Para pedras menores, de cerca de 5 mm, a expulsão pode acontecer naturalmente em um período de 8 a 14 dias, em média. No entanto, essa estimativa pode se estender para até um mês, dependendo da localização exata da pedra no sistema urinário.
Nos casos graves, quando o paciente deixa de realizar o tratamento de forma adequada, alguns cálculos chegam a entupir os rins, causando a perda irreversível da função renal.
Alguns urologistas acreditam que um cálculo pode permanecer no ureter por vários dias, ou semanas, antes de causar danos. Outros médicos, no entanto, acreditam que as pedras podem causar danos logo após o seu primeiro contato com o ureter.
Uma obstrução pode ocorrer de forma brusca ou evoluir lentamente durante dias, semanas, ou mesmo durante meses. Uma obstrução completa ou apenas parcial pode causar a obstrução de parte do trato urinário.
Dificuldade para Urinar: À medida que uma pedra se move pelo ureter, ela pode obstruir parcial ou completamente o fluxo de urina, causando dificuldade em urinar ou micção dolorosa.
Pedra no Canal: Quanto Tempo Podemos Esperar para Sair?
Quanto tempo leva para uma pedra sair do ureter?
Quanto tempo demora para pedra no rim descer? O tempo que uma pedra no rim leva para descer pode variar bastante. Para pedras menores, de cerca de 5 mm, a expulsão pode acontecer naturalmente em um período de 8 a 14 dias, em média.
Certos medicamentos podem ajudar a expelir pedras nos rins mais rapidamente. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem aliviar a dor, enquanto os bloqueadores alfa podem relaxar os músculos do ureter, facilitando a passagem das pedras.
Quais são os sintomas de um cálculo obstruindo o ureter?
Por outro lado, quando o cálculo sai do rim e obstrui o canal urinário (ureter), ocorre a famosa cólica renal, um quadro de dor lombar intensa, de início súbito, com irradiação para a região lateral do abdome e frequentemente para a região genital. A dor pode ser tão forte que chega a causar náuseas e vômitos.
Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.
O procedimento é simples e consiste na retirada mecânica da pedra ou em uma litotripsia, a laser, realizada in loco. O paciente costuma ter alta no dia seguinte e vai para casa com um cateter no ureter ( canal que liga o rim a bexiga), que permanece com ele por cerca de 20 dias.
Atualmente, a medicina oferece diferentes procedimentos para quebrar pedras nos rins, combatendo de forma eficaz os sintomas do quadro. Entre eles, merece destaque a Litotripsia por Ondas de Choque: o tratamento é realizado sem necessidade de internação, geralmente apenas com analgesia ou sedação leve.
Embora pequenas, essas pedras podem causar dor intensa e desconforto. Por esse motivo, sempre que for diagnosticada, esta condição deve ser tratada, pois como todo problema de saúde que não é curado, pode evoluir e gerar complicações.
É possível eliminar pedra nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias. Afinal, se o paciente tem cálculos formados de ácido úrico, eles podem ser eliminados por meio de uma alimentação adequada e uso de medicações, como o alopurinol, que tem a função de diluir as pedras já existentes.
O cloridrato de tansulosina reduz a tensão da musculatura da próstata e da uretra (canal de saída da urina) e deste modo facilita a eliminação da urina. O tempo médio estimado para início de ação é entre 4 e 8 horas.
O alopurinol é principal remédio que pode ser indicado pelo médico para ajudar a dissolver as pedras nos rins formadas por ácido úrico, ajudando na sua eliminação, além de prevenir a formação de novas pedras nos rins de ácido úrico.
A resposta é sim, o fármaco também serve para tratar a cólica renal de modo não cirúrgico. Homens e mulheres que tiveram cálculos renais que desceram pelo canal e obstruíram a passagem da urina podem se beneficiar dos efeitos de relaxamento da musculatura da bexiga e do trato urinário.
E quanto tempo demora para expelir pedra no rim? Os cálculos renais de até aproximadamente 3mm têm chances de cerca de 90% de serem eliminadas espontaneamente sem a necessidade de tratamento específico, principalmente se localizados na parte final do ureter. A pedra demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelida.
Assim causando a obstrução da drenagem de urina, que se acumula, causando dilatação do ureter e do rim. Essa dilatação é a responsável pela dor intensa (cólica renal) e é uma das dores mais fortes que uma pessoa pode sentir. Além disso, as Pedras nos Rins aumentam o risco de Infecção Urinária.
Se o problema não for tratado logo no início, os cálculos renais podem migrar para o ureter causando complicações, como: Dilatação das vias urinárias. Infecções no trato urinário (o que pode provocar choque séptico e levar o paciente ao óbito) Infecção generalizada através do sangue.
Para saber se a pedra saiu do rim, normalmente é indicado um exame de imagem, como o ultrassom ou tomografia computadorizada. Os sintomas também podem mudar um pouco na medida em que a pedra é expelida e, depois que isso acontece, não retornam.
Cálculos impactam mais frequentemente em um dos três locais de estreitamento, a junção pielo-ureteral, o cruzamento com os vasos ilíacos e a junção ureterovesical.