Considerado protetor de idosos, leprosos e dos animais enfermos, no candomblé, São Lázaro também é sincretizado com Omulu/Obaluaê, o orixá da medicina que cuida dos doentes crônicos.
Devotos de São Lázaro, protetor dos enfermos, desamparados e dos animais doentes, celebraram a missa em homenagem ao santo no domingo (30), na paróquia dedicada ao padroeiro no bairro da Federação, em Salvador. A cerimônia foi realizada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese da cidade, Dom Valter Magno de Carvalho.
Portanto, há culturas distintas que podem variar de acordo com a tradição e influência cultural. Em algumas, Omolu e Obaluaiê são considerados a mesma divindade, enquanto em outras são vistos como jovem e ancião - Obaluaiê o jovem sincretizado a São Roque e Omolu, o ancião, a São Lázaro.
E principalmente pelas coisas que este orixá mais condena, que é o envenenamento, a mentira e a feitiçaria. Por este motivo, em terras africanas o ibá de Obaluaiê sempre fica afastado das cidades, para que este orixá não puna as pessoas que agirem de forma que ele decida que mereça uma punição.
Omolú é o orixá da cura e das doenças, um dos mais antigos que existem. Também é conhecido como Obaluaê, Sapatá e Xapanã, e sincretizado com São Lázaro no catolicismo. Omolú é o orixá da cura, muito associado ao sol e conhecido como senhor da terra. Ouça o texto abaixo!
São Lázaro é conhecido por sua profunda espiritualidade e dedicação à cura e proteção dos enfermos e, em particular, dos animais.Na religião de Umbanda, São Lázaro é sincretizado com Obaluaê, o Orixá da cura e da saúde.
Em uma segunda-feira de manhã, coloque uma batata doce cozida regada com mel e duas rosas brancas naturais em um jardim bem bonito. Ore o “Pai Nosso” por dez vezes consecutivas e peça para São Lázaro tomar conta da sua saúde. Com esta oferenda a São Lázaro, você estará protegido contra qualquer doença.
Irmão de Marta e Maria, ele vivia em Betânia, uma aldeia próxima a Jerusalém, e era amigo de Jesus. Sua história ganhou destaque pelo milagre de sua ressurreição, realizado por Jesus após quatro dias de sua morte.
Lázaro não é apenas alguém materialmente pobre; é um homem de fé, que, apesar de uma vida adversa e sofredora, jamais perdeu a esperança em Deus. Aliás, seu nome significa: “Deus é meu auxílio”.
O Dia de São Lázaro é comemorado anualmente em 17 de dezembro. Esta data é celebrada principalmente pela comunidade religiosa, nomeadamente os cristãos católicos, como uma homenagem à uma das figuras mais próximas e amadas por Jesus Cristo: Lázaro de Betânia.
No Brasil, ele é sincretizado com Omolu, o orixá que desempenha funções semelhantes na religião dos orixás. Ambos são venerados e temidos, invocados para afastar doenças, proteger contra a morte prematura e apaziguar a ira da terra.
O manto de São Lázaro é representado nas cores marrom ou roxo. O marrom significa a humildade e a pobreza. O roxo é a cor do sofrimento e da penitência. Ambas remetem bem a história dele.
A Ressurreição de Lázaro é um dos milagres de Jesus, relatado em João 11:1–46, no qual Jesus traz Lázaro de Betânia de volta à vida depois de quatro dias de sepultamento.
São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente, é celebrado nesta quarta-feira (4). Mas por que o santo recebeu esse título da Igreja Católica?
Simbolizam também o sofrimento dos pobres e miseráveis. Simbolizam, em última análise, as feridas de Cristo, que afirmou: 'Tudo o que fizerdes ao menor dos pequeninos, é a mim que o fazeis. ' As feridas de São Lázaro são um grito de socorro que deveria chegar aos nossos ouvidos.