No idioma coreano, existem 2 tipos de 받침 (batchim): simples e composto. A principal diferença entre os dois tipos é a quantidade de letras que compõe o 받침 — quando houver apenas uma letra no 받침, ele vai ser simples, e quando houver mais de uma letra, vai ser um 받침 composto.
O alfabeto coreano, também conhecido como Hangul ou Hangeul na Coreia do Sul e Chosŏn'gŭl na Coreia do Norte, é composto por 24 letras básicas: 14 consoantes (ㄱ ㄴ ㄷ ㄹ ㅁ ㅂ ㅅ ㅇ ㅈ ㅊ ㅋ ㅌ ㅍ ㅎ) e 10 vogais (ㅏ ㅑ ㅓ ㅕ ㅗ ㅛ ㅜ ㅠ ㅡ ㅣ).
Para iniciar a sua jornada com o coreano, você precisa inicialmente aprender os 24 caracteres básicos do alfabeto da língua, chamado também de hangeul.
Esse grupo no caso é composto por apenas exceções, e como podem ver são todos compostos por ㄹ+outra consoante. Diferente do grupo anterior, a consoante que vai ser lida nesses casos quando a sílaba for lida isoladamente será a segunda consoante e não o ㄹ, que é a primeira no caso.
Aprenda batchim de uma vez por todas | Tudo que você precisa saber sobre o batchim | Aula 9
Quais são os batchim compostos?
받침 (batchim) composto
As consoantes compostas são diferentes das consoantes duplas ou tensas, que são elas: ㄲ, ㄸ, ㅃ, ㅆ, ㅉ. Além disso, entre as consoantes duplas, apenas ㄲ e ㅆ são utilizadas como 받침 simples.
O duplo duplo ocorre quando o jogador termina a partida com 10 ou mais em dois fundamentos diferentes. Por exemplo: 10 ou mais pontos e 10 ou mais rebotes, ou em assistências.
O alfabeto coreano é parecido com o alfabeto latino, digo foneticamente, é claro; embora alguns fonemas não tenha a pronúncia praticamente igual. Contudo, alfabeto coreano NÃO existe os fonemas das letras F, L, V, W, Z.
Em coreano, estas se chamam "jamo", 자모. As sílabas coreanas são escritas de forma que caibam dentro de um quadrado. Isso ocorre porque, quando da invenção desse sistema de escrita, o coreano era escrito com caracteres chineses, os quais podem ser delimitados por um quadrado.
É o “Finger Heart”, que demonstra afeto, carinho ou amor entre pessoas. O hábito de manifestar o formato de um coração com os dedos viralizou a partir do ano passado (2015) em diversas redes sociais e outros meios de comunicação. Surgiu na Coreia do Sul e ficou muito comum entre os astros do K-Pop.
“K” e “G” usados para representar “ㄱ.” A verdade é que nenhuma dessas letras representam exatamente o som original das respectivas letras coreanas. O único jeito de saber exatamente como é o som de uma letra coreana é ouví-lo.
Pelo que sei, é escrito como 앨리스, a versão romanizada (na Romanização Revisada do Coreano) seria "Aelliseu" ou "Aellisŭ" (em McCune-Reischauner), mas todo coreano que vi simplesmente romaniza diretamente como Alice.
Ya (romanização do hiragana や ou katakana ヤ) é um dos kana japoneses que representam um mora. No sistema moderno da ordem alfabética japonesa (Gojūon), ele ocupa a 36. ª posição do alfabeto, entre Mo e Yu.
1. Árabe. E o topo desta lista ficou com esse idioma da família semítica, com mais de 310 milhões de falantes nativos que nem sempre se entendem. Pois é, o árabe tem tantos dialetos e subdialetos que, em alguns casos, é difícil até mesmo para quem usa a língua desde pequeno compreender alguém de outro país árabe.
Batchim são consoantes que aparecem no final de cada jamo, ou seja, aquelas que ficam sem par de vogal para formar um som "inteiro". A própria palavra "batchim" tem batchim, então vou usá-la como exemplo para mostrar como elas aparecem.
Clutch time: se refere aos cinco minutos finais (ou prorrogação) de uma partida com diferença de menos de cinco pontos entre as equipes. Um atleta é chamado de “clutch” quando costuma brilhar nesses momentos, os mais decisivos de um jogo.
Mas afinal, o que é isso? Um atleta faz um triplo-duplo quando termina o jogo com ao menos dez execuções em três das cinco principais estatísticas (pontos, assistências, rebotes, tocos e roubos de bola), ou seja, três fundamentos com dígitos duplos.