#judo Hoje foi dia de Shiai (simulação se competição onde os judocas lutam seguindo regras específicas) para as turmas de Judô no Ginásio de Cotia. O Judô é o esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil. Incentivar sua prática é apostar em disciplina, respeito e superação!
Shiai: É uma competição onde os judocas lutam seguindo regras específicas e com a supervisão de um árbitro. O objetivo é derrotar o oponente conforme essas regras para determinar quem é o vencedor.
O shido é uma punição leve. O atleta poderá receber até três shido sem que seu adversário ganhe nenhuma pontuação. A quarta punição, no entanto, resultará em sua desclassificação imediata – considerado, então, como hansoku-make. O número de shido também será usado como critério de desempate.
Migi ou hidari-shizentai – posição natural à direita ou esquerda: mão direita na lapela esquerda do oponente e mão esquerda na manga direita do oponente.
Shintai é a forma de caminhar sobre o tatame e o Tai sabaki pode ser traduzido como "movimentos giratórios" que precisam ser executados com fluidez, rapidez e controle.
Senso de treinamento (Shido) Prega o treinamento do profissional e educação do ser humano , a fim de preparar e orientar todos os funcionários para que atuem de forma objetiva e eficaz.
Yuko (有效) é o termo que expressa, no contexto do judô, um golpe que equivale a um terço da pontuação máxima e caracteriza-se quando o oponente cai de lado durante a disputa.
“Gozaimasu” é presente e “gozaimashita” é passado. Portanto, “arigatou gozaimashita” significa algo como “muito obrigado pelo que foi feito”. Dentro do contexto do dojo, esse termo é, assim como “onegai shimasu”, um termo carregado de valores.
E sendo a palavra kumi-kata um termo japonês, tem ao meu entendimento, sua tradução mais propícia como “Disputa de Pegada” (Sacripanti, 2011). Em inglês é utilizado como tradução do japonês grip fighting (luta de pegada). A tradução literal do japonês seria Kumi (montar ou construir) e Kata (método).
"Hajime (は じ め) é a palavra japonesa que significa" começo "(初 め, 始 め). Nas artes marciais tradicionais japonesas, como karatê, judô, aikido e kendo, é um comando verbal para" começar ". Hajime também é comum Nome dado japonês para homens, embora seja usado ocasionalmente como um sobrenome.
No momento, explicou-se que o shido teria supostamente sido dado por conta de um tipo de pegada que é proibida no judô: quando um atleta coloca os dedos por dentro da manga do uniforme do adversário. Mas isso não foi indicado pelo árbitro, que deve sinalizar com as mãos o motivo de cada advertência.
Shido – é uma penalidade leve entre as infrações do judô. O shido é uma espécie de aviso no judô. O segundo Shido na mesma luta equivale uma pontuação para o judoca rival que vale um Yuko e o terceiro é um Wazari para o adversário.
O termo em japonês tai, dentre outros significados, quer dizer «corpo» ou «realidade». O termo sabaki, «manipulação». Tai sabaki seria, pois, a manipulação do corpo como um todo, mas sem se esquecer do ambiente, da realidade que cerca a cena de combate.
Tsugi ashi (次足) forma de movimentação na qual o pé de trás avança, parando antes de passar pelo pé dianteiro. O movimento é feito com emprego simultâneo das duas pernas, a da frente planta-se firme enquanto a traseira é ligeiramente impulsionada por uma contracção do músculo da panturrilha.
Alguns dos principais golpes do judô são o ippon seoi nage (arremesso de ombro), o osoto gari (grande varredura exterior), o uchi mata (coxa interna), o deashi harai (varredura avançada no pé) e o tai otoshi (grande queda no corpo).
No entanto, quando o árbitro deseja dirigir-se a um ou a ambos os atletas, mas a posição não deve ser desfeita, os comandos utilizados são sonomama (não se movam) e posteriormente yoshi (recomeçar). Assim, o judoca que está ganhando não perde sua posição de vantagem.