ORGANIZAÇÃO é a função administrativa de arranjar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, visando o alcance dos objetivos organizacionais. ORGANIZAÇÃO é uma entidade social composta de pessoas e deliberadamente estruturada e orientada para um objetivo comum.
Significa orientar e coordenar o trabalho dos subordinados”. A empresa precisa ser DIRIGIDA, GOVERNADA E ORIENTADA para os objetivos pretendidos. Cabe à função de Direção executar as coisas para atingir estes objetivos.
Planejar é decidir onde se quer chegar, organizar é definir como e com que recursos, dirigir é liderar para alcançar os objetivos, e controlar é monitorar os volumes produzidos, a velocidade com que se produz, acompanhar resultados etc.
20 Questões de Funções Administrativas - Petronio Castro
Qual é a função da organização?
ORGANIZAÇÃO é a função administrativa de arranjar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, visando o alcance dos objetivos organizacionais. ORGANIZAÇÃO é uma entidade social composta de pessoas e deliberadamente estruturada e orientada para um objetivo comum.
O principal objetivo da organização é obter o máximo rendimento de toda e qualquer atividade tanto pela estruturação como pela indicação dos melhores métodos para a realização dos serviços.
Nas organizações públicas também são chamadas de funções públicas e nas organizações privadas também são chamadas de funções empresariais. São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal.
A organização é uma entidade complexa que pode ser composta por diversas pessoas, departamentos, recursos e processos. O objetivo principal de uma organização é utilizar esses recursos da melhor maneira possível para atingir seus objetivos, sejam eles financeiros, sociais, ambientais ou outros.
Resumidamente, é a razão fundamental pela qual uma instituição existe. Além do lucro e das suas diretrizes, é a definição de onde ela quer chegar e como pode impactar positivamente a sociedade à sua volta.
Quais são os principais propósitos da organização?
Como falamos anteriormente, ter um propósito organizacional é descobrir a própria identidade, por isso se torna tão importante sua definição. Fazendo com que a empresa se diferencie no mercado e se destaque dos concorrentes. Além disso, ajuda a elevar a performance das pessoas e da organização.
Para o seu negócio funcionar bem, a organização é fundamental. Por menor que seja a sua empresa, a organização das tarefas e funções facilitará os processos da empresa. Estes processos são os responsáveis pelo funcionamento geral e determinam o modo como a empresa funciona.
O papel da organização no processo de criação do conhecimento organizacional é promover o contexto apropriado para facilitar as atividades de grupo, assim como a criação e o acúmulo de conhecimento em nível individual.
A Organização é uma associação de pessoas para atingir uma finalidade definida e predeterminada, ou seja, sua missão. As pessoas que compõem a organização são seus sócios, dirigentes, funcionários e voluntários, com objetivos e responsabilidades diferenciados, mas articulados em torno da missão da entidade.
A organização é um conceito fundamental que se refere à forma como os recursos, pessoas e processos são estruturados e coordenados para alcançar objetivos específicos.
Uma organização é formada pela soma de pessoas, amparadas pelas máquinas e outros equipamentos que facilitam o trabalho (capitalizando-o, e/ou tornando-o produtivo, no ganho de escala - de - produção (vide Economia, Econometria), recursos financeiros e outros.
Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas. Se o empreendedor quer tomar as rédeas da sua empresa, precisa domar essas habilidades e ser estratégico nas suas decisões.
Qual é o principal objetivo de qualquer organização?
O objetivo primordial de qualquer organização é maximizar o retorno sobre o capital investido, utilizando ferramentas disponíveis para se destacar entre os concorrentes, conquistando maiores margens e participações de mercado.