É filho de Oxóssi com Oxum, dos quais herdou as características. Assim, tornou-se o amado, doce e respeitado príncipe das matas e dos rios, e tudo que alimenta os homens, como as plantas, peixes e outros animais, sendo considerado então o dono da riqueza e da beleza masculina.
Na interpretação popular deste símbolo, Expedito é aquele que esmaga a sombra do amanhã tenebroso (cras), e ergue uma cruz branca, a solução mágica e sagrada das necessidades mais imediatas (hodie).
Santo Expedito é conhecido como um soldado romano lembrado nas horas de dificuldade e urgência. Como também é padroeiro dos militares, alguns atribuem sua ligação com a falange de São Jorge/OGUM.
Vós que sois o Santo dos Aflitos. Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, Protegei-me, Ajudai-me, Dai-me Força, Coragem e Serenidade.
Devido ao mistério da história de Santo Expedito, as comparações pela semelhança e a sua postura, ele e o Orixá Logunedé acabaram sendo sincretizados dessa forma.
Comandante da legião romana e mártir da Igreja do século IV, santo Expedito, cuja festa é celebrada hoje, 19 de abril, é tradicionalmente invocado diante de problemas urgentes. É venerado, por exemplo, como protetor de problemas no trabalho, família e em casos de juízo.
Santo do raio, do trovão, da justiça e do fogo. Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.
No sincretismo religioso, Xangô representa São Jerônimo, o santo católico que foi responsável por traduzir a Bíblia Sagrada para o Latim. Por tanto, o santo que “escreve a Lei de Deus”. Também é sincretizado com São João Batista, aquele que fora prometido a Deus desde o ventre e batizava nas águas os filhos de Deus.
Esta medalha é cuidadosamente elaborada para capturar a espiritualidade e a intercessão de Santo Expedito, conhecido por sua prontidão em ajudar aqueles que clamam por sua ajuda.
Sob o comando de Expedito estariam quase 7 mil soldados. Como ele professava o cristianismo, acabou sendo alvo das sanguinárias perseguições do imperador Diocleciano (243-312). E, no dia 19 de abril de 303 teria sido ele martirizado e decapitado com espada, depois de ter se negado a converter-se aos deuses pagãos.
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito. Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes.
Ela é sincretizada no catolicismo como Nossa Senhora do Navegantes, Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Logum ou Logun-Edé é o Orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxóssi, Rei de Ilexá, Deus da guerra e da água, Deus do abebé e do ofá, Deus do ouro, das pedras de arco-íris. Deus do arco e da flecha que aponta o destino, caçador habilidoso, senhor da esperança. A saudação a esse Orixá é "Logun ô akofá!
Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, Protegei-me, Ajudai-me, Dai-me Força, Coragem e Serenidade. Atendei ao meu pedido (pedir a graça desejada).
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.
Exu Tranca-Ruas. Geralmente é representado com um tridente, o que ao longo do tempo fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna, pelo fato de serem espíritos que trabalham em religiões de matriz africana.