Quantos anos uma pessoa pode ficar com aparelho nos dentes?
Existem inúmeros fatores a serem considerados e usar amigos e conhecidos como parâmetro não é a melhor opção. No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses.
Olá. Esse tempo de seis anos é muito tempo para se usar um aparelho ortodôntico, precisa avaliar o motivo desse tempo, pois não é normal isso. Eventualmente o uso prolongado e o excesso de forças de movimentação sobre os dentes pode provocar sequelas sim, dentre elas a reabsorção das raizes.
O tempo de duração do tratamento com aparelho nos dentes vai variar de acordo com a situação específica. Geralmente, o período dura entre 18 e 24 meses, mas também pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Diversos fatores vão influenciar nesse tempo de duração.
Não é comum. Um caso bem planejado e bem executado (isso depende da colaboração do paciente também), geralmente não dura todo esse tempo, pois existem riscos.
Se você usa aparelho ortodôntico há vários anos e ainda não há previsão para se livrar dele, fique atento. Segundo os especialistas, o tempo necessário para corrigir os dentes varia de um até no máximo três anos.
E se eu tirar o aparelho ortodôntico antes do tempo?
É normal ficar 5 anos de aparelho?
Como cada caso apresenta diferentes necessidades, e que não é incomum que alguns pacientes tenham que estender o tratamento por até cinco anos, por exemplo.
O que pode acontecer se usar aparelho por muito tempo?
Como dito, o aparelho ortodôntico oferece maior risco ao surgimento de problemas que afetam a saúde bucal, como inflamações, acúmulo de bactérias, tártaro, cáries e gengivite, que ocorrem, principalmente, devido à má higienização da boca.
🦷 O uso do aparelho pode trazer pequenas mudanças ao rosto, mas, em geral, nada que altere seu formato de maneira significativa. Essas mudanças ocorrem porque, ao alinhar os dentes, o aparelho pode afetar levemente áreas como o contorno dos lábios e do queixo, sempre de forma discreta.
O que acontece se ficar muito tempo sem fazer a manutenção do aparelho?
Quem abandona a manutenção do aparelho e deixa de lado o tratamento ortodôntico, ainda tem chance de ganhar cáries que não estavam previstas. No caso de dentes tortos, por exemplo, a limpeza pode ser mais difícil, principalmente para quem não tem o hábito de usar o fio dental.
Isso ocorre normalmente a partir dos 11 anos. Isso é recomendado porque nessa idade a raiz do dente já suporta a pressão da correção e ao mesmo tempo, ainda está em formação óssea, o que contribui para o sucesso do tratamento.
Se você tem pele clara, cores frias como azul claro e prata são boas opções. Já para peles mais escuras, cores quentes e metálicas, como dourado e rosé, podem criar um efeito bonito e harmonioso.
Em média, tratamentos ortodônticos podem durar de 12 a 36 meses, mas essa faixa pode se estender dependendo das necessidades individuais de cada paciente. Um dos principais fatores que afetam a duração do tratamento é a complexidade do caso.
Por que pode ocorrer perda de dentes em decorrência do tratamento ortodôntico mal conduzido? A força do aparelho ortodôntico exercida de forma errada sobre os dentes pode causar a reabsorção da raiz dentária e perda óssea. Portanto, a falta de sustentação óssea dos dentes leva a sua perda.
Quais são os riscos de abandonar o tratamento ortodôntico?
Abandonar um tratamento ortodôntico pode ocasionar perda óssea e a reabsorção das raízes. Elas são decorrentes das forças inadequadas que são promovidas pelo aparelho não controlado ou danificado.
Sendo assim… quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar à posição com as quais estavam mais familiarizados (ou seja, a posição antiga). Isso significa que, depois de usar aparelho, os cuidados para evitar que os dentes retornem à sua posição inicial são obrigatórios.
Aparelho ortodôntico muda o formato do rosto? O que é possível mudar ? Normalmente, em adultos, a ortodontia muda as posições dentárias, que podem ter alguma influência nos tecidos moles, em sua aparência. Entretanto, mudanças maiores, se forem necessárias, deverão ser avaliadas em caso de cirurgia ortognática.
O tempo de tratamento varia muito de caso para caso, já que alguns podem ser bem mais complexos. Em média, o uso do aparelho móvel ortopédico varia entre 6 a 18 meses. Mas, como dissemos, pode ser que a criança tenha que usar também o aparelho fixo quando realizar a troca de dentição.
Em média, o uso do aparelho fixo dura entre 1 a 3 anos, mas alguns casos mais simples podem ser resolvidos em menos tempo, enquanto outros podem exigir um período maior de correção.