O primeiro é o oficial da corte etíope (Atos 8:27) que é batizado. Ele pode muito bem ser o início da igreja etíope na antiguidade. O segundo é Simão Niger (Níger significa “negro”), um dos líderes da Igreja em Antioquia. Pode haver mais negros na Bíblia.
O primeiro homem viveu na África e era negro – mais precisamente pigmeu, com menos de 1,20 metro de altura. E o provo que mais se assemelha a esse avô de todos são os 300 mil pigmeus akas, habitantes da República Centro-Africana.
Na formação do povo de Israel, os povos africanos são representados por Efraim e Manassés, filhos de José com a egípcia Azenate (Gênesis 41.45, 50-52). Após o Êxodo, Moisés casou-se uma etíope, o que gerou repulsa em Miriã e Arão (Números 12).
É neste dualismo que se expressa a cor preta que remete para a ausência de luz e, simbolicamente, de esperança na salvação. Mas é também a cor que indica o resultado da punição de Deus cuja justiça envia os descrentes e os pecadores para a eterna condenação, marcando-os com o sinal punitivo da cor preta.
Eles citam escrituras como Gálatas 3:28, 29: “Não há judeu nem gentio, nem escravo nem livre, nem há homem e mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus”.
HISTÓRIA BÍBLICA SOBRE A ORIGEM DOS NEGROS: Veja como surgiu a Origem dos Africanos segundo a Bíblia
Jesus era moreno ou branco?
"Certamente ele era moreno, considerando a tez de pessoas daquela região e, principalmente, analisando a fisionomia de homens do deserto, gente que vive sob o sol intenso", comenta o designer gráfico brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituição facial forense com trabalhos realizados para universidades ...
O que a Bíblia fala sobre a escravidão dos negros?
Status Social dos Escravos na Antiguidade Bíblica
Determinava que a hierodula, cortesã sagrada, não podia vender a sua escrava quando esta tivesse filhos de seu marido. Se a escrava se tornasse orgulhosa, a senhora poderia marcá-la com um estigma e assim rebaixá-la à categoria dos escravos comuns (Vendrame, 1981).
Para se tornarem ancestrais de pessoas negras e brancas, Adão e Eva devem ter os genes para pele negra e branca. Isso significa que eles seriam de cor castanha escura. Um provável candidato para a primeira pessoa que a Bíblia parece indicar que tinha a pele negra é Cush.
A cor preta era utilizada na Grécia antiga para representar o submundo. O Império Romano também via o preto como escuridão e usava a cor para simbolizar luto.
O rei escolhe dentre tantas mulheres lindas uma jovem negra que era considerada a mais bela. Ester era uma israelita que mexeu com o rei desde o primeiro contato. Ela se tornou rainha entrando no lugar de Vasti. Como rainha não poderia aparecer diante o rei sem que fosse chamada.
Adão e Eva foram formados do pó da terra (Gênesis 2:7). E como o solo geralmente é de cor marrom, isso significa que eles também tinham pele marrom? Bem, sua pele “não era nem branca nem pálida, mas avermelhada, brilhando com a rica tonalidade da saúde” (Ellen White, Last Day Events 291.4). Não apenas isso.
A migração pré-histórica que deu origem a boa parte dos povos da África, incluindo a maioria dos ancestrais dos brasileiros negros, começou há cerca de 5.000 anos e seguiu uma rota por dentro das florestas tropicais do centro do continente, afirma um novo estudo.
Nossos primeiros antepassados que viviam em regiões de alta luz ultravioleta, perto do equador, desenvolveram um tom de pele escura para manter os seus níveis de folato, enquanto os ancestrais que viviam em regiões de pouca luz ultravioleta, longe do equador, desenvolveram um tom de pele clara para manter seus ...
Os negros são constituídos de pretos e pardos, são eles, portanto, que constituem a população compreendida como raça negra. Em 1872, no primeiro recenseamento brasileiro, foram utilizadas as seguintes categorias: branco; caboclo (miscigenação do índio e do branco); pardo e preto.
Apocalipse 4:3 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Aquele que estava sentado no trono brilhava como pedras preciosas, como jaspe e sardônio. Um arco-íris, com brilho semelhante ao da esmeralda, circundava seu trono.
A Bíblia não fala sobre a aparência de Jesus, Isso deu liberdade para que artistas construíssem a imagem de Cristo de acordo com suas próprias interpretações. Os do Renascimento, por exemplo, desenhavam Jesus à imagem e semelhança dos nobres do norte da Itália. E essa foi a imagem que ficou.
Apesar desse conceito de pele branca ou negra ser um tanto subjetivo, podemos perceber que Adão e Eva não se enquadram exatamente como “brancos”. Isso porque Adão foi feito do “pó da terra” e podemos inferir aqui que algo da tonalidade da terra tinha na pele dele (mais escura ou mais clara? Não sabemos).
Já povos da Ásia Oriental descenderiam de Cam. Mas Canaã, filho de Cam amaldiçoado pelo avô, seria o pai dos etíopes, sudaneses, ganeses e ameríndios. Ou seja, os africanos seriam descendentes de Cam e de Canaã.
A pele relativamente escura permanece entre os Inuits e outras populações do Ártico. Uma combinação de dietas ricas em proteínas e reflexão da neve no verão tem sido especulada como favorecendo a retenção da pele pigmentada.
Ele (Cristo Jesus), estando na forma de Deus, não usou de seu direito de ser tratado como um deus, mas se despojou, tomando a forma de escravo. Tornando-se semelhante aos homens e reconhecido em seu aspecto como um homem, abaixou-se, tornando-se obediente até a morte, a morte sobre uma cruz (Fl 2,6-8).
Em conclusão, embora o Antigo Testamento contenha leis que regulam a servidão, essas leis foram projetadas para proteger e dignificar os indivíduos dentro das limitações de seu contexto histórico.
Os escravos chamados "boçais", recém-chegados da África, eram normalmente utilizados nos trabalhos da lavoura. Havia também aqueles que exerciam atividades especializadas, como os mestres de açúcar, os ferreiros e outros distinguidos pelo senhor de engenho. Chamava-se de crioulo o escravo nascido no Brasil.