André Batista da Silva, primo do jogador de futebol de várzea que morreu em agosto, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e teve o coração doado para Fausto Silva, o Faustão, falou ao g1, nesta segunda-feira (18), sobre a torcida para que o rim transplantado no comunicador comece a funcionar e que ele tenha ...
O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, jogador de futebol de várzea que morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras.
Fábio Cordeiro da Silva doou o coração para o apresentador
A viúva do pedreiro Fábio Cordeiro da Silva, que doou o coração para Faustão, disse que ele foi vítima de omissão de socorro. Jaqueline Silva contou que o marido passou mal e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no apartamento que estava trabalhando.
FAUSTÃO PRECISA DE TRANSPLANTE DE CORAÇÃO? | Dr. Dayan Siebra
Por que Faustão furou a fila do SUS?
Mas o órgão deu sinais de piora devido a problemas de insuficiência cardíaca. Por isso a urgência de, mais uma vez, passar à frente na fila por um novo órgão. Na segunda-feira, 26, o apresentador foi submetido ao transplante.
O valor do transplante atualmente é de R$ 33.147,18. Neste contexto, o estudo mostrou que no primeiro ano o transplante possui um valor superior, porém em longo prazo este prevalece como a melhor opção e mais econômica.
Quem foi o doador? O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, jogador de futebol de várzea que morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras. Segundo a família, um dos órgãos que Fábio doou foi o coração.
Liderando projetos de inclusão que transformam vidas, presidente da ONDA-AutismoS, graduando em Pedagogia pela UFPR, escritor, palestrante e incansável ativista. Fábio também é autista, pai de autista e o criador do Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista, impactando empresas e colaboradores pelo Brasil.
Jaqueline Boneti, viúva de Fábio Cordeiro da Silva, doador do coração de Faustão, concedeu entrevista ao Domingo Espetacular e relembrou o dia em que o marido sofreu o AVC. Além de falar sobre a retirada dos órgãos do azulejista, ela denunciou uma suposta omissão de socorro.
Segundo informações do painel do Sistema de Transplantes do Brasil, logo após a inclusão do apresentador havia 385 pessoas aguardando um novo coração no país. Faustão, porém, não furou a fila do transplante, que é única, englobando pacientes da rede pública e privada.
Quanto tempo o rim começa a funcionar após o transplante?
“Em média, o órgão transplantado começa a funcionar em cerca de duas semanas após o transplante, mas esse prazo não é exato”, destaca. Em relação ao transplante renal, o especialista aponta ainda alguns perfis de pacientes que podem contribuir para um “atraso” no início do funcionamento do órgão.
Segundo a última atualização sobre seu estado de saúde, ele está em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico. Porém, em agosto de 2023, Faustão passou por um transplante de coração depois de ter sido hospitalizado com insuficiência cardíaca.
Na segunda-feira (25), o apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de rim no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após receber um órgão compatível. Ele havia sido internado no local no dia anterior para se preparar para o procedimento devido ao agravamento de uma quadro de doença renal crônica.
O post da família vai de encontro às alegações, explicando que a precedência tem base em uma portaria do governo paulista, com destaque para o fato de que "a prioridade se deu por conta de transplante prévio de órgão sólido".
Fausto Silva, o Faustão, recebeu um novo coração neste domingo (27). O apresentador estava internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise, na espera por um transplante de coração.
André Batista da Silva, primo do jogador de futebol de várzea que morreu em agosto, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e teve o coração doado para Fausto Silva, o Faustão, falou ao g1, nesta segunda-feira (18), sobre a torcida para que o rim transplantado no comunicador comece a funcionar e que ele tenha ...
O atleta de futebol de várzea Fábio Cordeiro da Silva, 35 anos – que morreu no sábado, vítima de um AVC em Santos, no litoral de São Paulo – é apontado como o possível doador do coração transplantado no apresentador Fausto Silva, 73, no domingo (27/8).
Fábio Carneiro de Mendonça (Cataguases, 6 de junho de 1896 – Dados de morte desconhecidos) foi presidente do Fluminense Football Club no período de 14 de Janeiro de 1949 a 12 de Janeiro de 1953.
Ele morreu em 28 de agosto após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) quando trabalhava como azulejista em um apartamento em Santos, no litoral paulista. A família do doador precisou de uma vaquinha para realizar o enterro.
O transplante de coração, como ao que o apresentador Fausto Silva foi submetido neste domingo (27), custa R$ 37.052,69 para o SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo.
Rins para pacientes internacionais precisam ser de doadores vivos. Membros da família ou outros que têm uma boa compatibilidade são capazes de doar um dos seus rins. Esse tipo de transplante é conhecido como transplante de doador vivo. O doador do rim pode viver com apenas um rim saudável.
Existe limite de idade para ser doador ou receptor? O que determina o uso de partes do corpo para transplante é o seu estado de saúde. Em geral, aceita-se os seguintes limites, em anos: rim (75), fígado (70), coração e pulmão (55), pâncreas (50), válvulas cardíacas (65), córneas (sem limite), pele e ossos (65).
Quais são os riscos? O Dr. Alan Castro explica que, para o doador vivo, os riscos são mínimos, pois ele passa por uma avaliação rigorosa e, após o procedimento, poderá viver com apenas um rim, desde que mantenha hábitos de vida saudáveis, não ganhe peso e não fume.