A narrativa alternativa proposta funciona da seguinte forma: Evódia e Síntique eram líderes da igreja em Filipos, muito possivelmente os superintendentes (episcopoi) das igrejas domésticas daquela cidade.
Paulo esclarece que Jesus Cristo transformará nosso corpo físico imperfeito em um corpo glorioso como o Dele. Filipenses 4 Paulo incentiva os santos a sempre alegrarem-se no Senhor. Ele os exorta a substituir a ansiedade pela gratidão e promete-lhes que terão a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento.
Além das parteiras do Egito – Séfora e Fuá -, de Mirian, Débora, Judite, Rute, Jael e tantas outras do Primeiro Testamento, as mulheres referidas no livro de Números integram o grande Movimento de Mulheres de luta na Bíblia.
Por sua vez, Síntique, também nome grego, significa 'afortunada', no entanto, vivia na pobreza espiritual da falta de amor e perdão. Essas duas irmãs na fé estavam contribuindo para uma possível instabilidade da harmonia familiar dos irmãos filipenses!
Evódia e Síntique são cidadãs do céu, ao contrário dos inimigos da cruz de 3:18; os seus nomes estão no Livro da Vida e não há indicação ou receio de que possam perder esse estatuto. Isto está muito longe de passagens como 2 Coríntios 13:5, onde Paulo adverte os coríntios de que eles podem não “passar no teste”.
Quem é o fiel companheiro de Paulo citado em Filipenses 4:3?
companheiro de Paulo e aparentemente membro da igreja de Filipos. De acordo com a tradição, é o mesmo Clemente que foi bispo de Roma próximo ao final do primeiro século.
Mas várias mulheres foram decisivas na vida de Jesus: a mãe, Maria de Nazaré; Maria Madalena, a primeira a quem é anunciada a ressurreição; ou as amigas de Betânia, as irmãs Maria e Marta.
A igreja em Filipos é provavelmente o melhor exemplo de uma igreja missionária no Novo Testamento. Na carta de Paulo aos filipenses há claras indicações de como essa igreja se uniu ao apóstolo. Começando com a segunda viagem missionária de Paulo por meio de sua prisão em Roma.
O perigo do mundanismo na igreja (Fp 3.17-19). A unidade da igreja de Filipos estava sendo ameaçada por homens mundanos, libertinos e imorais. Essas pessoas fizeram Paulo sofrer de tal modo, que o levaram às lágrimas (Fp 3.18). Paulo os chama de inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.18).
Biografia. Epafrodito foi um companheiro de Paulo de Tarso durante suas viagens missionárias e é mencionado na Epístola aos Filipenses (Filipenses 2:25 e Filipenses 4:18). Seu nome é pagão e significa "amado por Afrodite". O nome correponde ao latino Vetustus ("belo") e era muito comum durante o período romano.
Em seguida, a juíza e profetisa Débora, mulher de fé que liderou o povo de Israel, quando não havia um rei para orientar e guiar o povo frente aos inimigos, era o tempo dos Juízes. Foi considerada sábia, conselheira e temente a Deus.
Judite (em hebraico: יהודית, hebraico moderno: Yəhudit, tiberiano: Yəhûḏîṯ; "Louvado" ou "judia"), a forma feminina de Judá. Judite é o nome de uma das duas esposas hititas de Esaú, no livro de Gênesis 26:34. Alegadamente, as duas esposas de Esaú eram um grande incômodo para seus pais, Isaque e Rebeca.
“Estava associada à fertilidade e à guerra e, nos primeiros anos de sua existência, estava associada ao mar e à pesca.” A ideia de Asherah como mulher de Deus se confirma por achados arqueológicos que vão além de sua representação imagética.
Ó, nota dez. Pessoal, segundo a Bíblia o homem que nunca foi criança foi Adão, pois Adão foi o primeiro homem, foi o homem formado por Deus, onde Deus do pó da terra fez um boneco e soprou fôlego de vida, então a resposta é Adão, fique ligado.
Evódia e Síntique, eram duas mulheres cristãs, líderes da igreja primitiva que estavam envolvidas na construção da igreja de Filipos em torno do ano 61 d.C. Essas duas cooperadoras haviam trabalhado com Paulo no ministério evangélico, mas agora estavam divididas quanto ao modo de pensar e precisavam reconciliar-se, não ...
Paulo precisou de Barnabé, “homem bom e sábio”, para ser introduzido na comunidade dos cristãos de Jerusalém e apresentado aos apóstolos. O próprio Barnabé foi seu companheiro nas primeiras missões na Ásia Menor.
Epafras ( em grego : Ἐπαφράς ) foi um pregador cristão que espalhou o evangelho a seus concidadãos colossenses. Quando Paulo era um prisioneiro em Roma, Epafras veio se encontrar com ele para contar ao apóstolo sobre um estranho ensinamento que ameaçava a segurança da igreja de Colossas.