Qual o serviço de uma diaconisa na Igreja evangélica?
O que é Diaconato? O Diaconato é um ministério da igreja formado por homens e mulheres voluntários que, aos moldes bíblicos, se dispõem ao serviço auxiliador e apoiador material e espiritual na igreja local.
Os diáconos e diaconisas são servos de Deus com algumas atribuições específicas: - Cuidar das necessidades e demandas físicas da Igreja (legais, administrativas e outras) - Trabalhar pela unidade do Corpo de Cristo, visitando membros enfermos ou afastados, oferecendo caronas.
Ajudar o Bispo a Cuidar das Necessidades Temporais. Os diáconos ajudam o bispo a cuidar das necessidades temporais da Igreja. Isso poderia incluir coletar as ofertas de jejum, ajudar a cuidar dos necessitados e ajudar a cuidar da capela e seus jardins.
Os diáconos e diaconisas têm responsabilidade sobre os patrimônios espirituais e físicos da igreja, participam e apoiam cerimônias de batismos, casamentos, santa ceias e cultos regulares. Devem estar atentos a vida devocional e testemunho que apresentam.
Além de preparar e distribuir a ceia do Senhor, é trabalho do diácono auxiliar o pastor no cuidado das necessidades materiais de membros carentes; dar plantão diaconal para receberem pedidos de ajuda dos irmãos necessitados e aflitos; visita aos enfermos; assistência às famílias enlutadas; ação social; cuidado com o ...
DEVERES DO DIÁCONO, O SIGNIFICA DIÁCONO? | Wellinton Jesus
Quais são os deveres de um diácono?
A principal função do diácono é “ajudar e servir” o povo de Deus, na obediência aos bispos e padres. Por isso, o diácono não é um sacerdote. Na ordenação de um diácono “são-lhes impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o serviço”, conforme o número 1569 do Catecismo.
O Diácono é responsável por cuidar da liturgia e estar em comunhão com tudo o que acontece na paróquia e participar diretamente do CMPP e outras pastorais. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar e nem administrar a unção dos enfermos.
Idade mínima de 35 anos, para casados e solteiros. Para os casados, observar também um tempo mínimo de 5 anos de matrimônio. Iniciação cristã completa: batismo, crisma, Eucaristia. Para os casados, é indispensável o matrimônio religioso realizado de forma canônica.
Uma segunda passagem para a qual alguns apelam em apoio ao diaconato feminino é 1 Timóteo 3.11: “Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.” ARA (NVI; “Ou as esposas dos diáconos; ou ainda As diaconisas”, referência da NVI ).
Pessoa pronta para ouvir, tardia para falar e tardia para se irar (Tiago 1.19). Sábia em suas decisões. Que tem prazer em adorar a Deus em espírito e em verdade (João 4.24). O diácono ou a diaconisa é uma pessoa mansa e humilde de coração (Mateus 11.29).
A questão sobre se as mulheres devem servir como diaconisas está restrita a alguns versículos: Romanos 16.1, 1 Timóteo 3.11. Aqui estão cinco argumentos pelos quais elas deveriam servir como diaconisas. Primeiro, Febe é chamada de “diaconisa na igreja em Cencreia” (Rm 16.1, NAA).
O diácono deve ter somente uma esposa e ser capaz de governar bem os seus filhos e toda a sua família. Pois os diáconos que fazem um bom trabalho conquistam o respeito dos irmãos na fé e são capazes de falar com coragem sobre a sua fé em Cristo Jesus.
O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.
A cerimônia de ordenação diaconal é o ato solene através do qual os candidatos ao diaconato recebem a autorização formal da Igreja a fim de que possam exercer, de maneira plena, a vária função pertinente a esse ministério especifico.
Febe era uma cristã, descrita na Epístola aos Romanos como "estando a serviço" da Igreja em Cencreia. Dependendo da versão, ela aparece como uma "serva", que se utiliza de uma versão geral ao invés de uma mais específica do original grego. Outros já traduzem o termo como "diaconisa".
“Eram moças solteiras ou viúvas que usavam um vestuário qualquer, mais severo que o das ou-tras mulheres, e eram encarregadas de ajudar as mulheres na cerimônia do batismo; auxiliavam também, os diáconos na instrução das raparigas, visitavam os doentes e os pobres.
Em síntese: São Paulo e antigos documentos da Igreja referem-se a diaconisas. Eram mulheres de conduta irrepreensível chamadas a participar dos serviços que a Igreja prestava a pessoas do sexo feminino, principalmente por ocasião do Batismo (ministrado por imersão).
As mulheres diaconisas existiam no início do cristianismo, mas não se sabe ao certo qual era o seu papel. Os diáconos atuais não podem celebrar missa, mas podem pregar, ensinar em nome da Igreja, batizar e conduzir cerimônias de casamento, velório e funeral e até mesmo administrar uma paróquia.
O papel bíblico dos diáconos é cuidar das necessidades físicas e logísticas da igreja, de modo que os presbíteros possam se concentrar no seu chamado primário. Essa distinção é baseada no padrão encontrado em Atos 6.1-6. Os apóstolos eram devotados “à oração e ao ministério da palavra” (v. 4).
Diferente do sacerdote, não podem fazer a consagração do pão e do vinho, não absolvem os pecados nem administram a unção dos enfermos. É comum encontrar os diáconos nas comunidades bem ocupados.
– O Diácono recebe salário ou remuneração mensal? Não recebe. Todo o seu trabalho é doação à Igreja, o que não impede que seja ressarcido das despesas que venha a ter no exercício do ministério.
Qual a função de uma missionária na igreja evangélica?
DEFINIÇÃO: Equipe Missionária é um grupo de pessoas apaixonadas por missões, que estejam dispostas a ser instrumentos nas mãos de Deus com o propósito de motivar e mobilizar toda a igreja para o cumprimento da Grande Comissão (Mateus 28.18-20).