Japão tem sistematicamente evitado qualquer desejo de ter armas nucleares, e nenhum partido japonês tradicional jamais defendera a aquisição de armas nucleares ou armas de destruição em massa. Essas armas são, sem dúvida, proibidos pela Constituição do Japão.
Porque a bomba atômica foi jogada no Japão e não na Alemanha?
A justificativa oficial apresentada pelos Estados Unidos é que uma invasão ao Japão teria custado um número de vidas muito maior para ambos os lados e que, sem as bombas, a guerra poderia ter durado pelo menos mais um ano (hoje, vários historiadores acreditam que sem as bombas a guerra teria durado mais três meses).
Nesse contexto, Hersey fala que entre os japoneses surgiu um sentimento de preconceito em relação aos sobreviventes da bomba atômica ou hibakusha, como eram chamados. Os japoneses achavam que os hibakusha estavam doentes e que não serviam para trabalhar, casar e construir família.
O Brasil é um dos vários países que se recusam a possuir armas nucleares, sob os termos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, mas possuem muitas das principais tecnologias necessárias para produzir esse tipo de arma.
O conflito entre o Japão e os Estados Unidos ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial e teve início após o ataque japonês contra a base naval americana de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. A bomba de Hiroshima foi lançada no dia 6 de agosto, de 1945. O objetivo desse ato era forçar o Japão a se render.
BOMBAS ATÔMICAS sobre Hiroshima e Nagasaki. Por que os Estados Unidos fizeram isso?
Porque Hiroshima foi escolhida?
Hiroshima foi escolhida como alvo devido à sua importância militar. Alguns dias depois, Nagasaki foi bombardeada. Os EUA continuam sendo o único país a ter usado armas nucleares.
A empreitada era chefiada pelo físico Robert J. Oppenheimer, mas tinha o acompanhamento minucioso e constante de políticos e militares de alta patente, devido à confidencialidade e importância bélica do projeto para a Guerra. O resultado foi a construção de três bombas.
A América do Sul possuí apenas 4 Usinas em funcionamento, sendo o Brasil detentor de duas: Angra I e II, estando atualmente em processo para a construção de Angra III.
Os Estados com maior força nuclear continuam, desde a década de 1950, segundo os EUA e a Rússia, que possuem cerca de 90% de todas as ogivas. A Rússia tem 4.380 ogivas nucleares instaladas ou armazenadas, em comparação com os EUA, que têm 3.708.
O presidente Harry S. Truman anunciou da Casa Branca em Washington que os americanos haviam explodido uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, passadas dezesseis horas.
Apesar de se saber que em torno de 160 pessoas atingidas pelos dois bombardeios sobreviveram, Yamaguchi é o único japonês reconhecido oficialmente pelo governo japonês como sobrevivente dos dois bombardeios atômicos.
Porque Einstein não participou do Projeto Manhattan?
Segundo várias fontes, Einstein, de 64 anos, não foi incluído no projeto por causa de sua origem alemã e de suas ideias de esquerda. Além disso, as diferentes concepções das teorias da física que existiam entre ele e Oppenheimer também tiveram peso na decisão.
A razão é óbvia: ao contrário de antes da Primeira Guerra Mundial, a Suíça só tinha uma ameaça militar real em seu território, que vinha naturalmente do Reich. Além disso, devido à política de autarquia da Alemanha, as relações econômicas entre os dois países estavam longe de ser harmoniosas.
Porque as usinas nucleares são construídas perto do mar?
Além disso, estar perto do mar é importante, já que é preciso muita água para resfriar o sistema - vale dizer que essa água não entra em contato com a radioatividade.
Os Estados Unidos, com 98 usinas em funcionamento, é o país que mais gera energia por fonte nuclear no mundo, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da produção total deste tipo de energia. A França, com 58 reatores, e a China, com 45, são os outros dois países com mais unidades em operação.
Segundo o diretor geral, atualmente estão armazenados em Chernobyl 200 toneladas de resíduos nucleares, que, diariamente, seus funcionários empacotam e trasladam para depósitos seguros. O complexo de Chernobyl está formado por quatro blocos, construídos entre 1977 e 1983. O último deles deixou de funcionar no ano 2000.
Mas o próprio Oppenheimer se referiu em 1965 a alegações de que Einstein havia de alguma forma participado da criação daquela arma de destruição em massa. "As alegações de que ele trabalhou na criação da bomba atômica eram, na minha opinião, falsas", disse ele na conferência de Paris naquele ano.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
Um dos acusados de Oppenheimer é o seu colega Teller, o descobridor da bomba de hidrogênio, que alega não entender com clareza as atitudes do pai da bomba atômica, julgando a sua conduta “confusa e complicada”. E Oppenheimer foi condenado porque um outro cientista não conseguia entende-lo.
Morte. Fumante inveterado, o físico apresentou diversos problemas de tuberculose ao longo da vida. Morreu em 18 de fevereiro 1967, vítima de um câncer de garganta.
O nome da cidade, 長崎, significa "cabo longo" em japonês. Nagasaki foi um centro de influência colonial portuguesa entre os séculos XVI e XIX, e igrejas e locais cristãos em Nagasaki foram propostos para inscrição na Lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Em plena Segunda Guerra Mundial, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram escolhidas para ser palco de uma das maiores atrocidades já cometidas: tornaram-se as primeiras vítimas da bomba atômica. O horror é recordado ainda hoje a paira como um alerta do potencial destrutivo das bombas atômicas.