Máquinas síncronas são aquelas em que o rotor gira exatamente na mesma velocidade que o campo magnético girante, independente da carga imposta. Já os assíncronos são aqueles em que o funcionamento depende de uma diferença entre as duas velocidades, chamada de escorregamento.
A principal diferença entre máquinas assíncronas e síncronas é sobre o sincronismo do rotor. O rotor de um gerador assíncrono não roda em sincronismo com as tensões do sistema. Uma máquina assíncrona opera com "slip".
Quais são as características de um motor assíncrono?
Uma das principais características do motor assíncrono é sua simplicidade de construção. Isso o torna mais econômico e fácil de fabricar em comparação com outros tipos de motores. Além disso, ele não requer escovas ou anéis coletores, o que reduz a necessidade de manutenção e aumenta sua vida útil.
Ou seja, enquanto o motor de indução pode iniciar mesmo quando a carga está aplicada (por causa do escorregamento), o motor síncrono não possui esse escorregamento inicial, tornando-o incapaz de gerar torque suficiente para vencer a carga logo no início.
Atualmente, existem três principais tipos de motores elétricos: Motor de Corrente alternada (CA), Motor de Corrente Contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).
Como posso saber se um motor é de corrente alternada ou contínua?
A diferença entre o motor CA (Corrente Alternada) e CC (Corrente Contínua) além da forma de alimentação, é o controle de velocidade. Em motores CC, você varia a velocidade controlando a tensão aplicada sobre este motor, enquanto o motor CA você controla através da frequência e corrente aplicadas.
O motor assíncrono, também conhecido como motor de indução, é executado pelo princípio da indução eletromagnética, no qual o rotor não recebe energia elétrica por condução, como no caso de motores de corrente contínua.
Os motores síncronos possuem o estator e os enrolamentos de estator (armadura) bastante semelhante aos dos motores de indução trifásicos. Assim como no motor de indução, a circulação de corrente no enrolamento distribuído do estator produz um fluxo magnético girante que progride em torno do entreferro.
Qual a vantagem e desvantagens da máquina síncrona?
Os geradores síncronos também são mais eficientes que os do tipo “assíncrono” quando usados em larga escala. A necessidade de uma corrente contínua para alimentar os eletroímãs do rotor é uma desvantagem, nos casos em que os ímãs permanentes não são usados.
∎ Aplicações: em processos que demandam velocidade constante com carga variável; pode ser usado para fornecer compensação de potência reativa na indústria.
Motor assíncrono de Indução é um motor elétrico de corrente trifásica, bifásica, ou monofásica, cujo rotor está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à frequência da sua alimentação (a velocidade do rotor é menor que a do campo girante, devido ao escorregamento).
Os motores de indução trifásicos de gaiola de esquilo são amplamente utilizados como acionamentos industriais porque são de partida automática, confiáveis e econômicos. Os motores de indução monofásicos são amplamente utilizados para cargas menores, como trituradores de lixo e ferramentas elétricas estacionárias.
O escorregamento é fundamental no funcionamento do motor de indução porque permite a indução de corrente no rotor, gerando torque necessário para a operação do motor. Sem o escorregamento, não haveria diferença de velocidade para induzir a corrente, tornando o motor incapaz de funcionar.
Qual a principal diferença entre um motor síncrono e um motor de indução?
Qual é a principal diferença entre um motor síncrono e um motor de indução? O motor síncrono opera em corrente contínua, enquanto o motor de indução opera em corrente alternada.
A velocidade síncrona tem uma sincronia com a quantidade de polos e a frequência da rede. Os motores elétricos podem ser encontrados no mercado com diversos números de polos magnéticos, tais como 2, 4, 6, 8, 10, 12, etc. Os mais usuais são os de 2, 4, 6 e 8 polos.
Máquinas síncronas são aquelas em que o rotor gira exatamente na mesma velocidade que o campo magnético girante, independente da carga imposta. Já os assíncronos são aqueles em que o funcionamento depende de uma diferença entre as duas velocidades, chamada de escorregamento.
A máquina síncrona é composta do estator, que aloja um enrolamento monofásico ou trifásico e onde será induzida tensão pelo movimento do rotor. No enrolamento do estator será induzida uma tensão alternada, a qual produzirá uma corrente igualmente alternada quando o mesmo se encontrar sob carga.
Os motores trifásicos podem ser assíncronos ou síncronos?
Os motores trifásicos são divididos em duas categorias: a dos síncronos e a dos assíncronos. Neste estudo, veremos apenas os motores assíncronos, pois eles são os mais utilizados como atuadores, devido à sua robustez, além de serem empregados em ambientes hostis, empoeirados, navais e até mesmo explosivos.
Por que um motor síncrono não consegue dar partida a si mesmo?
O motor síncrono não possui torque de partida, pois suas velocidades de rotação do campo magnético e do rotor devem ser idênticas para que ele alcance a sincronização e funcione corretamente.
Existem diversos tipos de motores elétricos no mercado, mas podemos classificá-los em três grupos principais: motor de corrente alternada (CA), motor de corrente contínua (CC) e motores universais (CA e CC).
Qual a diferença entre motor universal e por indução?
Isso porque o motor universal é o motor monofásico cujas bobinas do estator são ligadas eletricamente ao motor por meio de dois contatos deslizantes (escovas). Já o motor de indução trabalha através de dois campos magnéticos denominados rotor e estator.
Como as máquinas assíncronas iniciam seu funcionamento?
Uma máquina diz-se assíncrona quando roda a uma velocidade diferente da velocidade de sincronismo. O seu princípio de funcionamento é diferente da anterior. Qualquer destas duas máquinas pode funcionar como motor ou como gerador. No caso da máquina síncrona temos o motor síncrono e o gerador síncrono ou alternador.