Tamatoa é o antagonista secundário do filme de animação de 2016 da Disney, Moana: Um Mar de Aventuras. Ele é um caranguejo gigante vilão que cobiça todas as coisas brilhantes e valiosas. Em um esforço para exalar beleza e superioridade, Tamatoa exibe seus tesouros coletados em cima de sua concha dourada.
Deus Nalo. Responsável por jogar uma maldição cruel que selou os caminhos entre diferentes povos, o vilão é a maior ameaça que Moana e seus amigos enfrentam nesta sequência. Seu poder é responsável por desafiar a determinação de todos durante uma batalha épica.
Sabe-se que a antagonista do longa se chamará Matangani e é descrita como uma personagem misteriosa e enigmática, com uma profunda conexão com a natureza. Ela ainda possui a habilidade de controlar morcegos. Moana 2 chega aos cinemas brasileiros em 27 de novembro.
Para conseguir quebrar a maldição, a princesa se sacrifica, mas é salva pela magia apresentada na produção, e volta à vida com tatuagens semelhantes as de Maui, além de novas habilidades especiais. Com isso, é possível concluir que sim, Moana se torna uma semideusa no final de “Moana 2”.
Quando Moana convoca Maui para fazer parte de sua nova missão, ele aceita sem hesitar. “Não tem como contar a história de Moana sem Maui. Nós amamos juntar os dois personagens, pois juntos eles se tornam melhores. Maui está mudado, mais maduro, mas continua sendo o Maui que todos nós amamos.
Moana agora tem uma irmã! A caçula da família é Simea, personagem dublada originalmente por Khaleesi Lambert-Tsuda, cuja relação com a princesa é inspirada na experiência que David Derrick Jr., o diretor da trama, viveu com seus filhos, Samea, de 21 anos, e um filho caçula, de apenas sete.
No fim, Moana se sacrifica para quebrar o feitiço lançado pelo vilão e conectar povos de diferentes lugares novamente, mas seus ancestrais vão até a ilha de Motufetu para salvá-la.
No entanto, a nova animação não contará com apenas um vilão, mas sim dois. Moana também deverá enfrentar Nalo, deus das tempestades, descrito como o mais "temível e poderoso" ser que a jovem já enfrentou.
O que aconteceu foi que quando a Disney lançou o filme por lá, eles descobriram que 'Moana', que significa algo como 'oceano', já era o nome de uma marca registrada de cosméticos. Pra evitar confusão, e por motivos legais, decidiram trocar o nome dela para 'Vaiana', que em taitiano tem um significado ligado ao oceano.
Sabe-se que a antagonista do longa se chamará Matangani e é descrita como uma personagem misteriosa e enigmática, com uma profunda conexão com a natureza. Ela ainda possui a habilidade de controlar morcegos.
Ao longo dos séculos, o nome Moana tem sido mais popular em países com forte ligação com o oceano, como as ilhas do Pacífico e o Havaí, onde é comumente usado como nome próprio e também como referência ao mar que é tão presente na cultura dessas regiões. Alguns apelidos comuns para Moana incluem "Mo" e "Moaninha".
A probabilidade de um Moana 3 existir vai se tornar ainda maior caso a adaptação live action do primeiro filme, atualmente em processo de produção, se provar um sucesso. Dependendo do nível de retorno que a Disney tiver, ela pode até mesmo apostar já em um quatro filme, bem como em séries derivadas para o Disney+.
Agora, aos 19, Moana se vê encarregada de uma missão ainda maior: quebrar uma maldição antiga que impede os povos das ilhas polinésias de se reconectarem. Ao lado do semideus Maui e de uma nova tripulação, a jovem atravessa cenários deslumbrantes e enfrenta monstros perigosos para atingir seu objetivo.
O pai da Moana, chamado Tui, é um personagem importante em “Moana”. Ele é o chefe da tribo de Motunui e é muito protetor com sua filha. Tui acredita que os mares são perigosos e que Moana deve se concentrar apenas em suas responsabilidades na ilha.
Derrick tem uma filha chamada Samea, de 21 anos, e um filho caçula, de apenas sete. Segundo o diretor, os dois passaram muito tempo juntos durante a pandemia, mas eles enfrentaram uma nova dinâmica quando Samea voltou a viver longe de casa.
🎬 “Moana 2 Reo Māori” entrou para a história ao ser o primeiro longa de animação da Disney a estrear em uma língua indígena concomitante à estreia da versão em inglês. 😃 🦌Bambi foi a 1ª animação da Disney a ser dublada em uma língua indígena – Arapaho – no começo da década de 90.
Dwayne Johnson faz a voz original de Maui nos dois filmes de animação da franquia “Moana” e também dará vida ao personagem no filme live-action da história, previsto para estrear em 2026.
O deus da tempestade é o grande vilão da história, responsável por lançar a maldição que manteve os povos das ilhas do Pacífico isolados. Moana enfrenta Nalo em uma batalha épica, em que ele é representado por nuvens, furacões e raios. Nalo só aparece na sua forma humana nas cenas pós-créditos.
Antes de sair, Maui despede-se a Moana com um abraço, agradecendo a ela por tudo o que fez. Moana retorna então a sua ilha, onde tudo volta ao normal e os aldeões retornam ao oceano, liberando os barcos da caverna escondida.