Porque o Corinthians tem 1 Libertadores e 2 Mundiais?
A escolha dos times por parte da CBF gerou duas polêmicas
A Confederação não esperou o término do Brasileirão de 1999 para convidar o campeão e optou por assegurar o Corinthians, campeão de 1998. Por coincidência, o Timão conquistou também o nacional de 1999.
O São Paulo continua sendo o clube brasileiro com mais títulos mundiais, com três conquistas (1992, 1993 e 2005). Porém, o Tricolor está muito distante dos nove títulos que o Real Madrid conquistou na história (foram cinco nos últimos 11 anos).
A edição de 2000 foi realizada no Brasil e terminou com título da equipe paulista, nos pênaltis, em final justamente contra os cariocas. O Timão foi chamado para a disputa por ser o então campeão nacional do país-sede -- havia vencido o Brasileirão em 1998 e 1999.
Em artigo publicado em seu website, a FIFA afirmou que o Timão é o “campeão inaugural” do campeonato mundial. Em 2012, com Tite no comando, o time do Parque São Jorge bateu o Chelsea na final, no Japão.
Quem foi campeão mundial em 2000, Corinthians ou Boca Juniors?
Entretanto, em 2000, ocorreram edições nos dois formatos. No da Fifa, o Corinthians foi campeão. No Intercontinental, o Boca Juniors, campeão da Libertadores de 2000, venceu o Real Madrid por 2 a 1. A entidade máxima do futebol leva em conta as duas conquistas.
Porque o Corinthians não vai jogar a Copa do Brasil 2025?
Por que pode ficar fora? Desde o ano passado foram alterados os critérios para classificação para a Copa do Brasil. Em vez de usar o ranking da CBF como critério, tal qual era até 2023, as vagas passaram a ser preenchidas de acordo com o desempenho nos campeonatos estaduais.
O Corinthians foi convidado para o Mundial de Clubes de 2000?
Ou seja, o Corinthians participou do Mundial de Clubes de 2000 por ser campeão do país sede da competição, explicando a polêmica de não ter conquistado a Libertadores nem em 1998 e em 1999.
No mesmo ano, Real Madrid (campeão da Champions em 1999/00) e Boca Juniors (campeão da Libertadores em 2000) disputaram a final da Copa Intercontinental, vencida pelos argentinos. Dessa forma, dois Mundiais de 2000 são considerados oficiais pela federação internacional de futebol.
Ganhar a Copa Libertadores e disputar o Mundial de Clubes é uma oportunidade que poucas equipes brasileiras puderam ter e, isso, não foi diferente com o Vasco da Gama, campeão sul-americano de 1998, mesmo sem levantar o troféu da competição.
Cruzeiro - não tem Mundial, Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Flamengo - não tem Sul-Americana. Fluminense - não tem Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil. Grêmio - não tem Sul-Americana.
O termo timão (do latim temo, eixo de carroça ou arado) pode se referir a: Roda de leme - roda ou volante com que se manobra o leme de uma embarcação. Sport Club Corinthians Paulista - apelidado de Timão pelos seus torcedores.
A Copa Paulista é uma importante oportunidade para os clubes paulistas conquistarem espaço no cenário nacional e ampliarem suas opções de competição no segundo semestre. Com a divulgação das regras, os times agora se preparam para buscar um bom desempenho no estadual e garantir presença na disputa do torneio.
O Palmeiras será um dos representantes da CONMEBOL – e, claro, do Brasil – na primeiríssima edição do Mundial de Clubes da FIFA 25™. Vencedor da Copa Libertadores da América em 2021 e atual campeão brasileiro, o Verdão treinado por Abel Ferreira quer mais e terá a chance de mostrar sua grandeza no torneio global.
A Fifa confirmou outra vez que são campeões mundiais todos os times que ganharam o torneio nas suas três versões: em ida e volta de 1960 até 1979, jogo único no Japão de 1980 até 2004 e do torneio organizado por ela, em 2000 e desde 2005.
Após o pior momento da história do clube, a queda para a segunda divisão do nacional, o Corinthians conquistou de forma honrosa o título da série B. Foram 85 pontos marcados em 38 jogos, com 25 vitórias, 10 empates e três derrotas. No total, o Alvinegro balançou as redes 79 vezes.