O hábito de manter o pé sobre o pedal da embreagem com o carro parado em semáforos e outras paradas rápidas, também contribui para diminuir a vida útil desta peça tão importante para o funcionamento do veículo.
Pode ser ocasionada por uma tensão excessiva ou desregulada do cabo de embreagem. E esse, se romper, você vai ficar na rua – ou ter de passar a marcha do carro “no tempo”, o que nunca é bom. O pedal duro da embreagem pode indicar também uma folga exagerada dos cilindros de embreagem.
Assim que ele sair do fluxo principal da via, engrene a 1ª marcha para alinhar o veículo com o meio-fio. Nunca inicie o controle de embreagem com a 2ª marcha, pois as chances do carro morrer são grandes.
No entanto, em média, a embreagem pode durar entre 80.000 a 150.000 quilômetros. Ainda assim, é essencial prestar atenção aos sinais de desgaste. Dessa forma, se você notar algum desses sinais ou tiver dúvidas sobre o estado desta peça, recomendamos levar o veículo a um profissional para uma avaliação adequada.
Já o cabo da embreagem pode ter o valor de R $20 a R $50 em média. No entanto, em casos de uso excessivo ou danos, pode ser necessário retificar a face do volante do motor ou substituí-lo completamente. Nesses casos, os custos podem variar de R $600 a R $1.000.
Manter o pé no pedal de embreagem com o motor ligado e o câmbio engrenado ao parar no semáforo, ou até em um congestionamento é um hábito que causa danos à embreagem. Sempre que parar, coloque o veículo em ponto-morto e acione os freios, apenas engrene o veículo no momento em que for andar novamente.
Entretanto, não apertar o pedal até o fim só irá causar o efeito contrário. Fazer a troca de marchas sem que a embreagem seja completamente pressionada, força o conjunto do componente, pois as partes que deveriam ser desacopladas não realizam o movimento da forma correta. Por isso, não tenha medo de pisar até o final.
Evite acelerar antes de soltar a embreagem completamente. Não acelere o veículo antes de ter soltado completamente o pedal da embreagem. Além disso, evite descansar o pé na embreagem ou no acelerador quando não estiver operando ativamente esses pedais.
Para evitar a chamada “queimada da embreagem” — que faz com que o carro não desenvolva e consuma combustível em excesso —, o ideal é soltar pouco a embreagem, sem acelerar demais.
Segundo a instrutora de autoescola Daiane dos Santos, o ponto de saída das ladeiras não é só uma tremidinha, é o carro tremendo muito, quase morrendo. Quando sentir isso, tire o pé do freio e comece a acelerar, segurando a embreagem por dois segundos ainda. "Assim o carro não morrer e não volta", afirma a profissional.
O que acontece se mudar de marcha sem apertar a embreagem?
Não causa danos ao motor ou à transmissão se feito corretamente, apenas certifique-se de que você está em uma faixa de rotação mais alta (para trocas de marcha para cima) quando se trata de reduzir marchas sem embreagem, certifique-se de praticar COM a embreagem primeiro para que você possa acertar o tempo...
*Eficiência:* Acionar o freio antes da embreagem permite que o motor ajude a desacelerar o carro. Se você acionar a embreagem primeiro, o motor é desengatado da transmissão, e o carro desacelera apenas pela ação dos freios, o que pode ser menos eficiente e desgastar mais os freios.
Dirigir com o pé na embreagem é um hábito prejudicial que pode danificar o carro de várias maneiras. O desgaste prematuro do disco de embreagem, a sobrecarga dos componentes da embreagem e o aumento do consumo de combustível são apenas alguns dos efeitos negativos dessa prática.
Evite deixar o carro engrenado enquanto estiver parado. Ao parar no sinal de trânsito, por exemplo, deixe o carro em ponto morto e sem apertar o pedal da embreagem. Nunca descanse o pé no pedal da embreagem com o carro em movimento. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco.
Se o carro for pra frente, seu pé deve ir pra frente. Se o carro for para trás, seu pé deve ir para trás. Quando você estiver quase lá, o carro vai começar a querer parar. Nesse momento, solte a embreagem bem pouquinho que ele vai parar de descer e estabilizar completamente.