As serpentes da espécie Bothropoides jararaca tem grande capacidade adaptativa e são ágeis. O tamanho médio dessas serpentes, quando adultas, é de cerca de 1m. Nascem principalmente entre janeiro e março em ninhadas compostas de 3 à 35 filhotes e medindo em torno de 20 cm.
Numa relva curta as cobras e serpentes sabem que estão muito mais expostas aos predadores, e por isso evitam-na. Evite regar demasiado a relva. A humidade atrai vermes, minhocas, rãs, lesmas e outros insetos que são alimento de cobras, serpentes e outros répteis.
Distribuição: As caninanas produzem em média oito ovos que 12 podem estar distribuídos igualmente ou não entre os ovários. Os ovos postos na primavera são incubados em média por 73 dias e a eclosão ocorre durante o verão.
Um dos principais sinais de que há cobra por perto é ouvir os sons característicos do animal. Por exemplo, Cascavéis e Víboras possuem um “chocalho” na ponta da cauda com um som bem característico. Além disso, há o sibilar, o famoso assobio da cobra, que é muito fácil de identificar.
O cheiro forte de vinagre pode ajudar a mantê-los afastados. Naftalina : As cobras tendem a evitar o cheiro de naftalina. Coloque algumas bolas de naftalina em áreas estratégicas de sua propriedade para impedir sua presença.
Repelente em grânulos compostos por óleos naturais activos, (afastam) repelem de um modo eficaz, criando uma barreira olfactiva contra serpentes e cobras. O produto não contém venenos.
A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.
Jararacas vivem em média nove ou dez anos. Cascavéis podem chegar a 15 anos em média. Mas sob observação dos especialistas, e com um cuidado maior, elas podem ter uma vida mais longa, além da possibilidade de terapias contra algumas doenças.
O que acontece se for picado por uma jararaca filhote?
Sintomas de uma mordida venenosa de jararaca
Se a mordida tiver secreção, isso pode ser um sinal de veneno. Após uma mordida venenosa de uma jararaca, você terá: Vermelhidão e inchaço, cerca de 30 a 60 minutos após a mordida. Hematoma e retesamento, 3 a 6 horas após a mordida.
O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.
A jararaca que picou Cícero é uma serpente muito venenosa e dependendo da quantidade de veneno injetada, uma picada pode causar sequelas graves e levar até a morte.
O habitat preferido destas cobras são os terrenos agrícolas, se bem que também se encontrem junto aos grandes aglomerados urbanos, já que aí encontram alimento com grande facilidade.
E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.
Aplique o Mutant Afasta Cobra de forma prática e segura, seguindo as instruções da embalagem. Distribua o produto ao redor da casa, formando um círculo de proteção. Este processo simples não requer conhecimentos técnicos e é eficaz para manter esses animais à distância, assegurando um ambiente seguro para todos.
Para evitar ser picado por uma cobra nestas situações, o mais importante é não tocar o animal em hipótese alguma e procurar ajuda imediata. “Se aparecer alguma serpente na sua casa, na sua área de trabalho, não importa se é perigosa ou não, procure socorro com pessoas que saibam lidar com animais.
Existem certos odores e substâncias que as cobras acham desagradáveis. O uso de repelentes naturais, como óleo de canela, alho ou vinagre, pode ajudar a dissuadir sua presença. Aplique esses repelentes ao redor do perímetro de sua propriedade.
Quando importunada infla o pescoço, arma o bote e ataca o oponente mordendo-o. Sua característica principal é a agilidade, ela tem a capacidade de alcançar uma distancia de um metro em milésimos de segundos, o que facilita na captura de presas ágeis como ratos e aves.
A gestação de uma cobra pode levar até oito meses e o número de filhotes depende da espécie. No ano passado, por exemplo, uma sucuri criada no Instituto Butantan deu à luz 17 cobrinhas – se achou muito, saiba que esta espécie pode chegar a ter 30 filhotes de uma vez!