Ali, os dois começaram a namorar. Juntos há dez anos, têm dois filhos: Pedro, de 9 anos, e Maria Alice, de 7. Para esta entrevista, Salay chega ao Mocotó da Vila Leopoldina com um vestido comprido de linho cor de laranja e uma sandália rasteira.
Sua dedicação não se resume à operação do Mocotó – pai de cinco filhos (entre 6 e 14 anos), ele atua em projetos sociais ao lado da esposa, a historiadora Adriana Salay.
Rodrigo Oliveira tem 44 anos, é filho de pernambucanos e cozinheiro. Há 20 anos, comanda a casa que conta a história da sua família, o Mocotó. Ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Inaugurou o Mocotó Café no Mercado de Pinheiros e o Mocotó no D, restaurante dentro do Shopping D.
E seus restaurantes (sim, hoje são cinco em São Paulo: na Vila Medeiros, Zona Norte, na Vila Leopoldina, no Shopping D, o Balaio IMS e o Mocotó Café no Mercado de Pinheiros) seguem a filosofia de serem informais e acolhedores, como se o Rodrigo (e Seu Zé) estivessem nos recebendo em sua casa.
Nascida em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, Manuelle Ferraz foi criada em uma família de cozinheiras, mas foi a rebeldia que fez com que ela dedicasse a vida à gastronomia.
Rodrigo Oliveira acredita que é muito mais desafiador colher um tomate saudável do que ganhar uma estrela Michelin. O chef, que possui cinco restaurantes em São Paulo e foi jurado no MasterChef Brasil, sublinhou a importância da agricultura sustentável e o papel vital dos agricultores na produção de alimentos.
Quantas receitas exclusivas foram criadas pelo chef Rodrigo para os restaurantes da Sodexo?
A colaboração entre a Sodexo e Rodrigo Oliveira contempla 12 receitas exclusivas e assinadas pelo chef (10 pratos principais e duas sobremesas), sendo oferecidas nos restaurantes gerenciados pela empresa.
Ao contrário de alguns petiscos brasileiros, a origem do dadinho de tapioca é mais conhecida: ele surgiu de uma improvisação na cozinha de Rodrigo Oliveira, conhecido chef do restaurante Mocotó, na zona norte de São Paulo, e hoje jurado do MasterChef.
Historiadora e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP. É doutora em História Social pela USP com período sanduíche na Universidade de Califórnia e foi professora visitante da Unicamp, na Faculdade de Engenharia de Alimentos.
Seu Zé Almeida, pai do chef Rodrigo Oliveira, fundou o Mocotó como um empório em 1973, uma casa do Norte. Com o passar do tempo, esse empório se transformou num pequeno restaurante e, desde que nasceu, Rodrigo viveu por lá. “Talvez mais pelo fato de querer estar perto do meu pai […] Tal pai, tal filho!
É também o que ele e a mulher, a historiadora Adriana Salay, fazem no projeto Quebrada Alimentada, que, desde março de 2020, já distribuiu mais de 80 mil marmitas para a população do entorno.
Nascido em 1980, Rodrigo Oliveira é filho de pernambucanos e cozinheiro. Aos treze anos foi quando pegou gosto pela culinária, ajudando o pai na Casa do Norte, na Vila Medeiros de São Paulo. Cursou Gastronomia e, desde 2001, está à frente do restaurante que conta a história da sua família: o Mocotó.
A Sodexo, do clã francês, em meio a uma de suas maiores transformações desde a criação em 1966 pelo falecido Pierre Bellon, nomeou o neto Laszlo Szabo, de 31 anos, para o conselho da empresa Pluxee NV, que surgiu de um "spin-off" e abriu o capital no mês passado.
Fundado em 1973 pelo pernambucano Zé de Almeida, o Mocotó é liderado desde 2001 pelo seu filho Rodrigo Oliveira, que continua fazendo barulho com receitas e sabores do nosso nordeste São Paulo afora.
Ao adotar uma nova identidade, a Sodexo Benefícios e Incentivos busca se destacar em um mercado extremamente dinâmico. A Pluxee permitirá aos seus clientes promover sua marca empregadora ao oferecer aos colaboradores soluções customizadas e inovadoras, frente a um ambiente de trabalho com mudanças significativas.
Nenhum restaurante brasileiro possui 3 estrelas Michelin. Outra característica dos restaurantes brasileiros que possuem estrela Michelin é ser a maioria deles de cozinha japonesa, e nenhum de cozinha brasileira.
5. Maní Helena Rizzo, única mulher entre os chef brasileiros com estrela Michelin, comanda o Maní, restaurante de cozinha brasileira, contemporânea e criativa. jabuticaba, talharim de pupunha, risoto de beterraba, polvo na brasa e magret de pato.
"Não ganhamos a estrela Michelin por causa dele", brincava Jacquin, apontando para um de seus cozinheiros durante a entrevista à Folha. Apesar da frustração, sobram motivos para comemorar. Em 2024, o francês também completará 60 anos, 45 deles dedicados à profissão. Mantém seis marcas de restaurante.
Ferraz é um sobrenome ibérico, com a procedência não muito clara. É provável que tenha origem na profissão do ferreiro, de um soldado em armadura de ferro (do latim ferrati) ou de uma alcunha ligada a este metal (como inflexível, cruel, do latim ferreus).
Formada em Gastronomia pelo Senac, a chef de 40 anos é dona do premiado A Baianeira, restaurante localizado no Museu de Arte de São Paulo e também em Barra Funda (SP).
Como funciona o The Taste Brasil? A dinâmica do The Taste Brasil é bem interessante! Assim como na versão original, diversos cozinheiros – entre profissionais e amadores – devem preparar seus pratos para os chefs Felipe Bronze, Claude Troisgros, Manu Ferraz e Manu Buffara.