A forma matricial de PROC é muito semelhante às funções PROCH e PROCV. A diferença está no fato de que PROCH pesquisa o valor de valor_procurado na primeira linha, PROCV pesquisa a primeira coluna e PROC pesquisa de acordo com as dimensões da matriz.
Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda dos dados que você deseja localizar.
O que faz a função PROCH? Esta função realiza uma pesquisa horizontalmente — o “H” de PROCH significa sentido horizontal — um valor na linha superior de uma matriz ou tabela. Ou seja, a PROCH localiza o resultado ou argumento de interesse por meio da leitura da primeira linha de uma lista de dados.
A principal diferença é que a função PROCX é mais geral, vai te permitir maior facilidade e liberdade nas buscas e funciona tanto para busca vertical quanto horizontal. A função PROCV só permite a busca na vertical e tem a limitação da posição das informações.
A opção de Correspondência Aproximada das funções PROC V e PROC H permite retornar o valor aproximado mais próximo quando não há uma correspondência exata. Essa funcionalidade é útil em casos que exigem a pesquisa por faixas de valores ou categorias próximas.
Índice Corresp é Melhor que ProcV e ProcX? Exemplo Prático Passo a Passo
Qual o significado de PROCH?
PROCH no Excel – Busca na Horizontal
A função PROCH no Excel é muito semelhante a função PROCV, com a diferença de que, ao invés de realizar a pesquisa verticalmente na nossa base de dados, ela faz essa busca na horizontal. Ou seja, ela busca as informações a partir das linhas da tabela.
ÍNDICE-CORRESP (INDEX-MATCH) é uma alternativa mais flexível, eficiente e adaptável ao PROCV (VLOOKUP), especialmente em situações complexas e dinâmicas. Esta combinação de funções é recomendada para otimizar o desempenho e a precisão em suas planilhas do Google Sheets.
O PROCV (VLOOKUP em inglês) é uma função no Excel que permite buscar um valor em uma coluna e retornar um valor correspondente de outra coluna na mesma linha. Essa função é extremamente útil para comparar e extrair dados de grandes tabelas, tornando-se uma habilidade valiosa para qualquer usuário do Excel.
Primeiro, adicione uma linha auxiliar (Linha 3 abaixo) com os números das colunas. Em seguida, use a função PROCH para retornar o número da coluna dessa linha para uso na função PROCV.
O Solver é um suplemento do Microsoft Excel que você pode usar para teste de hipóteses. Utilize o Solver para localizar um valor ideal (máximo ou mínimo) para um fórmula numa célula , denominada célula de objetivo, sujeito a restrições ou limites, nos valores de outras células de fórmula numa folha de cálculo.
O operador de cálculo & (e comercial) permite a união de itens de texto sem precisar usar uma função. Por exemplo, =A1 & B1 retorna o mesmo valor que =CONCATENATE(A1,B1). Em muitos casos, usar o operador E comercial é mais rápido e simples do que usar a função CONCATENAR para criar cadeias de caracteres.
Para realizar funções semelhantes à PROCX em versões anteriores do Excel, pode-se utilizar uma combinação das duas funções, ÍNDICE e CORRESP. A função ÍNDICE retorna um valor ou a referência a um valor de dentro de uma tabela ou intervalo, e a função CORRESP é usada para encontrar a posição de um item em um intervalo.
A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo. Por exemplo, se o intervalo A1:A3 contiver os valores 5, 25 e 38, a fórmula =CORRESP(25,A1:A3,0) retornará o número 2, porque 25 é o segundo item no intervalo.
A forma matricial de PROC é muito semelhante às funções PROCH e PROCV. A diferença está no fato de que PROCH pesquisa o valor de valor_procurado na primeira linha, PROCV pesquisa a primeira coluna e PROC pesquisa de acordo com as dimensões da matriz.
Pesquisa horizontal. Pesquisa em toda a primeira linha de um intervalo em busca de uma chave e retorna o valor da célula especificada na coluna encontrada.
Em uma forma mais simples, a função PROCV descreve: =PROCV(O que você deseja pesquisar, onde você deseja pesquisar, o número da coluna no intervalo que contém o valor a ser retornado, retorna uma correspondência Aproximada ou Exata – indicada como 1/TRUE ou 0/FALSE).
Isso geralmente ocorre quando células que foram referenciadas por fórmulas são excluídas ou algo é colado sobre elas. Atente-se ao número de referência da coluna, que é o penúltimo argumento do comando.
Ao contrário do PROCV, o PROCX pode retornar uma matriz com vários itens, o que permite que uma única fórmula retorne o nome do funcionário e o departamento das células C5:D14.
Isso ocorre devido ao uso do argumento VERDADEIRO, que determina a procura de uma correspondência aproximada pela função PROCV, em vez de uma correspondência exata. Não há correspondência próxima para "Banana", e "Pear" vem antes de "Peach" em ordem alfabética.
Uma Tabela Dinâmica é especialmente projetada para: Consultar grandes quantidades de dados de várias maneiras amigáveis. Subtotalizar e agregar dados numéricos, resumir dados por categorias e subcategorias e criar cálculos e fórmulas personalizados.
Retorna o primeiro argumento se não for um valor de erro. Caso contrário, retorna o segundo argumento (se presente) ou um valor vazio se o segundo argumento não existir.