Segundo especialistas, os pneus de caminhão podem rodar entre 60 e 80 mil quilômetros. No entanto, existem muitos fatores que podem aumentar ou diminuir essa vida útil. Nos casos de condução frequente, por exemplo, com terrenos acidentados e estradas de terra, pode ser necessário realizar a substituição antes do tempo.
A estimativa, portanto, é de que a vida útil de um pneu de caminhão chegue, em média, a 60 mil quilômetros rodados. Mas, em alguns casos, é possível rodar até 80 mil quilômetros. Mas é possível, ainda, estender ao máximo a durabilidade dos pneus. Algumas medidas, portanto, podem ser adotadas para isso.
Com cuidados adequados e uma condução cuidadosa, o pneu pode durar até 60.000 a 80.000 km. No entanto a durabilidade do pneu pode ser afetada por vários fatores, como a forma de condução, a calibragem do pneu, o alinhamento e cambagem do carro, e o tipo de carro em que o pneu é usado.
Quando as peças atingem seu limite de profundidade de sulcos, ao invés de um descarte direto, os pneus são recapados e rodam por cerca de mais 2 a 3 anos.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
COM 90 MIL KM RODADOS OLHA COMO ESTÃO OS PNEUS DO CAMINHÃO , RODÍZIO E BALANCEAMENTO .
Quantos quilômetros um pneu de caminhão recapado pode rodar?
Um pneu recapado, quando bem mantido, pode alcançar distâncias impressionantes, chegando a rodar até 500 mil km, comparável a pneus novos, dependendo das condições da carcaça e da utilização.
Devido aos inúmeros fatores que influenciam o desempenho dos pneus (rotas percorridas, carga transportada, número de viagens etc.), as fabricantes não estipulam uma data de validade incisiva, mas geralmente o parâmetro fica entre 5 a 7 anos. No entanto, é recomendado inspecionar todo o conjunto sempre que possível.
A carcaça desse pneu aguenta até 2 recapagens. Presta atenção, você coloca ele novo e roda aproximadamente 90 mil quilômetros, faz a primeira recapagem e pode rodar mais 140 mil e aí ao invés de descartar o pneu, você recapa novamente e roda mais uns 100 mil.
Mesmo que a banda de rodagem pareça estar em boas condições, os pneus têm uma vida útil limitada. A borracha dos pneus envelhece e perde suas propriedades com o tempo. A maioria dos fabricantes recomenda substituir os pneus a cada seis a dez anos, independentemente do desgaste da banda de rodagem.
Qual é a marca de pneu que dura mais? Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes.
Na verdade, cada pneu também tem um limite de quilometragem sugerido. A fabricante Pirelli afirma que a média de vida de um pneu está entre 25.000 e 50.000 km.
O que é o TWI? O indicador de desgaste da banda de rodagem é um recurso que permite saber, a partir de suas medidas, quando está na hora de trocar os pneus. TWI é um recurso projetado para demarcar quando os pneus atingem o limite legal de desgaste.
Segundo especialistas, os pneus de caminhão podem rodar entre 60 e 80 mil quilômetros. No entanto, existem muitos fatores que podem aumentar ou diminuir essa vida útil. Nos casos de condução frequente, por exemplo, com terrenos acidentados e estradas de terra, pode ser necessário realizar a substituição antes do tempo.
A nomenclatura 295/80R22.5 indica o tamanho do pneu. O número 295 se refere à largura em milímetros; o 80 é a porcentagem da largura que representa a altura (nesse caso, 80% de 295mm, que é igual a 236mm) e, por fim, o R22,5 é a definição do diâmetro do aro em polegadas.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.
Exposição prolongada ao sol: os raios UV podem deteriorar a estrutura molecular da borracha, provocando secagem e fissuras. Condições climatéricas extremas: o calor intenso ou o frio extremo podem afetar a flexibilidade da borracha, provocando fissuras.
Com a finalidade de documentar a data de fabricação e, portanto, a exata validade do pneu, existe o DOT. A sigla vem do termo em inglês “Department of Transportation”, ou seja, Departamento de Transporte. O DOT é, assim, uma sequência de 4 números gravada próximo ao número de série do produto.
A resposta é rápida e simples: no perfil do pneu, você encontrará informações como a banda de rodagem do pneu, a data em que foi fabricado e também a letra que indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar.
Segundo as normas referentes ao uso de pneus em veículos, o limite do TWI do pneu é de 1,6 mm de profundidade da banda de rodagem. Quando a banda de rodagem do pneu se desgasta até o ponto em que fica no mesmo nível dos indicadores de desgaste (TWI), o pneu atinge esse limite mínimo.
O sulco normalmente é mais baixo do que as bandas de rodagem. Dessa forma, se você observar que o sulco está no mesmo nível que o resto do pneu, isso indica que ele deve ser trocado.