O xá aquemênida, que foi o equivalente a um imperador na Antiguidade, é chamado de Assuero na Bíblia Cristã. Trata-se da versão em hebraico do mesmo topônimo. O rei é citado não apenas no livro de Ester, mas também assume os nomes de Artaxerxes ou Midraxe a depender da tradução do Livro Sagrado para os cristãos.
Xerxes, é o nome persa e histórico de Assuero, um nome judeu que ele ganhou entre os judeus, por ter sido um rei que os favoreceu em sua época por causa de sua rainha, Ester.
É identificado tradicionalmente como Xerxes I ou Artaxerxes I, como no Midraxe de Ester Rabá, I, 3. Tal nome é usado, então, nas seguintes circunstâncias: Nome de rei persa no Livro de Ester.
Escrito de 2,5 mil anos com nome de Dario I é encontrado em Israel. Um alpinista do sul de Israel encontrou por acaso uma rara inscrição de 2.500 anos com o nome do rei persa Dario I, o qual acredita-se ser o pai de rei Assuero. O achado foi anunciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel nesta quarta-feira, 1.
Ciro, o Jovem (ca. 424 a.C. — 401 a.C.), filho de Dario II (Dārayavahuš) e Parisátide, filha de Artaxerxes I, foi um príncipe e general persa. A data do seu nascimento é desconhecida, mas sabe-se que morreu em 401 a.C. A história de Ciro e da retirada dos gregos é citada por Xenofonte na sua obra Anábase.
Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino. Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus. Ela expôs a traição de Hamã e salvou os judeus de seus inimigos.
O nome da Rainha antes de Ester não era Vastir ,pois aprendi de de criança que era Vastir ? Aldira Mauro Vargas sim, Vasti e Améstris são mesma pessoa. Améstris é o nome persa.
Ciro, o Grande, é filho de Cambises, um nobre persa, e Mandane, filha de Astíages, rei da Média. Segundo a lenda, que lembra muito a lenda grega do rei Édipo, Astíages havia sonhado que seu neto se tornaria o governante de toda a Ásia, por isso, tentou matá-lo quando ele ainda era um bebê.
De acordo com a novela “A Rainha da Pérsia”, exibida pela Record TV, o rei Xerxes é assassinado por seu próprio filho, Dário, que ambiciona tomar o trono persa.
De acordo com a tradição judaico-cristã, Ester teria morrido de causas naturais já de idade avançada. Ela teria sido enterrada em uma região que hoje faz parte do Irã, no sudoeste da Ásia.
“Xerxes é o nome persa e histórico de Assuero, um nome judeu que ele ganhou entre os judeus, por ter sido um rei que os favoreceu em sua época por causa de sua rainha, Ester.
De acordo com a Bíblia, foi ele que tomou o Império Neobabilônico, após assassinar Belsazar. Ele é chamado de filho de Assuero. Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa. Ele organizou a Babilônia em 120 satrapias, e colocou, sobre estes sátrapas, três presidentes, um dos quais era o profeta Daniel.
Artaxerxes I Longímano (em persa antigo: Artaxšaça) (497 a.C. — 427 a.C.) foi um rei do aquemênida, filho de Xerxes I e Améstris. Após o assassinato de Xerxes I em 465 a.C., ele assumiu o trono persa, onde permaneceria até 424 a.C., sendo sucedido por seu filho Xerxes II.
“Ela ganhou o nome hebraico de Vasti e tudo que a Bíblia diz a seu respeito é que ela não aceitou a ordem do marido, o rei Assuero (nome hebraico para Xerxes) que queria expor sua beleza aos seus convidados de honra”, escreveu.
Vasti (em persa: واشتی, em hebraico: ושתי, em grego koiné: ᾿Αστίν) foi uma rainha da Pérsia e a primeira esposa do rei persa Assuero no Livro de Ester, um livro incluído na Bíblia Hebraica.
Ester (em hebraico : אסתר), também conhecida como Hadassa bat Avihail, é a heroína homônima do Livro de Ester, incluído na Bíblia Hebraica. Ela foi esposa do rei persa Assuero (identificado como Xerxes I). Queen Esther, por Edwin Long de 1878.
A Bíblia não diz qual foi o fim do rei Xerxes, mas historicamente é sabido que o general Artabano o eliminou. Infelizmente na própria Bíblia vemos que o rei, também chamado de "Assuero", viveu cercado por pessoas que desejavam seu fim.
Segundo estudiosos, os livros de Esdras e Nemias formavam um só livro , mais tarde separados em 1° e 2° Esdras. Depois, o segundo recebeu o nome de Neemias. Com o passar do tempo, foram aparecendo de forma individual, separados, na Bíblia Sagrada, e relatam acontecimentos entre 538 e 400a.
Ciro, o Grande foi um estadista e conquistador que expandiu seu império, conquistando enormes porções de território no Antigo Oriente Próximo, no Sudoeste Asiático e na Ásia Central.