Quem foi o primeiro a provar que a Terra é redonda?
O primeiro registro em que se propõe que a Terra é redonda foi feito por Aristóteles em seu livro De Caelo (Sobre o céu), em 350 a.C. Nesse livro, ele expõe sua teoria sobre o que forma e diferencia os objetos celestes dos objetos na região sublunar, isto é, na área abaixo da Lua, próxima à Terra.
Quem foi o primeiro a dizer que a Terra é redonda?
Há mais de dois mil anos, o filósofo grego Aristóteles, por meio de observações do posicionamento das estrelas, afirmou que a Terra deveria possuir o formato circular.
Quem foi o primeiro estudioso a supor que a Terra era esférica?
No século VI a.C. Pitágoras pode ter sido um dos primeiros filósofos gregos a apresentar a ideia da Terra esférica, seguido por filósofos como Parmênides e Empédocles, no século V a.C..
Pitágoras, no século VI a.C., e Parmênides, no século V, afirmaram que a Terra era esférica, e a visão de uma Terra esférica se espalhou rapidamente no mundo grego.
( ) A Terra está suspensa no espaço e é redonda. Em Jó 26:7, a Terra foi descrita como estando suspensa no espaço: “Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a Terra sobre o nada.” A Terra é “um círculo” ou esfera (Jó 26:10).
Deus enche de água as nuvens, e elas lançam os relâmpagos. Seguindo a ordem de Deus, as nuvens se espalham em todas as direções. Elas fazem tudo o que Deus manda, em toda parte, no mundo inteiro. Deus faz cair chuva sobre a terra ou para castigar a gente ou para mostrar que tem amor por nós.
Quem foi condenado por dizer que a Terra era redonda?
Pela acusação de defender o modelo de Copérnico, em que a Terra girava em torno do Sol, Galileu foi considerado um herético, forçado a repudiar as ideias heliocêntricas e sentenciado a prisão domiciliar, além de ter sua obra Diálogo incluída no Índice de Livros Proibidos do Vaticano.
Qual povo construiu o primeiro modelo que considerava a Terra redonda?
O paradigma da Terra esférica apareceu na filosofia grega no século VI a.C. com Pitágoras, embora a maioria dos filósofos pré-socráticos defendesse o modelo de Terra plana.
Eratóstenes, o pai da Geografia, nasceu em Cirene (na actual Líbia) em 276 aC e passou a maior parte da sua vida em Alexandria (Egipto), tendo sido director da sua famosa biblioteca. Faleceu em 194 aC. Eratóstenes ficou famoso na antiguidade pelo seu método de determinar o tamanho da Terra.
Primeiro, na época de Galileu todo mundo já sabia que a Terra era redonda. A principal ideia de Galilei era sobre o Heliocentrismo, ou seja, a ideia de que era o Sol o centro do "Universo", e não a Terra, de modo que os astros, Terra inclusa, girariam ao redor do Sol.
Na Antiguidade Clássica, os gregos sabiam que a terra era redonda. Supunha-se, porém, que, se existisse gente do outro lado do globo, elas viveriam de pernas para o ar, uma vez que, nessa época, não havia ainda notícia da força da gravidade.
O livro de Jó esclarece essa dúvida, no capítulo 37:11 e também em Isaías 40:20 fala: Ele é quem está sentado sob a redondeza da terra. A Bíblia diz que a terra é redonda.
Qual evento histórico foi importante para comprovar a esfericidade da Terra?
O que se especulava desde o tempo de Pitágoras teve fim em 8 de setembro de 1522, com o término da primeira circunavegação da história. A tese tida como heresia pelos eclesiásticos portugueses e vista com fascinação por astrônomos se transformou em fato comprovado: a Terra é realmente redonda.
Até o século 17, a Terra era considerada uma esfera regular. Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular.
Primeiros registros. O primeiro registro em que se propõe que a Terra é redonda foi feito por Aristóteles em seu livro De Caelo (Sobre o céu), em 350 a.C. Nesse livro, ele expõe sua teoria sobre o que forma e diferencia os objetos celestes dos objetos na região sublunar, isto é, na área abaixo da Lua, próxima à Terra.
O consenso científico de que a Terra é redonda já tem mais de 2 mil anos, como observa o professor Marcelo Schappo, doutor em Física, docente no Câmpus São José e organizador do livro “Armadilhas camufladas de ciência”.
O mito de Galileu e, sobretudo, da perseguição da Inquisição sobre ele, é tão forte que há gente que pensa que o astrônomo-físico-matemático-filósofo foi queimado pelos católicos. Na verdade, esse desagradável fim coube a Giordano Bruno, filósofo e teólogo contemporâneo e conterrâneo de Galileu.
Por que a Igreja Católica condenou Galileu Galilei?
A Igreja Católica condenou Galileu Galilei por heresia em 1633, após uma batalha de quase 20 anos entre o astrônomo italiano e o Vaticano. Mas a descoberta de um documento mostra como o famoso astrônomo, matemático e físico modificou um texto que ele mesmo tinha escrito para tentar evitar um confronto com a Igreja.
Quem disse que a Terra era redonda e foi queimado?
Quem foi Giordano Bruno, o místico 'visionário' queimado na fogueira há 418 anos. Há 418 anos, em 17 de fevereiro de 1600, uma quinta-feira ensolarada, Roma presenciou um espetáculo dantesco.
Várias passagens bíblicas se alinham com uma perspectiva de Terra plana: Mateus 4:8, Lucas 4:5 – Vendo Todos os Reinos de uma Montanha - Em uma Terra esférica, seria impossível ver “todos os reinos” de uma montanha, não importa o quão alta. Isso sugere um plano plano.
Deus tem controle sobre o demônio do mar, o Leviatã. É Deus que demarca os limites do mar (Jó 38,8). Jó entende que, para compreender Deus, é preciso passar pela experiência do mal, o qual faz parte da nossa condição humana. É preciso vencer o “mar da vida”, segurando nas mãos de Deus!
Deus tirou tudo de Jó, depois devolveu tudo em dobro! Vai doer, vai machucar, vai te destruir, você vai achar que não vai aguentar, mas no final, Deus honra! Deus virou o cativeiro de Jó, basta crer que o Senhor pode mudar a sua história. “Tudo que pedires crendo em oração receberias”.