Você sabia que existe um momento ideal para tomar o café da manhã? A diretora do grupo de imunonutrição do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição (ICTAN) recomenda que a primeira refeição do dia aconteça logo após acordar, dentro de 20 minutos.
No café da manhã, é recomendada a ingestão de alimentos ricos em fibras e proteínas, como ovos, iogurte, queijo, leite e cereais. Além disso, essa refeição deve ser feita por volta das 8 horas da manhã, uma vez que a claridade do dia indica para o sistema nervoso e a outros órgãos de que é hora de comer.
Se alimentar bem logo cedo é fundamental para começar as atividades diárias com disposição e vigor. Também é uma forma de diminuir os riscos de certas doenças e aumentar o desempenho nas atividades físicas.
A dica de comer de três em três horas é uma recomendação comum entre nutricionistas. A ideia é que ao se alimentar várias vezes por dia, fica mais fácil controlar a fome.
Como acordar cedo (sem ficar cansado o resto do dia)
Qual o tempo correto para comer?
A recomendação de comer a cada 3 horas nem sempre é necessária para todas as pessoas. O ideal é respeitar os sinais de fome e saciedade do seu corpo. A qualidade da alimentação e o equilíbrio de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis) são mais importantes do que a frequência das refeições.
Isso significa que a primeira refeição deve ser feita às 7h, apenas uma hora depois de acordar, porque ajuda a acelerar o metabolismo e dar mais energia para o dia que está por vir. Já a última refeição deve ser feita até três horas antes das 22h, o que coloca o jantar por volta das 19h.
Quanto tempo o organismo se acostuma a comer pouco?
Após 7 dias, o corpo começa a se acostumar com as mudanças, entrando numa rotina e reduzindo o desejo por lanches e beliscos. Neste momento, fica mais fácil seguir com escolhas saudáveis.
A diretora do grupo de imunonutrição do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição (ICTAN) recomenda que a primeira refeição do dia aconteça logo após acordar, dentro de 20 minutos.
A nutricionista Greice Furlanetto Arraes reiterou ao g1 que a alimentação muito tarde da noite não é uma boa opção, pois à noite ficamos mais resistentes à insulina.
Se alimentar e ir dormir logo em seguida faz com que o organismo fique em “estado de alerta” estimulando a produção de hormônios e alterando o ciclo circadiano, o que prejudica a qualidade do sono e pode também alterar os processos digestivos.
É permitido e indispensável comer à noite. No entanto, faça isso pelo menos 3 horas antes de dormir. Esse cuidado deve ser redobrado para quem sofre com hipertensão, refluxo, obesidade ou doenças estomacais.
“Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, explica Lisa Moskovitz, nutricionista nos Estados Unidos. É difícil pegar no sono quando tudo que você consegue pensar é no buraco em seu estômago. Contudo, se alimentar muito tarde pode causar estragos ao seu corpo.
Quanto tempo devo esperar para tomar café depois de acordar?
"Embora para a maioria das pessoas beber café seja uma tradição matinal depois de acordar, pode ser melhor esperar uns 90 minutos, pois seu corpo aumenta naturalmente o cortisol quando você acorda", explica o especialista.
Qual é o máximo de tempo que pode ficar sem comer?
Uma pessoa é capaz de sobreviver sem comer alimentos sólidos por cerca de 30 dias. Mas não vive mais de três dias sem beber água. Além disso, sem água, não há como produzir alimentos e, muitas vezes, nem como prepará-los!
Conforme a necessidade e o objetivo na eliminação de peso, é indicado o método mais adequado e o tratamento se inicia. As etapas incluem a consulta nutricional com indicação de plano alimentar e fases para desintoxicação do corpo, emagrecimento, reeducação alimentar e manutenção.
O efeito platô é uma fase em que, após um período de perda de peso contínua, o corpo parece “estacionar” e a balança não mostra mais os resultados desejados. Essa estagnação pode ocorrer mesmo que a pessoa continue seguindo a mesma dieta e rotina de exercícios que vinham funcionando anteriormente.
Segundo as especialistas, o horário do almoço e a quantidade de comida no prato variam conforme o horário do café da manhã e o que foi consumido nesse período. Elas explicam que se você toma café da manhã por volta das 8 horas, é melhor almoçar entre 12 e 14 horas.
Em termos nutricionais, a prática faz com que os níveis de glicose e insulina no organismo se estabilizem, além de outros efeitos metabólicos que proporcionam a queima de gordura acumulada.
Além disso, dormir com o estômago cheio pode aumentar o risco de ganho de peso e problemas metabólicos a longo prazo. Para evitar esses problemas, é recomendável esperar pelo menos duas horas após uma refeição antes de deitar.
Como os níveis de adenosina em seu cérebro diminuem enquanto você dorme, eles estão no seu ponto mais baixo imediatamente após acordar, diz Grandner. Então, com pouca adenosina presente para a cafeína bloquear, uma xícara de café logo de manhã te dará menos impulso do que quando os níveis de adenosina estão altos.
Quem nunca escutou que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ainda vai escutar. Este hábito bastante comum, corresponde a cerca de 30% ao valor energético total da dieta de uma pessoa, visto que é a primeira refeição após horas de sono, dando energia para o corpo suportar o dia a dia.
Beber água, seja quente ou fria, é uma boa pedida para desintoxicar. Além disso, ocupa suas mãos e boca quando abandonar o consumo de café. Algumas pessoas já disseram que a água ajudou a ficarem mais alertas, condição que normalmente é afetada pela falta de cafeína.