Além disso, o número com três dígitos indica a potência do motor. Assim, o seis-cilindros do Volvo VM 290 gera 290 cv. Essa sequência de números é utilizada pela marca sueca para todos os seus modelos de caminhões. Ou seja, o FH 540, por exemplo, tem motor de 540 cv.
O Volvo Fh 540 At 6×4 12.8 2p é um caminhão extrapesado que foi projetado para atender às demandas mais exigentes do transporte rodoviário. Ele conta com um motor de 540 cv de potência e um torque de 2650 Nm, que garante uma excelente performance em qualquer situação.
Eram caminhões que se destacavam pela cabine semiavançada e que oferecia mais conforto em relação a outros modelos da época. Entre os diferenciais estavam o sistema de suspensão, o espaço interno e o isolamento completo entre a cabine e o compartimento do motor.
O que significam os números no nome de um caminhão?
O “sobrenome” dos caminhões é formado por quatro números, em que os dois primeiros identificam o Peso Bruto Total (PBT) e os dois últimos referem-se à potência do motor. Exemplo: um Atego 2433 possui 24 toneladas de PBT e vem com seis cilindros de 330 cv. Saiba mais no site Estradão.
DAF XF 530 X VOLVO FH 540 | QUAL CAMINHÃO É MELHOR?
O que significa caminhão 6x4?
O que é caminhão 6×4? Já que um caminhão 6×4 é aquele que tem seis rodas ao todo, sendo quatro delas motrizes. Esse tipo de configuração é mais comum em veículos pesados, que precisam de mais tração para transportar cargas maiores ou enfrentar terrenos acidentados ou com baixa aderência.
No lançamento, em 2006, o Constellation era oferecido na versão 24.250. Os dois primeiros números indicam que se trata de um caminhão rígido com peso bruto total (PBT) de 24 toneladas. O 250 era um arredondamento dos 247 cv de potência do motor.
O motor Scania 124 é projetado para equipar os caminhões Scania das seguintes configurações: Scania 360: Ideal para operações médias e longas, com desempenho consistente e economia de combustível. Scania 400: Perfeito para transporte de cargas pesadas, oferecendo potência e eficiência para rotas mais exigentes.
O modelo 1313 (para 13 toneladas de PBT), embora mecanicamente idêntico ao 1113, apresentava área de sapatas de freio maiores, roda com 10 parafusos e um molejo traseiro reforçado e longo.
O nome “1620”, como tradicionalmente eram batizados os nomes dos modelos da Mercedes-Benz, faziam menção ao peso bruto total do modelo 4x2, que seriam 16 toneladas e, o número 20 representa os 203 cv de potência.
Sob a cabine do Volkswagen 24.250 fabricado em 2007 do caminhoneiro Luciano Felipe Patekoski Braga ainda funciona perfeitamente o motor Cummins ISB6 original de fábrica com 1,5 milhão de quilômetros percorridos.
O bitruck (8x2 ou 8x4) tem oito pontos de contato com o solo e quatro eixos, sendo dois dianteiros direcionais. Por ter quatro eixos, o bitruck tem uma capacidade maior de transporte e mais capacidade que o trucado e peso bruto total de 29 toneladas. São, por exemplo, caminhões graneleiros e caminhões-tanque.
E quando falamos de caminhões, essa palavra ganha um sentido especial: é sobre a capacidade de rodar longas distâncias com conforto e segurança – tudo o que nossos motoristas merecem. 💙
Tanto o FM quanto o FMX têm uma nova cabine, inspirada no FH. Elas ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior, com mais segurança.
Nos modelos 112 e 113 existe diferença na palheta do limpador do para-brisas, que no modelo 112 é parafusada, e no modelo 113 é apenas encaixada. O painel era reto, semelhante ao da série 2 e, após 1994, foi lançado o painel envolvente, semelhante ao painel da Série 4.
Entre os caminhões que fizeram história, está o Scania 111S, também conhecido como Jacaré. O apelido de Jacaré surgiu por causa do seu design exterior. A combinação das linhas da cabine lembram a cabeça desse animal. Além disso, o impacto ostensivo da presença do caminhão remetem ao espírito predador dos jacarés.
O 113 H é aquele caminhão que chamamos de "clássico dos clássicos" e com certeza é o sonho de consumo de muitos dos amantes de diesel. E a história do 113 H é tão marcante que, ainda hoje, é parte importante da história da logística e do crescimento do país.
Um caminhão rígido 8×2 tem capacidade total de carga líquida de 18,5 toneladas. Já o cavalo mecânico com dois eixos espaçados tem capacidade de carga líquida de 22,5 toneladas. A participação dos caminhões 8×2 ainda é pequena dentro dos semipesados de 17 a 30 toneladas.
Novidades e destaques do VW Constellation 24.280 Mt 6×2 6.9 2p. O VW Constellation 24.280 Mt 6×2 6.9 2p é equipado com um motor MAN D08 de seis cilindros, que entrega uma potência máxima de 277 cv e um torque máximo de 1.050 Nm.
Portanto, o número na lateral é apenas uma estimativa feita pelo fabricante do caminhão, que deve circular respeitando as normas vigentes no trânsito brasileiro para evitar multas e autuações.