As tuas portas estarão abertas de contínuo; nem de dia nem de noite se fecharão, para que te sejam trazidas riquezas das nações, e, conduzidos com elas, os seus reis.
E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar. E, conhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.
"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.
JESUS ABRIU A PORTA (LIVE SESSION) - MARCOS ANTÔNIO O NEGRÃO ABENÇOADO
Quem se sentou ao lado de Jesus?
Dessa vez, Tiago e João, dois irmãos do grupo mais íntimo de Jesus pedem postos importantes no reino – um sentar-se à direita e outro à esquerda. Não sabem que quem estará à direita e à esquerda de Jesus serão dois ladrões e estarão crucificados com ele.
São Longuinho foi, na verdade, o soldado romano Longinus, que se encontrava na Terra Santa e integrou o grupo encarregado de promover a execução de Jesus Cristo. Consta que água espirrada do corpo de Cristo pingou no olho de Longinus e curou um defeito. Ele se converteu, tornou-se cristão.
Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão. Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua.
Tiago, o Maior, nasceu na Galileia e era filho de Zebedeu e Salomé, segundo as Sagradas Escrituras. Era, portanto, irmão de João Evangelista, os “Filhos do Trovão”, como os chamara Jesus. É sempre citado como um dos três primeiros apóstolos, além de figurar entre os prediletos de Jesus, juntamente com Pedro e André.
“quaterno (grupo de quatro)”. Trata-se de um destacamento de quatro homens, encarregados da guarda de prisioneiros. Dois soldados eram algemados ao preso, ao passo que os outros dois se encarregavam da vigilância (guarda).
Na última seção da carta à igreja em Laodiceia, Jesus pede aos crentes que venham estar em comunhão com Ele e promete uma bênção de autoridade para testemunhas fiéis. A última seção da carta à igreja em Laodiceia começa com um convite à comunhão com Jesus: Eis aí estou à porta e bato.
João Batista abriu o caminho para que Jesus pudesse agir, conforme as escrituras. João não se achava digno e de fato não era. Não somos dignos, mas Deus em sua misericórdia nos permite participar do processo de salvação de outras pessoas. Seja alguém que abre o caminho!
Qual foi o primeiro profeta que anunciou a vinda do Messias?
Isaías, um grande profeta do Velho Testamento, anunciou o nascimento iminente do Messias. “O mesmo Senhor vos dará um sinal”, ele declarou. “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).
Qual a diferença de idade entre João Batista e Jesus?
Disse: “A tua parenta Isabel, que todos diziam ser estéril, já está grávida há seis meses”. Portanto, nós sabemos com exatidão que existe uma diferença de idade entre Jesus e São João Batista de seis meses.
Tiago aqui é retratado com uma deficiência na perna. E Jesus o convocou para uma missão de curar pessoas, deu este dom à ele. Então, Tiago questiona Jesus porque até agora Ele não o curou e como ele poderia curar outras pessoas sendo que ele mesmo não tinha sido curado.
Jesus disse a Pedro, Tiago e João que O seguissem e eles seriam “pescadores de homens”. Eles então deixaram tudo o que tinham e seguiram Jesus. O Salvador também pediu que outros homens O seguissem. Jesus escolheu doze Apóstolos para liderar Sua Igreja.
Qual o nome da menina que abriu a porta para Pedro?
E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar. E, conhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.
A sua morte está descrita nos Atos dos Apóstolos: “Naquele tempo, o rei Herodes começou a perseguir alguns membros da Igreja. Mandou matar, com a espada, Tiago, irmão de João”. Depois da decapitação, segundo a Lenda Áurea do frade dominicano, Jacopo de Varagine, seu corpo foi trasladado para a Espanha.
João, o Apóstolo, era filho de Zebedeu e irmão mais novo de Tiago, filho de Zebedeu (tradicionalmente chamado de São Tiago Maior). Segundo a tradição, sua mãe era Salomé, uma conclusão obtida ao se comparar Mateus 27:56 com Marcos 15:40.
Longinus, seu nome latino, provavelmente se trata de uma referência à lança comprida que, segundo relatos bíblicos, o soldado romano teria utilizado para perfurar o peito de Jesus na cruz, para ter a certeza de que ele estava morto.
Pediu a Jesus que o curasse. Quando Jesus falou que ia à sua casa, ele disse que não era digno de recebê-lo, porque passava o seu dia dando ordens para que os empregados obedecessem. O oficial romano entendeu que, diante de Jesus, era ele quem devia receber as ordens.
Quem foi o soldado romano que viu Jesus ressuscitado?
Enviado pelo rei Pilatos (Peter Firth), o soldado Clavius (Joseph Fiennes) se vê diante de uma série de questionamentos sobre o sumiço do corpo. A princípio, ele pensa que os discípulos de Jesus roubaram o cadáver.