Christoph Theobald, teólogo jesuíta, professor de Teologia Fundamental e Dogmática na Faculdade de Teologia do Centre-Sèvres, em Paris. É um dos maiores especialistas no Concílio Vaticano II, autor do livro, recentemente traduzido para o português “A Recepção do Concílio Vaticano II.
A Constituição Pastoral Gaudium et Spes (Alegrias e Esperanças), foi o último documento promulgado no Concílio Vaticano II no dia 07 de dezembro de 1965. Esse importante documento inaugura uma épo- ca nova nas relações entre a Igreja e a socieda- de contemporânea.
Alegria vem do latim gaudium (gioia em italiano) que deriva do verbo gaudeo, gozo. Pertence à mesma família de 'jóia', que é uma coisa preciosa, a ser tida em alta estima. Outro termo grego para expressar alegria é euphrosyne, formado por eu (bom) e pelo verbo phronéo, o que significa, 'pensar', 'conhecer'.
O que aponta a constituição pastoral Gaudium et Spes ao tratar da vida econômico-social?
A Constituição Pastoral Gaudium et Spes abordou temas como a vocação do ser humano, problemas que afetavam a família, a vida econômica social, e a promoção da paz, entre outros. Pretendeu esclarecer o mistério do homem e oferecer solução para problemas que afligiam a humanidade.
Christoph Theobald, teólogo jesuíta, professor de Teologia Fundamental e Dogmática na Faculdade de Teologia do Centre-Sèvres, em Paris. É um dos maiores especialistas no Concílio Vaticano II, autor do livro, recentemente traduzido para o português “A Recepção do Concílio Vaticano II.
São Paulo: Paulinas, 2018. PAPA FRANCISCO. Exortação apostólica do Sumo Pontífice: Evangelii Gaudium: a alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus; Loyola, 2013.
A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar com a Sua luz, que resplandece no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda a criatura (cfr. Mc.
Já se passaram 60 anos da abertura do Concílio Vaticano II, um evento que mudou o rosto da Igreja. Um Concílio ecumênico, ou seja, universal, é a convocação feita pelo Papa para reunir o colégio dos bispos para enfrentar juntos, à luz do Evangelho, as novas questões colocadas pela história. Ouça e compartilhe!
Evangelii Gaudium (em latim) ou Alegria do Evangelho (em português), é a primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Foi publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro do ano de 2013.
GC é a sigla para “Grupo de Crescimento” e é um encontro regular de pequenos grupos na Igreja Batista da Lagoinha. O objetivo é promover o crescimento espiritual e o cuidado através de relacionamentos. Os GCs são um dos pilares da vida em comunidade na Igreja Batista da Lagoinha.
que a palavra Vaticano deriva do latim "vates" que significa "vidente, adivinho", sendo uma palavra emprestada do etrusco, e era o nome de uma das sete colinas de Roma, onde se erguia o Circo de Nero, onde São Pedro foi martirizado e sepultado para proclamar a sua devoção a Jesus Cristo? ...
Spes non confundit (“a esperança não decepciona” – Rm 5,5) é o título da Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário do Ano 2025, do papa Francisco, entregue no Vaticano em 9 de maio de 2024, na solenidade da Ascensão do Senhor.
A Doutrina Social da Igreja (DSI) é um corpo doutrinário da Igreja Católica, constituído de orientações filosóficas e teológicas que promovem diretrizes éticas para a melhor organização econômica e política das sociedades humanas.
Quais são as 4 constituições do Concílio Vaticano II?
2023 é o ano para redescobrir as quatro Constituições do Concílio Vaticano II: Lumen Gentium – Sacrosanctum Concilium – Dei Verbum – Gaudium et Spes. O pedido foi feito pelo Papa Francisco para comemorar o jubileu de 60 anos do Concílio, que acontece em 2025.
A Lumen Gentium (Luz dos Povos) é um dos mais importantes textos do Concílio Vaticano II. O texto desta constituição dogmática foi demoradamente discutido durante a segunda sessão do Concílio. O seu tema é a natureza e a constituição da Igreja, não só enquanto instituição, mas também como corpo místico de Cristo.
A Sagrada Escritura ensina que o homem foi criado «à imagem de Deus», capaz de conhecer e amar o seu Criador, e por este constituído senhor de todas as criaturas terrenas (1), para as dominar e delas se servir, dando glória a Deus (2).
Por quê? Porque não se trata de um nome próprio, mas de um atributo da comunidade fundada por Jesus. Ao adjetivo “católica” pospõem-se os termos “apostólica” e “romana” (Igreja católica apostólica romana). A Igreja é apostólica em virtude de estar baseada na doutrina ensinada pelos doze apóstolos escolhidos por Jesus.
Amoris laetitia (a "Alegria do Amor") é uma exortação apostólica do Papa Francisco, publicada em 8 de abril de 2016. Possui nove capítulos e tem como base os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a Família ocorridos em 2014 e 2015.
Evangelii nuntiandi (Evangelização no mundo moderno) (abreviação: EN) é uma exortação apostólica emitida em 8 de dezembro de 1975 pelo Papa Paulo VI sobre o tema da evangelização católica. O título, retirado das palavras iniciais do texto original em latim, significa "na proclamação do Evangelho".
A Lumen Fidei considera que “a fé desperta o senso crítico” e faz com que “o homem religioso esteja a caminho e disposto a deixar-se guiar” pela Igreja e pela verdade da fé. Também pela teologia que, recorda a encíclica, “é impossível sem a fé”, o que requer que “a teologia esteja a serviço da fé dos cristãos”.
Carlito Paes é escritor e palestrante, pastor líder da Igreja da Cidade em São José dos Campos (SP) e fundador da Rede de Igrejas da Cidade. Nascido em Macaé (RJ), é Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ) e Mestre em Teologia.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma instituição religiosa mundial organizada oficialmente em 1863 e que hoje conta com mais de 22 milhões de membros, distribuídos oficialmente em 212 países.
Qual é a doutrina da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?
A doutrina e os ensinamentos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão centrados no próprio Salvador Jesus Cristo. Conheça algumas das crenças e práticas da Igreja, incluindo temas como trindade, salvação, o plano de Deus para seus filhos, restauração e revelação, escrituras, templos e famílias.