Em 1976, quando a canoa ancestral Hokule'a viajou do Havaí ao Taiti, sem instrumentos modernos, foi recebida por uma multidão de mais de 17.000 pessoas em Papeete.
Não, a ilha da Moana não existe na vida real, mas os filmes foram inspirados por lugares reais do Oceano Pacífico, como as ilhas no Pacífico Sul e a região da Polinésia. Além disso, a história e os personagens tiveram inspiração da cultura e da mitologia polinésia.
Os filmes de animação de Moana são inspirados nos mitos, na história e na cultura do povo Maori, um grupo étnico polinésio que foi para a Nova Zelândia. Nesta cena do filme "Moana 2", vemos a protagonista, Moana, com seu pai, o chefe Tui - que tem o corpo tatuado conforme a tradição polinésia.
Filha do chefe de uma tribo da Polinésia, Moana vive dividida entre corresponder o desejo do pai de se tornar a próxima líder de Motu Nui e a atender ao chamado do oceano.
A história foi inspirada em mitos, história e cultura do povo Māori, especialmente da Polinésia. Para trazer o máximo possível de autenticidade para o projeto, os diretores do filme, John Lasseter e Ron Clements foram até várias ilhas do Pacífico para fazer uma ampla pesquisa de campo.
Moana - Live Action | First Trailer (2025) | Dwayne Johnson, Zendaya - concept
Quem é a Moana na vida real?
Kala Tanaka, a “Moana” da vida real. Em 1976, quando a canoa ancestral Hokule'a viajou do Havaí ao Taiti, sem instrumentos modernos, foi recebida por uma multidão de mais de 17.000 pessoas em Papeete. Essa jornada reviveu a arte de polinésia de viajar pelo oceano, que estava perto de ser esquecida.
O filme Moana apresenta elementos que refletem tradições pagãs da Polinésia, como politeísmo, animismo e conexão espiritual com a natureza. Divindades como Te Fiti e Maui mostram uma visão de mundo onde deuses e semideuses interagem diretamente com os humanos.
A lenda Maui encarna a idéia do Pacifico Sul de um herói, embora não seja um Deus, ele era talentoso, inteligente e andou entre os reinos dos deuses e dos homens. A mitologia Māori e Polinésia inclui numerosas lendas de Maui pescando terras novas, a Ilha Norte da Nova Zelândia foi a maior.
Motu Nui é o maior de três ilhéus a sul da Ilha de Páscoa e o mais ocidental ponto do Chile e de toda a América do Sul no caso de o arquipélago da Ilha de Páscoa ser incluído nesse continente.
Moana significa “oceano” ou “mar”, e é um termo que evoca profundas conexões culturais, espirituais e históricas para os povos do Pacífico, especialmente os havaianos.
A religião havaiana é uma forma da mitologia polinésia que seguiam antigamente os habitantes das Ilhas Havái. Compõe-se de quatro deuses havaianos principais, que existiam antes da criação do mundo: Lono, Kū, Kane e Kanaloa.
No filme Moana, a religião polinésia é retratada. Os elementos religiosos incluem a crença em deuses e deusas, a importância da natureza e do meio ambiente e a prática de rituais e cerimônias.
O personagem de Johnson é baseado em Māui, um dos mais importantes personagens da mitologia dos povos da Polinésia. Histórias sobre suas viagens são contadas por praticamente todos os povos polinésios em todas as ilhas e regiões que habitam.
Quando Moana convoca Maui para fazer parte de sua nova missão, ele aceita sem hesitar. “Não tem como contar a história de Moana sem Maui. Nós amamos juntar os dois personagens, pois juntos eles se tornam melhores. Maui está mudado, mais maduro, mas continua sendo o Maui que todos nós amamos.
Aparência. Motunui parece uma ilha polinésia, com um clima tropical quente, praias de areia branca, águas cristalinas, muitas árvores, incluindo coqueiros, casas feitas de madeira e palha, e montanhas. Chefe Tui é o governante do povo da ilha, que inclui sua esposa Sina e a sua única filha, Moana.
Os povos indígenas que habitam as ilhas da Polinésia são denominados polinésios, compartilhando muitas características semelhantes, incluindo a família de idiomas, cultura, e crenças. Historicamente, eles tinham uma forte tradição de velejar e usar de estrelas para navegar à noite.
🎬 “Moana 2 Reo Māori” entrou para a história ao ser o primeiro longa de animação da Disney a estrear em uma língua indígena concomitante à estreia da versão em inglês. 😃 🦌Bambi foi a 1ª animação da Disney a ser dublada em uma língua indígena – Arapaho – no começo da década de 90.
Dwayne Johnson faz a voz original de Maui nos dois filmes de animação da franquia “Moana” e também dará vida ao personagem no filme live-action da história, previsto para estrear em 2026.
Aos 16 anos, a destemida princesa Moana embarcou em uma jornada pelos mares do Pacífico para livrar sua aldeia de um feitiço que afetava a pesca e a colheita da comunidade.
Motunui, a ilha fictícia onde Moana se passa, representa esse vasto cenário polinésio. No filme, o mar não é apenas uma fonte de sustento, mas também um elo espiritual que conecta o povo às suas raízes ancestrais.
O nome Moana tem origem na língua maori e significa "oceano" ou "mar". É um nome de grande simbolismo, que remete à imensidão e beleza do mar, sendo muito apreciado em diversas culturas ao redor do mundo.
Na maioria dos filmes da Disney, há uma princesa sendo resgatada. Aí aparece Moana e você tem uma experiência completamente diferente. Em vez de se concentrar na necessidade de ser resgatada. Esse filme dá uma forte mensagem de que você é mais forte do que você sabe.