Se o motor 1.0 desenvolvia de 60 a 70 cv, chegam hoje aos 80 cv. Além do cilindro a menos, algumas montadoras aumentaram ainda mais o desempenho com a tecnologia da turbina. E da injeção direta. Carros 1.0 da VW (up!) e da Hyundai (HB20) já ultrapassaram os 100 cv de potência com o turbo.
Afinal, a potência do motor a combustão deve ficar por volta de 550 cavalos (contra 850 cv atuais) e ainda parte da energia será usada para poder evitar o atraso no funcionamento do turbo, coisa que o atual MGU-H faz.
Com a nova motorização, o Gol Plus 16V passa a contar com cerca de 70 cavalos (cv) de potência, contra os 54 cv da versão 1.0 comum (oito válvulas). Tem mais potência, por exemplo, que o Fiesta 1.3 (58 cv), quase a mesmo que o Palio EL 1.5 (76 cv) e mais do que todos os outros "populares" do mercado.
Recentemente, a Fiat finalmente deu detalhes sobre seu inédito 1.0 turbo para o Pulse, que será lançado em breve. Derivado do tricilíndrico aspirado da família Firefly encontrado no Argo, com a sobrealimentação a Fiat autoproclamou o motor como o mais potente do Brasil nessa categoria.
Já na ficha técnica do Creta 1.0 turbo, temos um motor 1.0 12V turbo com potência de 120cv e torque máximo de 17,5 kgfm. Vai de 0 a 100km/h em 11,5 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h.
Assim, os motores 1.0 turbo geram potências comparadas a um motor 2.0 aspirado. É o caso do Golf com motor 1.0 de 3 cilindros turbinado, que gera 125cv de potência e quase 20kgfm de torque.
Já os da F2 são carros maiores, os pneus, mais largos, a potência é bem mais elevada, 620 cavalos, atingem 300 km/h, e algumas exigências da pilotagem os aproximam mais dos modelos da F1, como o piloto interagir com várias funções através de comandos instalados no volante.
Koenigsegg Jesko 1.600 cv Seus aerofólios geram tanta pressão aerodinâmica que ele quase seria capaz de andar de ponta-cabeça em um túnel. Rimac C_Two 1.914 cv A máquina croata chega aos 100 km/h em menos de 2 segundos graças a seus quatro motores elétricos.
Fórmula 2 (abreviada para F2) é um tipo de corrida de fórmula criada em 1948. Considerada a categoria de acesso à Fórmula 1, foi substituída pela Fórmula 3000 em 1985 por estar se tornando muito cara (sendo esta por sua vez, substituída pela GP2 Series, em 2003).
No final do mesmo ano, a versão 1.0 16v aspirada também recebia as melhorias, elevando sua potência a 76 cv a 6000 rpm e oferecendo 9,7 kgfm de torque a 4500 rpm. Apesar de boa velocidade final de 165 km/h, seu consumo cobrava caro o aumento de potência: 8,1 km/l na cidade e 13,9 km/l em estrada.
Para efeito de comparação, o atual 1.6 16V, que sairá de cena, desenvolve praticamente a mesma potência (117 cv), mas perde bastante em torque para a novidade 180 TSI (16,5 kgfm, quase 2 kgfm a menos).
O motor é composto por cilindros e o volume de todos os cilindros somados equivale a cilindrada do motor do veículo: 1.0, 1.6 e 2.0 são abreviações que dizem respeito ao volume do motor.
São 878 unidades entre Gol e Parati, sendo 461 Gol e 417 Parati, antes do levantamento todo mundo achava q a Parati era bem mais rara, mas como podemos ver é praticamente meio a meio, agora vai uma bomba, muita gente especula que o GTI G3 só saiu para acabar com os estoques de motores e câmbios que sobraram do Bolinha, ...
Visão geral do modelo. O Gol CLI 1996 veio equipado com o famoso motor AP 1.6 de 8 válvulas a gasolina ou a álcool, que gera 76 cv de potência e 7,7 kgfm de torque, tornando esse carro ágil no trânsito urbano e nas rodovias.
O motor do Onix Plus 2025 foi projetado para entregar o melhor de dois mundos: altíssimo desempenho combinado com economia de combustível. Além do motor turbo de 116 CV e 16,8 kgfm de torque, você conta com transmissão automática de 6 velocidades e direção elétrica progressiva.
Por outro lado, tem acendimento automático dos faróis, piloto automático adaptativo e volante com as aletas para trocas de marchas. Na mecânica, o já conhecido motor 1.0 turbo com 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 6 marchas.