Quantos anos Jesus tinha quando recebeu a visita dos magos?
🎯 Conclusão: Jesus pode ter tido cerca de 2 anos! Os detalhes bíblicos apontam para a possibilidade de que Jesus já tinha entre 1 e 2 anos quando recebeu os presentes.
Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz1.
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, é celebrado no dia 06 de janeiro, recordando a jornada dos magos do Oriente que, seguindo a estrela, foram até Belém para visitar o Menino Jesus.
Ouro, Incenso, Mirra. Os Magos visitam o REI (Mt 2.1-12) | Rev. Alan Kleber | O Evangelho do Rei #03
Quanto tempo durou a viagem dos Três reis magos?
📖 Evidência 3: Tempo da jornada dos magos. Os magos vieram do Oriente (possivelmente da Pérsia ou Babilônia), uma viagem longa que podia levar meses. Considerando o tempo para se prepararem, viajarem e chegarem a Belém, isso também reforça que Jesus não era mais um recém-nascido.
Um mosaico dos Magos na igreja de Sant'Apollinare Nuovo. Os Reis Magos são figuras que fazem parte da crença católica e se tornaram relevantes durante o nascimento de Jesus, de acordo com o que é contado pela bíblia cristã.
Um mosaico bizantino da cidade de Ravena, na Itália, representando os Reis Magos visitando o menino Jesus Cristo após seu nascimento em Belém. No cânone religioso do cristianismo, os três reis magos eram visitantes vindos do Oriente que, guiados por uma estrela, chegaram à cidade de Belém, na Judeia.
Mas os presentes dos reis possuem um sentido moral. O mesmo são Gregório nos diz que o ouro significa a sabedoria (cf. Pr 21,20), o incenso retrata as nossas orações, que sobem ao céu como fumaça perfumada (cf. Sl 140,2), e por fim a mirra nos fala da mortificação da carne, que goteja das mãos como mirra (cf.
O mais fascinante tesouro da catedral de Colônia é a arca com os restos mortais dos Três Reis Magos. Eles foram trazidos de Milão para Colônia no século 12, como presente do imperador alemão Frederico Barbarossa para seu chanceler, Rainald von Dassel, arcebispo de Colônia.
No quadro de descrição dos santos no o período trabalhado por Karasch, vemos novamente o Rei Mago negro sendo descrito como: “São Baltasar Rei do Congo, um dos Três Reis Magos; imagem no altar principal da Lampadosa.” (KARASCH, 2000: 360).
A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã.
A primeira e única vez que os Reis Magos (Gaspar, Baltazar e Melchior) aparecem na Bíblia é no Evangelho segundo Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento, no segundo capítulo da história descrita por este apóstolo.
Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.
Johnson, diz que a Sagrada Família permaneceu no Egito por cerca de quatro anos, segundo a tradição, e que em sua viagem “percorreram mais de 2 mil quilômetros”.
Raros e preciosos, o incenso (ou Olibanum) e a Mirra foram os primeiros presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus. Usado desde tempos imemoriais, o incenso de resina é utilizado para purificar e elevar as preces e orações aos céus "Per Fumum" (do latim: pela fumaça).
Guiados pela Estrela de Belém, Melchior, Gaspar e Baltazar, levaram consigo presentes de ouro, incenso e mirra, que simbolizam a realeza, a divindade e a humanidade de Jesus. Eles se prostraram diante de Jesus e lhe ofereceram os seus presentes, reconhecendo a sua grandeza e a sua glória.
De onde vem, então, a ideia de que Cristo morreu aos 33? Os evangelhos nunca afirmam tal coisa, mas Lucas, no capítulo 3, conta que "quando Jesus começou o seu ministério, tinha cerca de 30 anos".
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra.
Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto. O batismo de Jesus, ao contrário do nosso, não era um momento de adesão ao projeto de Deus, afinal ele era o próprio Deus encarnado. O Batismo de Jesus foi o momento de revelação de Jesus como o enviado de Deus para a redenção da humanidade.
Por que o ouro, o incenso e a mirra são usados nos reis magos?
Alguns têm escrito que o ouro simboliza a fé, o incenso simboliza a santidade e a mirra simboliza a paixão. Para outros, os três dons coincidem com as três virtudes teologais: ouro é caridade, fé no incenso, livre arbítrio mirra.
Vou-lhes contar a história do quarto rei mago que também viu a estrela e resolveu segui-la e do seu grande desejo de adorar o Rei Menino e lhe oferecer as suas prendas. Ele morava nas montanhas da Pérsia e o seu nome era Artaban.
A Bíblia não diz quantos magos procuraram por Jesus, nem que eles eram reis. O Evangelho de Mateus relata: "eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo."