem hesitar, Abraão obedece e demonstra uma fé inabalável.
Portanto, nós podemos ver que houve uma grande provação na vida de Jó, porque ele compreendeu o crescimento que Deus lhe deu. Porém, veja, que Jó, além de ser provado, ele também foi tentado. Como? Quando a esposa dele disse a ele assim em, Jó 2:6-10 (versão NTLH).
Abraão foi provado por Deus ao ser instruído a sacrificar seu único filho, Isaque. O mesmo que por tantos anos esperou confiando se cumprir a promessa.
A provação dura apenas por um tempo, nenhuma prova dura para sempre. É como um aluno, antes dele ser graduado, de avançar para um novo patamar, precisa passar por diversas provas. Assim Deus faz com cada um de nós. Ele permite algumas.
As provações por que têm passado são normais na vida humana. Pois Deus é fiel e não deixará que sejam provados acima das vossas forças. Se ele vos envia uma provação também fará com que encontrem a maneira de a poder suportar.
🔵 TENTAÇÃO versus PROVAÇÃO 🔴 Descubra a diferença entre esses dois conceitos essenciais em nossa jornada de fé. Compreenda como a tentação nos desafia a seguir o caminho contrário à vontade de Deus, enquanto a provação visa fortalecer nossa fé e nos moldar conforme a imagem de Cristo.
Na provação que enfrentamos, Deus quer que peçamos a Ele o que precisamos a respeito dela. Há incontestável conforto em saber que você foi a Ele em oração. Ele quer que aliviemos nosso coração e extravasemos tudo diante d'Ele.
Quanto tempo durou a prova de Jó? A bíblia não nos dá uma resposta, porém, como ele recebeu tudo em dobro, após ser aprovado, imagina-se que o sofrimento durou menos de ano. Jó viveu 140 anos após a prova.
Blasfema de Deus, e morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2:9-10). Jó conheceu ali o descontrole, mas jamais a blasfema.
Inspire-se nos homens de autoridade da Bíblia. Noé tomou a atitude de não se corromper diante de uma geração corrompida e perversa. Ele se tornou herdeiro da justiça, salvou a si e sua família e condenou o mundo da época. Abraão tomou a atitude de obedecer a Deus e saiu da sua terra sem saber para onde deveria ir.
Aqueles cristãos eram recém-convertidos e foram impelidos a contar sua história. Pedro, um rude pescador, foi transformado pela graça de Deus. Tiago e João, filhos do trovão, que tinham dificuldade de controlar seu temperamento, foram transformados pelo amor divino.
Provação não é só tentação da carne, somos provados de diversas maneiras: com sofrimento, doenças, enfermidades, dificuldades financeiras, mas, somos provados, também, na nossa fragilidade humana e espiritual, enfim, somos tentados em situações e circunstâncias. Para que servem as provações?
Para os estudiosos, contudo, a existência do Jesus histórico se comprova por textos de historiadores antigos que o citam e evidências arqueológicas indiretas que confirmam o contexto descrito em passagens bíblicas sobre ele.
A) As cinco vias para provar a existência de Deus, em São Tomás de Aquino são: Primeira prova - Pelo movimento (Primeiro Motor Imóvel), Segunda prova - Causa eficiente, Terceira prova - Pelo necessário e possível (ser necessário e ser contingente), Quarta prova - pelos Graus de Perfeição e Quinta prova - Finalidade do ...